Luzes do carro: o que significam e o que fazer
Acendeu-se uma luz no carro e não sabes o que fazer? Fica a conhecer o significado das luzes do carro e o que fazer em cada situação.
Levar o carro ao mecânico ou seguir viagem? A primeira coisa a fazer quando surge uma luz desconhecida é manter a calma. Em regra, como os semáforos, as luzes vermelhas são mais graves, ao passo que as luzes amarelas não exigirão a imobilização imediata do veículo. Cores azuis, verdes ou brancas são apenas informativas. Descobre de seguida o que significam as luzes do carro e como agir.
1. Pressão ou nível do óleo
Esta é uma das luzes do carro que podemos ver sempre que os níveis do óleo estão abaixo do normal ou quando há uma redução na pressão. Neste caso, o motor deixa de ser lubrificado, o que pode originar situações graves. Deves parar, esperar que o carro arrefeça, levantar o capot e confirmar o nível do óleo. Se necessário, acrescenta até ao nível indicado no recipiente. Nesta altura, a luz deve desaparecer. Caso continue acesa, deves visitar a oficina mais próxima.
2. Refrigeração do motor
Esta luz do carro indica que a temperatura do motor excedeu os limites normais. Na maior parte dos casos, é suficiente parar o carro e deixar o motor arrefecer. Contudo, é importante estar atento ao funcionamento das ventoinhas e à tampa do radiador, para confirmar que não há fugas do líquido refrigerante e, assim, evitar falhas graves.
3. Falha do alternador ou da bateria
A luz que sinaliza falha do alternador ou da bateria surge naturalmente quando rodas a chave e o motor ainda está parado. Deve desligar-se assim que o carro estiver em funcionamento. Caso contrário, é sinal de que a bateria não está a carregar ou que o alternador não está a ser capaz de o fazer. Isto pode fazer com que a bateria se descarregue completamente e que não consigas arrancar. Se isso acontecer, terás de carregar a bateria pelos teus próprios meios –com cabos de bateria por exemplo – ou chamar a assistência.
4. Travão de mão
Esta luz do carro acende sempre que puxas o travão de mão. Se esta luz se ligar quando iniciares a marcha, significa que o travão de mão não foi baixado completamente. Se ainda assim persistir mesmo depois de o baixares, pode ser um sinal de que o nível de líquido dos travões é inferior ao adequado. Neste caso, deves ter cuidado ao travar, porque a sensação no pedal será diferente e a travagem pode ser irregular.
5. Portas
Esta é uma das luzes do carro mais fáceis de interpretar. Esta luz indica apenas que uma das portas, o capot ou a bagageira está aberta, pelo que deves certificar-te de que estão todas fechadas antes de retomar a condução. Feito isto, a luz é desligada.
6. Airbag
Esta luz acende quando é detetada uma falha no sistema do airbag e pré-tensores dos cintos, que poderão não funcionar em caso de acidente. É aconselhável que te dirijas a uma oficina de imediato, pois, em caso de sinistro, ficarás desprotegido. Os fabricantes recomendam que os airbags sejam integramente substituídos a cada 10 anos.
7. Cinto de segurança
Esta é uma das luzes do carro que não sinaliza qualquer avaria, mas apenas informa que há um passageiro que não tem o cinto de segurança colocado. Esta luz é geralmente acompanhada de um sinal sonoro. Desaparece quando o cinto de segurança é colocado.
8. ABS
Esta luz do carro pisca uma vez quando arrancas com o veículo, mas isso é normal porque significa apenas que o sistema ABS foi ativado. Contudo, quando se mantém acesa, pode indicar possíveis falhas no sistema ABS. O problema poderá estar nos sensores, no sistema hidráulico ou até na unidade de comando. Podes prosseguir viagem, mas deves dirigir-te a uma oficina assim que possível pelo perigo a que estarás exposto se precisares de fazer uma travagem de emergência.
9. Sistema da direção assistida
Esta é uma das luzes do carro menos comuns, mas quando é ligada, sinaliza falhas no sistema de direção assistida. Geralmente, significa que a direção hidráulica não está a funcionar corretamente. Podes prosseguir a marcha, até porque os carros antigos não têm esta funcionalidade, mas é aconselhável que corrijas o problema numa oficina para não danificar o mecanismo de direção.
