Fuga de óleo no carro: como identificar e resolver
Se desconfias que tens uma fuga de óleo no carro, aqui está como identificar e resolver – e os casos em que não o podes fazer sozinho.
A fuga de óleo no carro é um dos problemas mais comuns que os condutores enfrentam, mas muitas vezes é ignorada até que se torne grave. Neste guia, vais aprender a identificar os diferentes tipos de óleo, as causas de uma fuga e como resolver este problema antes que cause estragos mais sérios ao teu carro.
Que tipos de óleos são usados nos carros e para que servem?
Existem vários tipos de óleo que o teu carro pode usar, e cada um desempenha um papel crucial no funcionamento do motor e de outros componentes. O óleo de motor, por exemplo, é talvez o mais conhecido, mas não é o único.
Óleo de motor
Este óleo lubrifica as peças internas do motor, reduz o atrito, ajuda a controlar a temperatura e, consequentemente, a evitar o sobreaquecimento. Pode ser mineral, sintético ou semissintético. Os óleos sintéticos são os mais avançados e fornecem uma proteção mais eficaz em temperaturas extremas.
Óleo de transmissão
É usado para lubrificar as peças da caixa de velocidades. É mais espesso do que o óleo de motor e muitas vezes tem aditivos especiais para reduzir o desgaste dos componentes da transmissão.
Óleo de travões
Este óleo é fundamental para garantir que o sistema de travagem funciona corretamente. Ajuda a transferir a força do pedal para os travões e a fazer com que o carro pare.
Óleo de direção assistida
Este óleo serve para facilitar o movimento do volante, tornando a direção mais suave.
Quais as causas de fuga de óleo no motor?
Existem várias causas que podem provocar o derrame, e é importante perceber de onde vem o problema. Estas são as mais comuns
Juntas ou vedantes danificados
Com o tempo, as juntas no motor (como a junta da cabeça do motor ou juntas da tampa das válvulas) tendem a perder resistência e a tornar-se menos elásticas. Em resultado, o carro pode começar a ter fugas de óleo.
Parafusos ou componentes soltos
Se uma peça estiver mal apertada ou solta, o óleo pode escapar pelas brechas. Isto acontece frequentemente depois de uma reparação mal executada ou devido à vibração constante do motor.
Filtro de óleo mal instalado
Um filtro de óleo que não esteja bem apertado ou que tenha sido instalado incorretamente pode deixar o óleo escapar.
Desgaste dos componentes
Com o tempo, as peças do motor, como os selos de válvulas ou retentores, podem desgastar-se e gerar fugas.
Revisões mal executadas
É possível que a fuga de óleo seja provocada por uma revisão mal executada. Por exemplo, o mecânico pode forçar a instalação da junta da cabeça do cilindro ou, em alguns casos, encher demasiado o depósito de óleo.
Quais as partes do motor mais propensas a fugas?
Nem todas as partes do motor têm o mesmo risco de fuga. Existem áreas específicas que tendem a ser mais vulneráveis, e saber quais são ajuda-te a detetar mais rapidamente a origem de uma fuga de óleo no teu carro.
Junta da tampa das válvulas
Esta é uma das áreas mais comuns para fugas, especialmente em veículos mais antigos. Esta junta é responsável por manter o óleo dentro da parte superior do motor.
Retentor da cambota
Tanto a parte frontal quanto a traseira da cambota estão equipadas com retentores que podem deteriorar-se e provocar fugas.
Cárter do motor
O cárter é a parte onde o óleo fica armazenado. Se houver uma perfuração ou falha na junta, é muito provável que haja uma fuga.
Bomba de óleo
Embora menos comum, uma falha na bomba de óleo pode resultar numa fuga.
Como identifico uma fuga de óleo?
Identificar uma fuga de óleo não é complicado, mas requer atenção aos sinais que o carro te dá. Aqui estão algumas formas simples de perceber se há uma fuga:
Manchas no chão
Se notares manchas de óleo debaixo do carro depois de ter estado parado por algum tempo, é sinal claro de uma fuga.
Nível de óleo a baixar
Se verificares o nível do óleo regularmente e notares que está a diminuir rapidamente sem motivo aparente, pode haver uma fuga.
Cheiro a óleo queimado
Se o óleo estiver a vazar sobre partes quentes do motor, vais sentir um cheiro a queimado.
Fumo azul
Se houver óleo a entrar na câmara de combustão, pode ser queimado juntamente com o combustível, o que faz com que liberte fumo azulado no escape.
Fuga de óleo no motor: como eliminar?
Eliminar uma fuga de óleo depende da origem do problema. Vê o que fazer.
Fuga na junta da cabeça do cilindro
A fuga de óleo na junta da cabeça do cilindro é uma das mais críticas e deve ser feita por um mecânico. Isto é o que deves fazer:
- Parar de conduzir. Não conduzas mais o veículo, pois corres o risco de provocar estragos maiores e irreversíveis.
- Levar o carro ao mecânico. Esta reparação não é algo que possas fazer por conta própria sem equipamento especializado. O mecânico vai remover a cabeça do cilindro, substituir a junta danificada por uma nova e limpar os sistemas de óleo e de refrigeração para remover quaisquer misturas entre óleo e líquido refrigerante.
Fuga no reservatório de óleo
Se a fuga estiver no reservatório de óleo, geralmente trata-se de um problema mais simples e rápido de resolver. Aqui está como podes agir:
- Identificar a origem. Começa por inspecionar a parte inferior do carro, especialmente a área do cárter e dos parafusos que o vedam. Em muitos casos, a fuga pode ser causada por um parafuso solto ou por uma arruela desgastada.
