Quando podem ser utilizadas as luzes de nevoeiro?

São obrigatórias? Quando é que devem ser usadas? Podes ser multado se não as tiveres? Tira aqui todas as dúvidas sobre as luzes de nevoeiro.

luzes de nevoeiro

Além dos mínimos, dos médios e dos máximos, sabias que há também outras luzes que estão sujeitas às regras do código da estrada? É o caso das luzes de nevoeiro. Vamos lançar luz sobre este tema e descobrir como e quando as usar. Toma nota.


O que são as luzes de nevoeiro?

As luzes de nevoeiro são faróis especialmente concebidos para melhorar a visibilidade na estrada quando as condições meteorológicas não são as melhores. É o caso de nevoeiro, chuva intensa ou neve. Estas luzes são diferentes dos faróis habituais, porque emitem uma luz mais ampla e mais baixa para iluminar a parte da estrada que está mais próxima do carro.

É por isso que se localizam logo abaixo dos faróis dianteiros principais. Por estarem mais próximas do solo, evitam que a luz seja refletida de volta pelo nevoeiro, o que poderia dificultar a visibilidade. Quando as condições meteorológicas são intensas, deves ligar as luzes de nevoeiro da frente e também as de trás.

Toma como exemplo as luzes de nevoeiro do Renault Clio.

luzes de nevoeiro

1 – Luzes de nevoeiro dianteiras | 2 – Luz de dia e de posição


Para que servem luzes de nevoeiro?

O objetivo das luzes de nevoeiro é ajudar o condutor a ver melhor estrada em condições de baixa visibilidade. Mas as vantagens não ficam por aqui.

Melhoram a visibilidade

Em condições de nevoeiro ou chuva intensa, a luz normal dos faróis dispersa-se e é refletida de volta para o condutor, o que reduz a visibilidade. As luzes de nevoeiro são mais baixas e projetam a luz abaixo do nível do nevoeiro, permitindo que vejas melhor a estrada.

Ajudam os outros condutores a ver o teu carro

As luzes de nevoeiro também tornam o teu carro mais visível aos outros condutores. Quando há nevoeiro, não é fácil ver os veículos que circulam à tua frente, mas as luzes de nevoeiro ajudam a torná-los mais visíveis.

Reduzem o encandeamento

Como as luzes de nevoeiro são mais baixas, ajudam a reduzir o encandeamento que pode ocorrer quando as luzes normais são usadas em condições de nevoeiro. Dito doutro modo, evitam que a luz refletida nas partículas de nevoeiro regresse ao condutor.

Aumentam a segurança

Ao melhorarem a visibilidade, as luzes de nevoeiro reduzem o risco de acidentes em condições de baixa visibilidade. Isto é especialmente importante porque a visibilidade reduzida dificulta a perceção de obstáculos na estrada ou de outros veículos, aumentando a probabilidade de ocorrer um acidente automóvel.


Quais as limitações dos faróis de nevoeiro?

Apesar de melhorarem a visibilidade em condições adversas, as luzes de nevoeiro têm algumas limitações.

Utilidade limitada

As luzes de nevoeiro são mais eficazes quando as condições meteorológicas são mais intensas. Em condições mais leves, como chuva fraca ou neblina pouco densa, não fazem grande diferença na visibilidade.

Encandeamento

Se usadas inadequadamente, as luzes de nevoeiro podem encandear outros condutores. Quando não há nevoeiro nem chuva intensa que justifique o seu uso, dificultam a visibilidade e podem criar um ambiente ainda mais perigoso. Por isso, não as uses a não ser que seja mesmo preciso.

Consumo de energia

As luzes de nevoeiro precisam de energia adicional. Embora não usem tanta energia quando os faróis principais, podem afetar a vida útil da bateria do veículo se deixadas ligadas quando não são necessárias.

Manutenção

Tal como acontece com todas as outras luzes, é preciso realizar manutenção regular para garantir que estão a funcionar corretamente. As lâmpadas podem queimar e os faróis podem ficar sujos ou danificadas, reduzindo a sua eficácia.


Quando podem ser utilizadas as luzes de nevoeiro?

As luzes de nevoeiro devem ser ligadas nas seguintes condições:

Nevoeiro intenso

Quando a visibilidade é severamente reduzida devido ao nevoeiro intenso, as luzes de nevoeiro podem ser cruciais. As gotículas de água suspensas no ar formam uma cortina densa que dificulta a visibilidade e que os faróis comuns não conseguem atravessar. As luzes de nevoeiro cortam a névoa, ajudando a ver a estrada e obstáculos imediatos.

Chuva forte

A chuva intensa forma uma cortina de água que reduz a visibilidade, especialmente à noite ou em estradas mal iluminadas. As luzes de nevoeiro atravessam esta barreira, permitindo ver a estrada com maior clareza. Além disso, ajudam-te a ver onde a água está mais acumulada para evitares aquaplanagem.

Neve e gelo

A neve e gelo não só tornam a estrada escorregadia, mas também refletem a luz, criando uma superfície brilhante que pode ofuscar os faróis normais dos veículos. As luzes de nevoeiro também ajudam a dissipar a névoa criada quando a neve derretida entra em contacto com a estrada fria. Além disso, ajudam-te a ver onde a estrada tem mais gelo, para poderes ajustar a velocidade e a direção, e assim, evitar derrapagens e perda de controlo.

