Como cuidar das baterias dos carros: dicas para durarem mais tempo
As baterias dos carros são o coração do veículo. Descobre algumas dicas para prolongar a sua vida útil.
As baterias dos carros garantem o funcionamento de todas as funções essenciais do veículo. Descobre algumas dicas simples e práticas para maximizar a vida útil das baterias.
Quanto duram as baterias dos carros?
Sabias que a vida útil das baterias dos carros movidos a combustíveis fósseis é, em média, de 3 a 5 anos? Já as baterias dos carros elétricos podem durar 15 anos, mediante uma utilização cuidada. Contudo, é possível que, num futuro próximo, as baterias dos carros elétricos durem mais do que a vida útil dos veículos, uma vez que é nestas que a investigação e o desenvolvimento tecnológico estão especialmente focados.
Como se carregam as baterias dos carros?
As baterias dos carros são carregadas de duas formas: com um carregador de bateria ou, simplesmente, através da condução. No primeiro caso, o carregador é ligado, durante várias horas, aos terminais da bateria, através de pinças. Este é o procedimento habitual quando a bateria falha, sendo necessário carregar durante menos tempo se o objetivo for apenas que o carro consiga arrancar.
No segundo caso, basta circular com o veículo para a bateria se carregar. É necessário conduzir pelo menos 10 quilómetros para recuperar a energia necessária para fazer arrancar o veículo, e percorrer um mínimo de duas horas para atingir o carregamento completo. É por isso que as viagens curtas podem danificar a bateria, uma vez que não permitem que a mesma seja completamente recarregada.
Além disso, é importante não deixares que a bateria do carro chegue ao seu limite antes de tomares os devidos cuidados de manutenção.
Quais os sinais de que a bateria do carro pode estar com problemas?
Há alguns sinais a que deves estar atento, que indicam que a bateria do carro pode estar fraca ou com algum problema. Por exemplo:
- Fraca iluminação dos faróis em marcha lenta e uma iluminação mais intensa quando aceleras.
- Rangido ou clique quando ligas a ignição.
- Mudança de direção lenta no arranque.
- Falhas intermitentes no funcionamento de equipamentos elétricos.
Cuidar das baterias dos carros irá ajudar a evitar estes problemas, e a prolongar a sua vida útil até ao seu potencial máximo.
Como cuidar das baterias dos carros a combustível?
Cuidar das baterias dos carros movidos a combustível é mais fácil do que pode parecer. São estas as principais dicas para manter a bateria nas melhores condições.
1. Verifica o nível de água da bateria
Algumas baterias mais antigas têm um depósito de água no seu interior, para melhor diluir o ácido responsável pelas reações químicas, e para estabilizar a temperatura. Com o tempo, esta água acaba por se evaporar e por se converter em hidrogénio e oxigénio. Por isso, se tens um carro mais antigo, verifica o nível de água da bateria de 3 em 3 meses.
2. Protege o carro das temperaturas extremas
Sempre que possível, evita expor o teu carro a temperaturas extremas, quer acima dos 30 graus, quer abaixo dos 5 graus. As baterias dos carros sofrem com o frio e com o calor, podendo perder cerca de um terço da sua potência inicial e, em alguns casos, ficar completamente sem carga. Assim, guarda sempre o carro na garagem ou, se não tiveres essa possibilidade, usa uma cobertura.
3. Evita consumos elétricos com o motor desligado
Quando o motor não está em funcionamento, reduz ou elimina o tempo de utilização de equipamentos elétricos, como o rádio, GPS, faróis ou climatização. Assim, se tens o hábito de deixar a música ligada com o carro desligado, tenta não o fazer, para que a bateria do carro não sofra um desgaste prematuro.
4. Não deixes o carro parado mais de 15 dias
Se prevês deixar o carro parado durante mais de 15 dias, o ideal é desligar os cabos dos terminais. Por outro lado, se não usas o carro com muita frequência, é importante que circules com ele a cada 15 dias, durante pelo menos 10 minutos. Porquê? Porque, mesmo com o carro parado, a energia da bateria continua a ser consumida e, se não for carregada através da rodagem, vai perdendo carga até ficar completamente descarregada.
5. Liga o carro com os equipamentos elétricos desligados
Só o facto de ligar o carro exige muita energia da bateria. Se a isso juntarmos os faróis, o rádio e outros equipamentos elétricos, o momento da ignição vai requerer ainda mais carga da bateria, fazendo com que dure menos. Assim, na hora de arrancar, mantém tudo desligado, e depois usa todos os equipamentos que quiseres.
6. Faz a manutenção dos terminais da bateria
É importante cuidar dos terminais da bateria, porque, com o tempo, forma-se uma película branca ao seu redor que pode dificultar ou mesmo impedir o arranque. Assim, de 6 em 6 meses, limpa os terminais com água quente e uma esponja de aço. É comum usar também graxa, mas o mais indicado é vaselina.
Como cuidar das baterias dos carros elétricos?
Cuidar a bateria dos carros elétricos exige cuidados especiais, para garantir a sua longevidade.
1. Não carregues nem descarregues a bateria totalmente
Segue a regra dos 20% e 80%, ou seja, não deixes que a bateria do carro elétrico vá abaixo dos 20%, nem a carregues acima dos 80%. Assim, não só vais evitar a degradação da bateria, como vais conseguir preservar a sua capacidade máxima.
2. Protege o veículo do sol e do frio
À semelhança do que também é necessário para os carros movidos a combustíveis fósseis, também as baterias dos carros elétricos devem ser protegidas de temperaturas extremas, pelos mesmos motivos.
