Inspeção de carros elétricos e híbridos

Descobre tudo sobre a inspeção de carros elétricos e híbridos: prazos, verificações, cuidados essenciais e o que esperar.

Comprar um carro elétrico ou híbrido é, para muitos, uma escolha pensada: menos emissões, menor custo de utilização, mais alinhamento com o futuro. Mas à medida que estes veículos ganham espaço nas estradas, uma dúvida começa a surgir com mais frequência — como funciona a inspeção? Há regras diferentes? Os prazos mudam? O que é avaliado num sistema que nem motor tradicional tem?

A verdade é que a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) não ficou parada no tempo. Está a adaptar-se à nova realidade dos automóveis eletrificados, com critérios técnicos próprios, pontos de verificação específicos e exigências que muitos condutores ainda desconhecem.

Neste guia, reunimos tudo o que precisas de saber para garantir que o teu elétrico ou híbrido passa a inspeção sem surpresas — desde os cuidados prévios até às tendências que vão marcar o futuro deste processo.

O que é verificado na inspeção de um carro elétrico ou híbrido?

Embora a estrutura legal da inspeção não mude com o tipo de motorização, há elementos específicos nos carros elétricos e híbridos que são avaliados.

Bateria e sistema de alta voltagem

Num carro elétrico ou híbrido, a bateria e o sistema de alta voltagem estão no centro das atenções. Os inspetores avaliam o estado geral da bateria, procurando sinais de fuga, danos físicos ou corrosão. Também verificam se os cabos de alta tensão estão bem isolados e corretamente fixos, para garantir que não há risco de curto-circuito ou de acidentes por contacto elétrico.

Travagem regenerativa

A travagem regenerativa — que transforma energia cinética em elétrica para recarregar a bateria — é um dos elementos mais distintivos destes veículos. Durante a inspeção, é avaliada a resposta do sistema e se está a colaborar de forma eficaz com os travões convencionais. Qualquer falha neste ponto pode comprometer a segurança na condução.

Iluminação, direção, suspensão e pneus

Tal como nos veículos a combustão, são avaliadas as luzes do carro (mínimos, médios e máximos; travão; piscas, etc.), o alinhamento da direção, o estado da suspensão e a profundidade do piso dos pneus. Estes elementos mantêm-se críticos para a segurança e são analisados com o mesmo rigor, independentemente do tipo de motorização.

Ruído e emissões

Nos híbridos com motor a combustão, mesmo que parcial, a inspeção inclui a medição de emissões poluentes (CO, HC, opacidade dos gases) e a verificação do ruído emitido pelo motor térmico. No caso dos 100% elétricos, estes testes não se aplicam — afinal, não há tubo de escape nem emissões diretas.

O que muda na inspeção de carros elétricos e híbridos em 2025?

A Comissão Europeia quer dar um passo em frente na forma como avaliamos a segurança dos veículos — e isso vai mexer, e muito, com as inspeções de carros elétricos e híbridos a partir de 2025.

Até agora, estes modelos eram avaliados praticamente da mesma forma que os veículos a combustão. Mas a verdade é que têm características muito diferentes — e a inspeção vai finalmente começar a refletir isso.

Mais testes técnicos

A principal mudança está na introdução de testes mais técnicos. Muitos dos problemas que afetam os elétricos não são visíveis a olho nu. Por isso, vai passar a ser essencial aceder aos dados do carro através da interface eletrónica, para diagnosticar falhas que de outra forma passariam despercebidas — como a degradação interna da bateria ou falhas nos sistemas de isolamento elétrico.

Tecnologias de assistência

Outro ponto importante: os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) — como a travagem automática de emergência ou o assistente de faixa — vão passar a ser verificados. Isto significa avaliar sensores, câmaras e o próprio software que gere estas funcionalidades.

Leituras do veículo

A Comissão Europeia também quer reforçar o controlo sobre a leitura do odómetro, para combater fraudes na quilometragem. E há medidas para simplificar processos administrativos, como a digitalização dos certificados de inspeção e matrícula.