10. Luz do motor
Esta luz do carro também é conhecida como luz de injeção eletrónica, uma vez que indica uma falha nesse sistema. Acende naturalmente quando o carro é ligado, mas se permanecer acesa ou a piscar já indica um problema. Se isso acontecer, deves imobilizar o veículo e esperar que a luz se apague. Se persistir, leva o carro a um profissional para que o motor volte a funcionar corretamente.
11. Controlo de estabilidade (ESP)
Quando esta luz do carro pisca, significa apenas que o sistema ESP está ativo, pelo que não é preocupante. Contudo, se ficar constantemente acesa, é provável que exista alguma avaria ou que o sistema esteja desativado. Não precisas desta função para prosseguir a marcha, mas deves regularizar a situação para que continues a beneficiar de uma tração adequada.
12. Pré-aquecimento do motor
Esta luz indica que as velas do motor estão a uma temperatura superior à adequada. Neste caso, deves parar o veículo de imediato e esperar que a luz desligue antes de voltar a ligar o motor. Se a luz persistir, é sinal de que as velas do motor precisam de ser substituídas, pelo que deves levar o carro a um profissional para resolver a situação.
13. Pressão dos pneus
Quando esta luz se acende, um ou mais pneus estão com baixa pressão ou com um furo. Deves levar de imediato o veículo a uma estação de serviço para repor a pressão dos pneus até ao nível recomendado pelo fabricante. Assim que os quatro pneus estiverem com a pressão correta, deves reiniciar o sistema e a luz desliga-se.
14. Combustível
Esta é uma das luzes do carro que vemos com mais frequência e indica que o nível de combustível atingiu um nível baixo (geralmente inferior a um quarto do depósito). Ainda que seja possível continuar a marcha durante alguns quilómetros na reserva, deves abastecer logo que possível para evitar danos no motor.
15. Lâmpada fundida
Esta luz significa que um dos faróis está avariado. Em alguns modelos, a luz pode indicar qual o farol que está fundido; noutros, terás de sair do carro e confirmar qual não está a funcionar. Se souberes trocar o farol, podes fazê-lo na hora pois é uma operação relativamente fácil de executar. Caso contrário, deves levar o carro a uma oficina o mais brevemente possível, dado que circular sem luzes constitui uma contraordenação sujeita a coima.
16. Líquido de limpeza do para-brisas
Esta luz do carro é apenas informativa e não constitui qualquer perigo para o condutor. Tem apenas a função de te lembrar que está na hora de repor o líquido de limpeza do para-brisas, para continuares a ter uma visibilidade ideal. Depois de encheres o reservatório, a luz desliga-se, a não ser que o sensor esteja avariado. Neste caso, terás de substituir o sensor.
17. Alerta de transposição de faixa
Esta luz do carro acende-se quando transpões involuntariamente a tua faixa de rodagem, ou seja, sem ligares o pisca. Geralmente, a luz é acompanhada de um alerta sonoro ou vibratório e, dependendo dos modelos, o carro poderá tentar manter-te dentro da faixa. A luz desaparece assim que o carro voltar ao posicionamento correto.
18. Start & Stop
Quando a luz do sistema Start & Stop se acende, significa que não está a funcionar. Isso pode acontecer por 3 motivos principais: porque a bateria do carro não está suficientemente carregada, porque o motor ainda não atingiu a temperatura certa ou porque o ar condicionado está a funcionar num nível muito alto. Neste caso, deves aguardar até que o sistema Start & Stop volte a estar disponível.
Estas são as principais luzes do carro que podes encontrar e agora estás mais informado sobre o que significam e como agir em cada situação. Nunca as ignores, pois são sinal de que o carro está a reportar um problema ou a solicitar uma ação da tua parte. Em caso de dúvida, consulta o manual de instruções do automóvel e, caso não consigas identificar o problema, dirige-te a um profissional. O teu veículo, seja usado ou novo, merece os melhores cuidados.