3. Carrega a bateria à noite
Esta dica é especialmente importante em dias de calor, para evitar que a bateria sobreaqueça. A noite é a altura mais indicada para carregar a bateria do carro elétrico. E se o carregares em casa, esta dica ainda te vai ajudar na conta da eletricidade ao final do mês.
4. Evita os carregamentos rápidos
O uso frequente dos postos de carregamento rápidos reduz até 1% da capacidade da bateria por ano. Contudo, isto não se deve ao tipo de posto em si, mas ao facto de aqui ser mais fácil perder a atenção e deixar a bateria do carro ultrapassar os 80%. Assim, se quiseres mesmo usar um posto de carregamento rápido, mantém o nível de carga debaixo de olho.
5. Faz carregamentos frequentes
Nem sempre será possível, mas o ideal é começar qualquer viagem, por mais curta que possa ser, com 80% da capacidade da bateria. Mesmo que, ao chegares a casa ao fim do dia, achares que ainda tens bastante bateria para o dia seguinte, carrega-o, se tiveres oportunidade. Assim, vais manter os componentes da bateria à temperatura ideal e, assim, evitar a sua degradação.
6. Evita a descarga completa
Se planeias não usar o carro elétrico durante mais tempo que o normal, é importante tomar medidas adequadas. Em caso de férias prolongadas, viagens de trabalho ou outras situações em que o carro fique estacionado e inativo, a bateria do carro deve manter-se entre 50 e 80%. Se possível, desliga a bateria para evitar a descarga completa, para evitar o consumo de energia por sistemas em standby. E, claro, guarda o carro num local com temperatura moderada e em segurança.
Baterias dos carros: verdades e mitos
Muitas vezes ouvimos informações imprecisas sobre as baterias dos carros, o que pode levar a decisões inadequadas que comprometem a manutenção. Passamos em revista os mitos e verdades mais comuns. Vê se acertas nas respostas.
Baterias de carros a combustível: verdades e mitos
1. Acelerar o motor carrega a bateria mais rapidamente
❌ Mito. Talvez fosse verdade para os carros antigos, mas a melhor forma de carregar a bateria é manter o carro em funcionamento durante alguns minutos antes de arrancar, e antes de ligar qualquer equipamento elétrico (como o ar condicionado, som ou faróis).
2. A temperatura afeta o desempenho da bateria.
✅ Verdade. O frio extremo pode reduzir a capacidade de arranque da bateria.
3. Os aditivos conseguem recuperar baterias.
❌ Mito. É possível que vejas alguns produtos com essa promessa, mas, na maioria dos carros, uma bateria descarregada precisa de ser carregada adequadamente ou substituída.
4. Posso ficar sem bateria de conduzir com as luzes ligadas
❌ Mito. Embora as luzes consumam energia da bateria, esta recarrega-se quando o motor está em funcionamento.
Baterias de carros elétricos: verdades e mitos
1. As baterias de carros elétricos degradam-se com o tempo.
✅ Verdade. Tal como acontece com qualquer bateria, as dos carros elétricos também se degradam ao longo do tempo.
2. As baterias de carros elétricos duram pouco tempo.
❌ Mito. Embora as baterias se degradem com o tempo, os fabricantes estão cada vez a desenvolver tecnologia para prolongar a vida útil das baterias dos carros elétricos. Em muitos casos, há garantias que cobrem vários anos.
3. O desempenho varia com a temperatura
✅ Verdade. Temperaturas extremas podem comprometer a eficiência e a vida útil da bateria.
4. Carregar a bateria até 100% é sempre prejudicial
❌ Mito. Um carregamento completo, quando ocasional, não provoca danos significativos. Contudo, quando é uma prática constante, a bateria degrada-se mais rapidamente.
5. As baterias de carros elétricos incendeiam-se facilmente.
❌ Mito. As baterias de carros elétricos são concebidas com vários sistemas de segurança para evitar incêndios e garantir a segurança dos ocupantes. Aliás, o risco até é bem menor comparado com os carros a combustível. De acordo com os dados da AutoInsuranceEZ, os carros 100% elétricos têm um risco de incêndio de 0,3%, enquanto os modelos a combustão têm um risco de 1,5%.
6. As baterias dos carros elétricos prejudicam o ambiente.
✅ Verdade. Quer a produção quer a reciclagem envolvem recursos naturais. Por isso, prejudica o ambiente, tal como acontece com qualquer tipo de extração de recursos, incluindo as baterias dos carro a combustível. Contudo, no caso dos carros elétricos, há a vantagem ambiental de não usar gasolina ou gasóleo. Além disso, os fabricantes trabalham cada vez mais no sentido de reduzir a sua pegada ecológica, pela recuperação de materiais valiosos, reutilização de materiais em novas baterias ou outras aplicações (como sistemas de backup em residências, edifícios comerciais e até mesmo em redes elétricas).
Encontra em Carmine.pt o teu próximo parceiro de estrada
Concluindo, quer tenhas um carro a combustível, quer tenhas um carro elétrico, cuidar das baterias dos carros é uma tarefa simples que não deve ser descurada. Assim, diminuis em muito a probabilidade de ficares apeado no meio do nada com um carro que não liga. Por isso, se estiveres a pensar em comprar carro, garante que o investimento vai permanecer bem protegido. E não te esqueças de passar em Carmine.pt para encontrares o teu próximo carro usado.