Importar carro: será que compensa?
Portugal é um dos países da UE onde se paga mais por um automóvel. Mas será que mesmo vale a pena importar carro?
O número de carros importados em Portugal não para de aumentar. A escassez de opções no mercado nacional e os preços elevados levam muitos consumidores a considerar a importação de carros de outros mercados, tendência que já corresponde a quase metade das vendas de ligeiros de passageiros. Perante este cenário, fizemos as contas para confirmar se o processo de importar carro e os custos envolvidos compensam.
Importar carro: porque é tão popular?
Os carros usados importados têm cada vez mais peso no mercado português. A principal razão reside na falta de unidades novas, e no preço inferior que se pratica lá fora, mas estes não são os únicos fatores.
Preço
Na maioria dos países europeus, a carga fiscal é menor quando comparada com Portugal. Isto significa que os veículos são mais baratos, ou que podes encontrar um modelo superior pelo mesmo preço. A diferença de valor, em regra, compensa os custos associados ao processo.
Maior oferta
É possível encontrar, noutros países, veículos que não estão disponíveis para entrega imediata em Portugal, pelo que importar carro pode abrir caminho a outros modelos ou motorizações que não existem no mercado nacional.
Benefícios fiscais
Também o Estado contribui para a importação de carros usados, na medida em que oferece alguns benefícios fiscais, como a redução do Imposto Sobre Veículos (ISV) e a isenção de IVA aplicado a carros com mais de 6 meses. Tudo depende da idade do veículo e a quantidade de emissões poluentes. No entanto, aplicam-se custos de matriculação que não existiriam na compra de um carro usado em Portugal.
Importar carro, passo a passo
A decisão de importar carro implica algumas questões legais que é importante conhecer para que o processo decorra sem surpresas indesejadas. Toma nota destes passos para te orientar na burocracia.
1. Escolhe o carro e o país
Em primeiro lugar, toma tempo para fazer pesquisa. Escolhe o modelo e a motorização do carro, bem como todas as especificidades e os extras que pretendes.
De seguida, faz uma procura exaustiva. Procura concessionários online que tenham boa reputação e que sejam seguros. Quando encontrares o veículo certo, tenta obter o máximo de informações: o estado, a idade, a quilometragem, o número de sinistros anteriores e quantos proprietários teve. Muitas destas informações podem ser consultadas no “Cartão do cidadão” do automóvel, de forma gratuita e online. Para isso, basta aceder a sites como o VIN-Info e introduzir o número VIN do carro, para ficar a conhecer o histórico do veículo.
2. Soma todos os custos
Para saber o valor total a pagar, há que somar todos os custos: ao preço do carro, soma-se o transporte para Portugal, a taxa de legalização (explicada mais à frente), os seguros e a viagem para testar o automóvel. Se ainda assim compensar por uma boa margem face ao custo do automóvel novo ou usado em Portugal, entra em contacto direto com o vendedor. Planeia a tua viagem ao país em questão para poderes avaliar diretamente o carro.
3. Planeia o transporte do carro importado para Portugal
Caso o carro passe na triagem, o próximo passo é planear como o trazer para Portugal, o que vai envolver custos. Podes trazê-lo por tua própria conta, a conduzir, mas para isso é necessário pedir uma matrícula provisória e acionar o seguro temporário.
A escolha mais comum, apesar de mais cara, é recorrer a empresas para tratar do transporte. Desta forma, tens a garantia de que todo o processo corre da melhor forma, sem surpresas. Assim, entra em contacto com algumas empresas de transporte, reúne orçamentos e avalia o mais adequado para trazeres o teu carro, com toda a segurança.
4. Concretiza a compra
Depois de teres testado o carro, acordado preço com o vendedor, é hora de concretizar a compra. Nesta fase, deves celebrar um contrato de venda sobre o veículo acabado de adquirir, que ateste a identidade do vendedor e do comprador. De seguida, o ex-proprietário deve dirigir-se à entidade equivalente ao IMT no seu país para autorizar o seu carro para exportação. Feito isto, já podes trazer o carro para Portugal.
5. Legaliza o carro
Quando o carro chegar a Portugal, é hora de o legalizar, o que envolve alguns impostos e burocracias. O processo pode ser moroso, mas, se chegaste até aqui, certamente estarás a poupar uma quantia significativa, considerando o automóvel que adquirires. Simplificamos de seguida os passos.
- Confirma se trazes todos os documentos necessários: a declaração de venda, o Documento Único Automóvel e o Certificado de Conformidade Europeu (COC).
- É obrigatório fazer uma inspeção do tipo B assim que o carro chegue a Portugal, para confirmar as boas condições de funcionamento do automóvel para circular nas estradas nacionais. Esta inspeção tem o custo de 76,25 euros.
- Dirige-te ao Instituto de Mobilidade e Transporte (IMT) para homologar o Certificado Europeu.
- Desloca-te a uma alfândega com a documentação atrás referida, e pede a Declaração Aduaneira de Veículos
- De seguida, deves matricular o automóvel e pagar o ISV, cujo valor pode variar entre 45 e 205 euros. Se o carro importado for a gasóleo, há que somar uma taxa fixa de 500€.
- Subscreve um seguro automóvel, logo que tenhas a nova matrícula.
- Regressa ao Instituto de Mobilidade e Transporte (IMT) para entregar a declaração que pediste na alfândega e solicitar o Documento Único Automóvel.
- De seguida, deves registar o carro em teu nome, ou seja, mudar o titular no livrete do carro. Este procedimento tem o custo de 55 euros.
- O processo termina com o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).
Quanto custa importar um carro?
Somado tudo isto, quanto custa afinal importar um carro? A resposta depende de cada caso, por isso, vamos a contas com um exemplo concreto. Imagina que decides importar um carro de 1.499 cc, a gasóleo, com emissões de CO2 de 100 g/km, com entre 6 meses e 1 ano a partir da Alemanha (o facto de ser dentro da UE, naturalmente, importa).
O valor de ISV a pagar será de 3.660 euros, aproximadamente. A isto, soma-se a viagem à Alemanha para experimentar e trazer o veículo. Claro que tudo depende dos voos, combustível, portagens e alojamento, mas, para efeito deste exemplo, consideremos 900 euros para duas pessoas. Depois, há ainda que efetuar o processo de legalização na Alemanha, cujas despesas ficam a cargo do comprador, e que incluem seguro, matrícula para exportação, chapas de matrícula na Alemanha e o equivalente ao IUC alemão. Em média, acrescem 150 euros.
Depois, faltam os custos de legalização em Portugal, que incluem todos os certificados referidos acima: Inspeção para atribuição de matrícula, Documento Único Automóvel, e Certificado de Conformidade. O custo desta parcela poderá chegar aos 200 euros. Tudo somado, o total chega facilmente aos 5 mil euros.
Veredito: importar ou não importar?
É fazer as contas. Importar carro compensa se aquilo que poupares na compra for superior ao valor que terás para o transportar e legalizar (somando os impostos, a viagem e os documentos). Naturalmente, os valores variam de carro para carro. Por norma, compensa mais no caso de carros de gama alta.
Assim, toma algum tempo para fazer todas as contas, e verifica se, no teu caso, compensa importar carro. Se sim, avança com o processo. Caso contrário, explora os candidatos ao teu novo carro em terras lusitanas.