Baterias carros elétricos: 6 mitos (e como surgiram)

A eletrificação veio para ficar, mas as baterias dos carros elétricos ainda levantam muitas dúvidas – e alguns mitos.

Praticamente todas as marcas estão a apostar na eletrificação. É a consequência natural da transição para uma mobilidade sustentável e para a proteção do planeta. Mas para muitos condutores, há mais dúvidas do que certezas. Ainda subsistem vários mitos – alguns com um fundo de verdade, outros nem tanto – que devem ser esclarecidos para saber se um veículo elétrico ou híbrido é a melhor escolha para cada caso. Descobre o que são exatamente as baterias de carros elétricos, como funcionam e distingue a realidade da ficção.


O que são baterias de carros elétricos?

As baterias de carros elétricos acumulam a eletricidade que é transmitida ao motor para que o veículo possa circular. Diferem dos carros convencionais na medida em que não recorrem a combustíveis fósseis para alimentar o motor, bastando para isso a energia elétrica fornecida pela bateria.

O resultado é uma circulação livre de emissões de CO2 e outros poluentes para a atmosfera, como monóxido de carbono, hidrocarbonetos, dióxido de enxofre e óxido de nitrogénio. As baterias de carros elétricos tornam tudo isto possível e eliminam a dependência dos combustíveis fósseis.


Como funcionam as baterias de carros elétricos?

As baterias de um automóvel elétrico têm um funcionamento semelhante ao de qualquer outra bateria, como as que são utilizadas nos smartphones. Uma bateria é simplesmente um dispositivo que armazena energia química e a converte em eletricidade. Isto acontece sempre que existe uma diferença de carga entre os dois extremos da bateria, o polo positivo e o negativo.

Quando a bateria está a alimentar um dispositivo (ou um carro), os eletrões acumulados no polo negativo são conduzidos até ao polo positivo. Este processo ocorre, por exemplo, quando o pedal do acelerador é pressionado, e a bateria fornece energia ao motor. Gera-se assim uma corrente elétrica que pode ser utilizada para mover o carro.

Quando a bateria está a carregar, a energia fornecida pelo carregador faz regressar os eletrões do polo positivo para o negativo. É o que acontece ao carregar num posto de abastecimento elétrico. A bateria pode ainda ser carregada através do sistema de travagem regenerativa. Neste caso, a travagem recupera a energia que seria perdida nas pastilhas dos travões e armazena-a na bateria, o que aumenta a autonomia do veículo elétrico.

Cada bateria tem uma quantidade de armazenamento específica, medida em kWh (kilowatts por hora). A título de exemplo, se a bateria de um carro elétrico tiver a capacidade de 100kWh, isto significa que a bateria consegue fornecer 100 kilowatts de energia durante uma hora. Geralmente, as baterias de carros elétricos estão localizadas debaixo do habitáculo, entre os eixos do carro.


Que tipos de baterias de carros elétricos existem?

A maior parte dos carros elétricos utiliza dois tipos de baterias: iões de lítio (mais frequentes nos veículos 100% elétricos) e de níquel (comuns nos veículos híbridos). Contudo, existem outros tipos também disponíveis no mercado.

1. Baterias de chumbo

Estas baterias são já bem conhecidas da maioria dos condutores e equipam praticamente todos os veículos, mesmo os que não são elétricos. Funcionam como baterias de arranque nos veículos convencionais e equipam alguns veículos elétricos. São as mais baratas e as mais antigas. São também seguras, apesar de terem um tempo de vida mais curto e menor desempenho em temperaturas baixas.

2. Baterias de iões de lítio

Estas baterias de carros elétricos são as mais recentes e, provavelmente, a melhor opção do momento. Dado que recorrem ao lítio, conseguem proporcionar energias altas, de forma eficiente, o que gera mais ciclos de vida, permite fazer menos manutenção e facilita a reciclagem. Contudo, tem ainda grande margem para evoluir, facto que continua a merecer a atenção dos fabricantes.

3. Baterias de níquel

Este tipo de baterias distingue-se pela robustez e pelo preço mais económico. Suportam descargas profundas e apresentam um desempenho excelente em locais com temperaturas baixas. Têm, contudo, uma reduzida capacidade de recarga, o que significa que duram menos tempo.


Quanto tempo duram as baterias de carros elétricos?

A duração das baterias de carros elétricos é muito variável, o que gera também preços finais bastante diversificados. Em regra, quanto maior for a capacidade e autonomia da bateria, mais cara é a bateria e o veículo.

Contudo, a bateria é um dos componentes do carro elétrico que mais dura. Ainda que vá perdendo a sua capacidade ao longo dos anos de utilização, a redução é pouco significativa. Aliás, há baterias de carros elétricos que mantêm 70% da sua capacidade mesmo depois de decorridos 7 ou 8 anos.