Poeira densa

Se estiveres a conduzir em zonas onde há muito pó no ar, como estradas de terra batida, também aqui é altura de ligar as luzes de nevoeiro. O pó pode criar uma nuvem à volta do carro tão densa que os faróis principais são praticamente inúteis. Os faróis de nevoeiro ajudam a iluminar a área abaixo, dando-te uma visão mais clara do terreno e de eventuais obstáculos.

Fumo de incêndio

O fumo proveniente de incêndios florestais, industriais ou de outras origens pode criar condições extremamente perigosas nas estradas. A visibilidade pode ser reduzida a quase zero, tornando a condução extremamente arriscada. Nestas circunstâncias, as luzes de nevoeiro podem ser cruciais para ver a estrada e para ajudar a definir o contorno do teu carro para outros condutores.


É obrigatório ter faróis de nevoeiro?

Sim, é obrigatório ter luzes de nevoeiro, mas só atrás. Passamos a explicar.

Os faróis de nevoeiro da frente não são de instalação obrigatória. Contudo, quando existem, os motociclos devem ter apenas uma luz e os automóveis duas luzes (amarelas ou brancas). Devem estar orientadas para a frente, e são ligadas e apagadas separadamente dos máximos e médios. O alcance máximo destas luzes deve ser de 30 metros.

Já a luz de nevoeiro traseira é obrigatória para todos os veículos matriculados após 27 de maio de 1990 (com exceção dos motociclos, tratores e reboques agrícolas). Podem ser uma ou duas luzes de nevoeiro, de cor vermelha, e só se podem ligar quando as luzes de médios, de máximos ou de nevoeiro à frente também estiverem ligadas.


E se o meu carro não tiver luzes de nevoeiro, há multas?

Existem regras quanto à utilização dos faróis de nevoeiro que, se não forem cumpridas, resultam em infrações e coimas. Se usares as luzes de nevoeiro de forma indevida, a multa pode ir dos 30 aos 60 euros. Se as luzes de nevoeiro não estiverem bem instaladas, a coima pode ascender a 300 euros.

Por isso, não as uses a não ser que seja necessário e, volta e meia, certifica-te de que estão bem instaladas e posicionadas. Se alguma lâmpada estiver danificada, faz a substituição logo que possível.


Que tipos de luzes de nevoeiro existem?

As luzes de nevoeiro mais comuns são as de halogéneo e as LED.

Luzes de nevoeiro LED

Como acontece com todas as outras luzes LED, também as de nevoeiro são mais eficientes do ponto de vista energético, em comparação com as lâmpadas de halogéneo. Precisam de menos energia do carro, o que ajuda a poupar a carga da bateria. Além disso, têm uma vida útil maior, podendo durar até 25 mil horas. A luz que emitem é mais brilhante e nítida.

Luzes de nevoeiro de halogéneo

As luzes de nevoeiro halogéneo são mais baratas, mas também consomem mais energia, motivo pelo qual estão a ser cada vez menos usadas nos dias de hoje. Contudo, ainda são as mais comuns e, por isso, são facilmente substituídas quando queimadas. Têm uma menor vida útil, por volta das 2 mil horas.


Qual a cor das luzes de nevoeiro?

Em relação às luzes de nevoeiro, é importante saber quais cores são apropriadas para diferentes tipos de veículos e respetivas posições.

  • Motociclos: devem ter uma única luz de nevoeiro na parte dianteira. Esta luz deve ser de cor amarela ou branca.
  • Automóveis: devem ter duas luzes de nevoeiro frontais, que também podem ser amarelas ou brancas.
  • Todos os veículos (com exceção dos motociclos, tratores e reboques agrícolas): devem ter uma ou duas luzes de nevoeiro na parte traseira. Estas luzes devem ser de cor vermelha para garantir uma visibilidade adequada para os veículos que seguem atrás, especialmente em condições de visibilidade reduzida.


Quanto custam as luzes de nevoeiro?

O preço das luzes de nevoeiro depende de vários fatores, podendo situar-se entre 20 e 300 euros. Como já referido, as luzes de nevoeiro LED são mais caras, pela alta eficiência energética e longa vida útil. Se comprares de marcas conhecidas, o preço também tende a subir devido à reputação de confiabilidade e desempenho superior.

Além disso, algumas luzes de nevoeiro têm características especiais, como uma estética mais aerodinâmica, possibilidade de ajuste de intensidade, integração com sistemas de iluminação inteligentes, entre outros. Naturalmente, quanto mais sofisticado for o sistema, mais caro será.

Por isso, quando tiveres de comprar ou substituir luzes de nevoeiro, leva em conta não só o preço, mas também a qualidade, eficiência e durabilidade para garantires uma boa compra a longo prazo.


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Agora já sabes que as luzes nevoeiro não só valem a pena, como são obrigatórias. Liga-as sempre que necessário e desliga-as quando as condições adversas passarem, não só para garantir a segurança de todos como para evitar multas.

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