- Apertar os parafusos. Usa uma chave para garantir que todos os parafusos que selam o reservatório de óleo estão devidamente apertados. Não precisas de fazer muita força, apenas o suficiente para selar bem.
- Substituir a arruela (se necessário). Se notares que o problema está numa arruela desgastada, esta peça pode ser facilmente substituída. Remove o parafuso em questão, troca a arruela, e volta a apertar tudo no lugar.
- Verificar o nível de óleo. Depois de corrigires a fuga, verifica o nível de óleo e faz um pequeno teste de condução para confirmar se foi resolvida. Se continuares a ver sinais de óleo no chão, talvez o problema esteja noutra área.
Fuga no turbo
Se a fuga estiver no turbo, isto é o que deves fazer.
- Verificar os sintomas de fuga. Se vires fumo azulado a sair do tubo de escape, pode ser sinal de que o óleo está a vazar para dentro do turbo. É também possível que sintas que o motor está a perder potência e desempenho.
- Inspecionar o turbo. Para verificar se o turbo está realmente com problemas, abre o capot e observa a zona. Se vires manchas de óleo, é provável que o problema esteja no turbocompressor.
- Trocar o óleo. Certifica-te de que estás a utilizar o óleo recomendado pelo fabricante. Às vezes, usar um óleo de baixa qualidade ou não adequado pode provocar o desgaste do turbo.
Revisões mal executadas
Se o problema surgir após uma revisão automóvel, é provável que alguma coisa não tenha sido bem feita.
- Verificar o nível de óleo. Se desconfiares que o depósito de óleo foi enchido em excesso, começa por verificar o nível com a vareta e confirma se está entre as marcas de mínimo e máximo.
- Drenar o óleo excedente. Caso o nível esteja demasiado alto, precisas de drenar o excesso. Podes fazer isso usando uma bomba de vácuo para remover uma quantidade pequena ou, se for necessário, esvaziar parte do óleo pelo bujão do cárter.
- Verificar os parafusos. Se a fuga estiver associada a parafusos mal apertados após a revisão, segue o mesmo procedimento mencionado na fuga do reservatório. Verifica todos os pontos de aperto e substitui as peças danificadas.
- Reavaliar a oficina. Por fim, considera mudar para uma oficina mais confiável se detetares que houve negligência na manutenção. É importante confiar em profissionais que tratem o teu carro com o devido cuidado.
Em que casos é preciso procurar um mecânico?
Nem sempre é possível resolver o problema sozinho. Existem situações em que a visita ao mecânico se torna obrigatória:
Perda elevada de óleo
Se o carro estiver a perder uma grande quantidade de óleo, não deves conduzir até resolveres o problema.
Cheiro a queimado ou fumo
Se o óleo estiver a derramar sobre partes quentes do motor, pode até causar um incêndio. Nesses casos, procura imediatamente um profissional.
Baixo nível de óleo constante
Se já adicionaste óleo várias vezes e continua a baixar, há algo de errado que necessita de atenção profissional.
O que acontece se ignorares o problema?
Ignorar uma fuga de óleo só vai agravar a situação e pode levar a uma reparação muito mais cara no futuro. Algumas das consequências mais comuns incluem:
- Danos no motor: O óleo é essencial para lubrificar as peças internas do motor. Sem óleo, o atrito aumenta, o que pode causar o sobreaquecimento e, eventualmente, fundir o motor.
- Falhas no sistema de travagem ou direção: Se houver fuga de óleo de travões ou da direção assistida, pode comprometer a segurança do veículo.
- Aumento do consumo de óleo: Continuar a conduzir com uma fuga de óleo vai obrigar-te a adicionar mais óleo com frequência, o que aumenta os teus custos de manutenção.
Como evitar fugas de óleo?
A prevenção é sempre mais barata do que a reparação, por isso cuida bem do teu carro para evitar problemas maiores. E a prevenção começa com uma boa manutenção do carro.
- Usa sempre o óleo recomendado pelo fabricante. Os óleos de baixa qualidade contêm impurezas que podem estragar alguns componentes do automóvel.
- Substitui o óleo do motor e outros fluídos conforme as recomendações do fabricante.
- Troca o filtro de óleo sempre que realizares uma mudança de óleo, para garantir uma boa vedação.
- Verifica periodicamente as juntas e vedações para te certificares de que estão em bom estado.
Fugas de óleo: perguntas frequentes
Damos resposta a algumas das dúvidas mais comuns sobre fugas de óleo.
Uma fuga de óleo pode danificar o motor?
Sim, uma fuga de óleo pode levar ao sobreaquecimento e danos graves no motor se não for resolvida rapidamente.
Posso conduzir se o meu carro tiver uma fuga de óleo?
Depende da gravidade da fuga. Se for mínima, podes conduzir temporariamente, mas deves resolver o problema o mais rápido possível. Se a fuga for grande, é mais seguro não conduzir até ser reparada.
É possível que um carro não arranque por causa de uma fuga de óleo?
Sim, se o motor tiver sido danificado devido à falta de lubrificação causada pela fuga, o carro pode não arrancar.
O que devo fazer se o meu carro começar a deitar fumo devido a uma fuga de óleo?
Deves parar o carro imediatamente e chamar um reboque. Continuar a conduzir nessas condições pode ser perigoso.
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