Por isso, na atual geração de carros elétricos, as baterias conseguem durar durante o período de vida do veículo, com um nível de degradação de apenas 20 a 30%. Dito doutro modo, o eventual desgaste não inviabiliza uma boa utilização do carro. Além disso, a maior parte das marcas oferece uma garantia de cerca de 8 anos ou 160 mil quilómetros, com capacidade de 70%, pelo que terás autonomia suficiente para fazeres as viagens que precisares.


Quanto custam as baterias de carros elétricos?

Não existem valores tabelados quanto aos custos de baterias de carros elétricos, pelo que as marcas têm a liberdade de definir os preços associados. Contudo, em média, o custo de trocar uma bateria de carro elétrico, considerando a capacidade de 24 kWh, situa-se nos 3 mil euros, podendo chegar aos 7 mil euros para baterias de 62 kWh.

Todavia, considerando a rápida evolução desta tecnologia e a crescente procura por carros elétricos, a tendência é que as baterias dos carros elétricos sejam progressivamente mais acessíveis.


Quais os cuidados a ter com as baterias de carros elétricos?

Quando as baterias são bem cuidadas, duram mais. Toma nota do que podes fazer para prolongar a vida útil da bateria do teu carro elétrico.

  • À semelhança do que acontece com os computadores e os telemóveis, não deixes que a carga se esgote completamente. Carrega quando atingires os 20%.
  • Sempre que possível, evita estações de carregamento rápido. Se tiveres de o fazer, nunca o faças duas vezes no mesmo dia. Caso contrário, podes degradar a capacidade e o rendimento da bateria.
  • Adota uma condução mais económica. Por exemplo, acelera e trava com suavidade, sempre que possível. Conduz em modo Eco, se o teu carro tiver esta funcionalidade. Escolhe uma regeneração mais forte nas descidas e em condução urbana, e mais suave em autoestradas.
  • Evita estacionar ao sol para não acelerar a degradação da bateria. Faz o carregamento à noite ou num local mais protegido, como uma garagem.


6 mitos sobre baterias de carros elétricos (e como surgiram)

As baterias de carros elétricos têm suscitados vários mitos que é importante clarificar. São estes os mais comuns.

1. As baterias de carros elétricos viciam

Apesar de esta frase não ser um mito, pode quase funcionar como se fosse, porque aqui a questão é outra. Todas as baterias viciam, mas, no caso dos carros elétricos, estas foram feitas para durar muito tempo e ter um desgaste pouco relevante (20 a 30% após cerca de 8 anos). Além disso, muitos fabricantes oferecem garantia.

2. O lítio é um recurso escasso e vai acabar

Mito! O lítio não é um recurso escasso, sendo até abundante na crosta terrestre do nosso planeta. O facto de as baterias serem recicladas permite ainda o seu reaproveitamento até 97%. No entanto, o processo de mineração do lítio é poluente para o ar e solo.

3. As baterias de carros elétricos podem explodir

Não é um mito, mas é importante clarificar. A bateria de um carro elétrico pode explodir tanto quando um carro a combustão. Além disso, um veículo elétrico não se incendeia com tanta facilidade que um não elétrico. Os fabricantes equipam as baterias com mecanismos que permitem o seu arrefecimento, o que diminui a probabilidade de explosão a níveis residuais.

4. É difícil encontrar postos para carregar as baterias dos carros elétricos

Na verdade, é cada vez mais fácil encontrar posto de carregamento de carros elétricos. Muitas áreas de serviços, hotéis, centros comerciais, hipermercados e parques de estacionamento disponibilizam estes postos. Além disso, a rede continua em rápido crescimento, sendo que podes contar com milhares de postos espalhados em locais estratégicos do país. É só consultar a rede Mobi.E e facilmente encontrarás um posto perto de ti.

5. As baterias de carros elétricos demoram muito a carregar

É certo que os carregamentos lentos são os mais indicados para prolongar a vida útil das baterias dos carros elétricos, mas o tempo em que o veículo está estacionado pode ser aproveitado para carregar. Assim, se o fizeres enquanto vais às compras ou mesmo durante a noite, não sentes o tempo de carregamento. Além disso, sempre que for necessário, podes recorrer a postos de carregamento rápido e terás a bateria com carga suficiente em cerca de 30 minutos.

6. As baterias de carros elétricos são poluentes

É verdade que o fabrico das baterias implica o recurso a metais raros, que não podem ser descartados da forma convencional. Isto faz com a sua reciclagem seja mais difícil e dispendiosa, motivo pelo qual poucas pessoas o fazem. Contudo, muitas marcas recolhem as baterias usadas dos seus veículos e responsabilizam-se pela sua reciclagem, ao passo que outras reaproveitam-nas para outros aparelhos elétricos. Com o aumento de veículos elétricos a circular nas estradas, espera-se que os processos de fabrico se tornem gradualmente mais eficientes.


As baterias dos carros elétricos são seguras e eficientes e, se bem cuidadas, podem manter-se durante muito tempo. Conta com a Carmine.pt para te manteres sempre atualizado sobre o mundo automóvel.

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