Inspeção automóvel: 4 dicas para passar à primeira
Já sabes quando tens de fazer a tua Inspeção automóvel? Estas são as regras básicas para ter um resultado positivo e evitar problemas. Vê as nossas dicas.
O que é e qual é a importância da Inspeção Automóvel?
A Inspeção Automóvel, ou Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), é um procedimento legal a que todos os veículos estão sujeitos, de forma regular e obrigatória.
Nesta inspeção, analisa-se se os veículos reúnem todas as condições de funcionamento, manutenção e segurança para que possam circular na estrada, sendo o seu principal objetivo promover a segurança rodoviária e reduzir as sinistralidades.
O que é analisado na Inspeção Periódica?
Neste procedimento são analisados vários pontos técnicos dos veículos para comprovar que estão aptos a circular, nomeadamente:
- Identificação do veículo: matrícula, número do motor e do chassis;
- Componentes de visibilidade: vidros, espelhos, retrovisores;
- Painel: velocímetro e nível do combustível;
- Sistemas de iluminação: luzes máximas, médias, de presença, de nevoeiro, da matrícula, piscas e refletores;
- Sistema de rodagem: alinhamento e direção, eixos, rodas, pneus, suspensão;
- Sistema de travagem: travões principal, de emergência e de estacionamento;
- Chassis e carroçaria em geral;
- Perda de fluídos: óleo, líquido de refrigeração;
- Outros equipamentos: assentos, cintos, buzina, colete e triângulo de sinalização.
Quando é realizada a Inspeção Automóvel?
Para saber quando é a data da tua próxima Inspeção Automóvel, deves apenas verificar o livrete. Esta inspeção ocorre sempre até ao dia e mês do registo da matrícula – sendo que podes fazer a inspeção 90 dias antes da data indicada.
Caso não realizes a inspeção dentro do prazo legal e circulares com o teu veículo na estrada, estás sujeito a uma coima que pode ir dos 250 aos 1.250€.
4 dicas essenciais para passares na inspeção à primeira
Pela sua importância para a circulação legal, e pelo custo que acarreta, passar na inspeção automóvel à primeira é uma prioridade de qualquer condutor. Segue estas dicas para o conseguir.
1. Garante que tens a documentação necessária
Não serias o primeiro nem o último condutor a reprovar na inspeção automóvel por falta da documentação do veículo. Por isso, garante que levas contigo o Documento Único Automóvel (livrete), o documento do seguro e o documento da última inspeção realizada.
2. Faz manutenções regulares ao teu carro
A melhor forma de garantir que não reprovas na inspeção automóvel é mantendo a manutenção do carro em dia. A manutenção preventiva evita imprevistos no momento da inspeção, mas também problemas que podem prejudicar o funcionamento e a segurança dos veículos. Além disso, permite controlar melhor os gastos com as manutenções do veículo e evitar surpresas dispendiosas.
3. Faz uma revisão geral ao veículo
A data da inspeção do teu veículo está a chegar? Fala com o teu mecânico habitual e pede-lhe para fazer uma revisão geral ao automóvel. Assim, consegues analisar e atempadamente resolver problemas relacionados com os pontos avaliados na inspeção periódica.
4. Ouve o teu carro
Pode parecer básico, mas muitos dos sinais emitidos pelos veículos passam muitas vezes despercebidos ou são até ignorados pelos condutores na correria do dia-a-dia. Por isso, o melhor é dedicar alguns minutos para verificar se ouves algum barulho, se vês alguma fuga ou se sentes algo de diferente na condução. Testa as luzes à noite, confirma se o limpa para-brisas está a funcionar corretamente, verifica os níveis de óleo, líquido de refrigeração e da água e ainda os pneus.
Com estas dicas simples, a probabilidade de passar à primeira na inspeção automóvel é maior, e há menos surpresas ao longo do processo.