Quando é obrigatória a inspeção de um carro elétrico ou híbrido?

A obrigatoriedade da inspeção periódica aplica-se a todos os veículos com matrícula em território nacional, independentemente da sua motorização. Ou seja, carros elétricos e híbridos não escapam às regras previstas no Decreto-Lei n.º 144/2012. Ainda que a legislação não diferencie entre veículos a combustão, elétricos ou híbridos, existem especificidades técnicas que têm vindo a ser incorporadas nos procedimentos, dada a evolução tecnológica destas viaturas.

Quando deve ser feita a inspeção?

O calendário da primeira inspeção e das seguintes mantém-se igual ao dos veículos a combustão:

  • 1.ª inspeção: até ao 4.º aniversário da matrícula.
  • 2.ª em diante: de 2 em 2 anos até perfazer 8 anos de matrícula.
  • Após os 8 anos: inspeção anual obrigatória.

Os veículos híbridos plug-in e não plug-in seguem o mesmo calendário.

Mas atenção: se comprares um veículo usado importado, o prazo da inspeção pode ser diferente. Neste caso, deves contar a partir da data da primeira matrícula no país de origem.

Que documentos e verificações são obrigatórios?

Para fazer a inspeção de um carro elétrico ou híbrido, deves apresentar:

Cuidados antes de levar um elétrico ou híbrido à inspeção

Preparar um carro elétrico ou híbrido para a inspeção pode evitar dissabores e aumentar a probabilidade de passar à primeira.

Revê o nível de carga e sistemas ativos

Antes de seguir para a inspeção, convém garantir que o veículo tem carga suficiente para ligar todos os sistemas e circular com autonomia mínima. Levar o carro com a bateria quase vazia pode comprometer testes básicos ou impedir a verificação de componentes essenciais.

Ter a manutenção em dia

Ter a manutenção preventiva atualizada é meio caminho andado para passar na inspeção. Isso inclui verificar o estado dos travões, a pressão e desgaste dos pneus, as luzes, escovas limpa-para-brisas e até o funcionamento do travão de mão. Em carros elétricos e híbridos, a revisão também ajuda a antecipar eventuais falhas no sistema elétrico que possam ser detetadas na IPO.

Faz uma verificação simples

Algumas reprovações são evitáveis com atenção aos detalhes. Pneus gastos, luzes fundidas, matrícula ilegível ou falhas nos cintos de segurança continuam entre as causas mais comuns de chumbo. Mesmo em veículos mais modernos, são estes pormenores aparentemente banais que fazem a diferença entre sair com o selo… ou ter de regressar.

Diferenças entre manutenção e inspeção em veículos elétricos

Enquanto a inspeção é uma exigência legal periódica para verificar a segurança e conformidade do veículo, a manutenção é uma responsabilidade contínua que visa preservar o desempenho e prolongar a vida útil da viatura.

A menor complexidade dos motores elétricos — com menos componentes móveis e sem necessidade de óleo, correias ou velas — reduz bastante os custos de manutenção e de revisão automóvel ao longo do tempo. No entanto, surgem novas exigências, como a monitorização do software e atualizações de firmware. Estes elementos são hoje fundamentais para a segurança, eficiência e, nalguns casos, para manter as funcionalidades de assistência à condução ou otimizar o carregamento da bateria.

Em contrapartida, os carros híbridos exigem uma abordagem mista. Continuam a precisar de manutenções clássicas, relacionadas com o motor a combustão, mas adicionam exigências semelhantes às dos elétricos. Assim, a manutenção ganha um papel ainda mais central do que nos veículos tradicionais: não só ajuda a evitar falhas mecânicas, como também previne reprovações em futuras inspeções ao garantir que todos os sistemas estão operacionais e seguros.

Carmine, obrigatório inspecionar antes de comprar

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