Inspeção automóvel: preço e quando fazer?
É obrigatória e garante a segurança dos carros em circulação. Descobre tudo sobre a inspeção automóvel aqui.
A inspeção automóvel serve para identificar e corrigir potenciais falhas que possam comprometer a segurança do carro. É, por isso, obrigatória para todos os carros que completem 4 anos a contar da data da primeira matrícula. Tem de ser realizada de dois em dois anos e, a partir do oitavo ano, passa a ser anual (Decreto-Lei n.º 144/2012). Descobre abaixo o preço da inspeção automóvel e tudo o que precisas de saber.
Inspeção vs. revisão: qual a diferença?
Inspeção e revisão são procedimentos diferentes.
A realização da Inspeção Automóvel, ou Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), deve ser feita de forma regular e é obrigatória por lei para todos os veículos, independentemente da categoria. Durante a Inspeção, verifica-se se o carro reúne todas as condições para circular na estrada, uma forma de promover a segurança rodoviária e reduzir sinistralidades. Entre os vários pontos técnicos analisados estão a identificação do veículo e componentes de visibilidade (vidros, espelhos e retrovisores), assim como os sistemas de iluminação, rodagem e travagem. Só pode ser feita em locais acreditados.
Já na revisão do carro faz-se uma vistoria aos componentes mais importantes do carro, também para garantir que é seguro circular na estrada. É feito um diagnóstico para verificar se há falhas em alguma peça ou sistema. A lista é extensa, mas são avaliados componentes como óleo e filtro de óleo, disco dos travões, correia de distribuição, calibração e alinhamento dos pneus ou velas de ignição.
Relativamente à periodicidade, a revisão deve ser realizada conforme as indicações do fabricante, por tempo decorrido ou quilómetros percorridos. Pode ser feita em concessionários ou oficinas independentes.
Inspeção automóvel: quando fazer?
A inspeção automóvel deve ser feita num Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) aprovado pelo IMT até ao dia e mês do registo da matrícula (ou até 90 dias antes dessa data)
Os automóveis ligeiros de passageiros devem realizar a primeira inspeção quatro anos após a data da primeira matrícula. Após esse período, a frequência passa a ser de 2 em 2 anos, até perfazerem oito anos. Depois, passa a anual.
Os automóveis pesados de passageiros e de mercadorias, bem reboques e semirreboques com peso bruto superior a 3500 Kg, com exceção dos reboques agrícolas devem fazer a inspeção um ano após a data da primeira matrícula e, depois, anualmente, até perfazerem sete anos. No 8.º ano e seguintes, a frequência passa a semestral. O mesmo acontece com automóveis ligeiros licenciados para transporte público de passageiros, ambulâncias e ainda automóveis utilizados no transporte escolar e automóveis ligeiros licenciados para instrução.
Por fim, os automóveis ligeiros de mercadorias devem realizar a primeira inspeção dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente. Se tens dúvidas relativamente à data da próxima inspeção do teu carro, podes simular aqui.
Regras de inspeção automóvel
Durante a inspeção automóvel são feitos vários exames de diagnóstico para avaliar a saúde do veículo. Durante a inspeção, são analisados vários aspetos:
- Identificação do veículo: matrícula, número do motor e do chassis, e conformidade com o Código da Estrada;
- Visibilidade: campo de visão (espelhos e retrovisor) e estado dos vidros.
- Iluminação: máximos, médios, luzes de presença, de nevoeiro, da matrícula, piscas e refletores.
- Sistema elétrico: funcionamento do painel, velocímetro e nível de combustível.
- Sistema de rodagem: alinhamento e direção, dimensão das rodas e estado do eixo, pneus e suspensão.
- Quadro: tubos de escape, depósito de combustível, portas, fechos, bancos, para-choques, etc..
- Sistema de travagem: estado mecânico e eficiência dos travões e do travão de mão.
- Outros equipamentos: assentos, cintos, buzina, colete refletor, triângulo de sinalização, entre outros.
- Emissões: emissões de CO₂ e deteção de possíveis fugas de óleo e líquido de refrigeração.
No caso de chumbar, terás de marcar uma reinspecção. Para saberes qual o CITV mais próximo da tua zona, podes consultar o site do IMT.
Qual o preço da inspeção automóvel?
À semelhança do valor das portagens, os preços da inspeção automóvel também sofreram um aumento em 2024, e encontram-se fixados nos seguintes valores:
TIPO DE INSPEÇÃO AUTOMÓVEL | VALOR (€) |
1. Inspeções periódicas obrigatórias | |
Veículos ligeiros | 35,89 |
Veículos pesados | 53,73 |
Motociclos, triciclos e quadriciclos | 18,08 |
Reboques e semirreboques | 35,89 |
Reinspeção | 8,99 |
2. Inspeções para atribuição ou reposição de matrícula | |
Veículos ligeiros, pesados, reboque e semirreboques | 89,59 |
Motociclos, triciclos e quadriciclos | 44,81 |
Reinspeção | Metade da tarifa aplicável |
3. Inspeções determinadas pelo IMT | 41,66 |
4. Emissão de segunda vida do certificado de inspeção | 3,37 |
O preço da inspeção automóvel é o mesmo em todo o país?
Numa palavra, sim. O preço não varia de acordo com a localização geográfica do centro de inspeção. A tarifa é definida a nível nacional e é a mesma para todos os centros de inspeção do país. Isto significa que, independentemente do centro onde realizares a inspeção automóvel em Portugal, o valor cobrado será o mesmo.
No entanto, o preço depende da categoria de veículo e do tipo de inspeção. A inspeção periódica obrigatória (IPO) é a mais comum, mas existem outros tipos de inspeções com preços diferentes. São exemplos as inspeções para atribuição ou reposição de matrícula, inspeções extraordinárias, inspeções determinadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ou emissão de segunda via do certificado de inspeção.
Como se paga a inspeção automóvel?
A inspeção automóvel é paga diretamente no centro de inspeção. Ao levares o carro, deves fornecer os documentos solicitados (geralmente, o Documento Único Automóvel e o certificado da última inspeção, exceto quando é a primeira) e fazer logo o pagamento. Depois, terás de aguardar que a inspeção seja realizada (normalmente, não demora mais do que 10 a 15 minutos) e é-te comunicado o resultado.
Fazer inspeção automóvel fora do prazo: qual o preço?
Circular com um carro sem a inspeção automóvel em dia pode levar a coimas dos 250 aos 1.250 euros, sendo que a multa aumenta no caso de viajares com passageiros e/ou mercadorias. Além disso, se tiveres feito a inspeção, mas não tiveres contigo o certificado de inspeção, estás sujeito a uma multa de 60 euros.
Por isso, não facilites e não esperes pelo fim do prazo para levar o carro à inspeção. Podes fazê-lo 90 dias antes da data da matrícula. Pesquisa o centro de inspeções mais próximo de ti e garante que tens tudo em dia.
Carmine.pt, o teu portal de carros usados
Se ainda não tens carro ou estás a pensar em trocar o teu carro atual, entra em Carmine.pt e descobre mais de 22 mil ofertas de carros usados que procuram um novo dono. Faz a tua pesquisa e utiliza os filtros de acordo com as tuas necessidades e preferências. Desde carros a combustível a carros elétricos, passando por citadinos, familiares ou desportivos, encontra o que condiz contigo.