Como mudar pneus: guia passo-a-passo
Furaste um pneu? Aqui está um guia passo-a-passo para mudar pneus rapidamente e em segurança (e é mais fácil do que pode parecer).
Ter um pneu furado e não saber como o trocar não é motivo para entrar em pânico. Com algumas ferramentas simples, podes fazê-lo por tua conta. Mudar pneus é mais fácil do que parece e todos os condutores o devem saber fazer. Segue este guia passo-a-passo.
1. Encontra um local seguro
Encontra um lugar plano, estável e seguro para estacionar e trocar o pneu, longe do tráfego. Puxa o travão de mão e engrena a primeira, ou a marcha-atrás (se tiveres mudanças automáticas, coloca em modo parking). Assim, evitas que o carro se mova durante a troca de pneus.
2. Prepara as ferramentas
Liga os quatro piscas, veste o colete refletor e coloca o triângulo de sinalização a cerca de 30 metros (ou passos largos) de distância, para alertar outros condutores sobre a tua presença. Vais precisar do manual do carro, do pneu sobressalente, do “macaco” e da chave inglesa. É recomendável que uses luvas de proteção para evitar sujar ou magoar as mãos.
3. Solta ligeiramente os parafusos do pneu
Use a chave inglesa de roda para soltar ligeiramente os parafusos do pneu, no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Não os removas completamente neste momento; o objetivo é apenas que fiquem um pouco soltos. Nesta fase é necessário aplicar bastante força, pelo que deves ter cuidado para não te magoar. Se os parafusos estiverem muito apertados, usa o peso do corpo para exercer mais força e o pé sobre a chave para desbloquear.
4. Posiciona o “macaco”
Verifica no manual o local exato onde o “macaco” deve ser posicionado. Geralmente, é colocado ao lado do pneu que vais mudar. Certifica que o “macaco” está devidamente apoiado na área correta para não danificar o veículo. O objetivo é elevar o carro para que consigas trazer a troca. Por isso, depois de posicionares o “macaco”, roda a manivela para levantar o carro até a roda ficar ligeiramente no ar em relação ao piso, cerca de 5 centímetros do chão, mantendo um controle seguro e constante.
5. Remove os parafusos e o pneu
Com o veículo levantado, desaperta completamente os parafusos do pneu e guarda-os juntos num local seguro. Como já estarão soltos, deverás conseguir fazê-lo sem dificuldade. De seguida, puxa o pneu furado para fora do eixo e coloca-o de lado. Tem cuidado neste passo, porque o pneu pode ser pesado e difícil de manobrar. Apoia-o no chão na horizontal, para evitar que caia.
6. Coloca o pneu sobressalente
Encaixa o pneu sobressalente na jante e alinha-o com os furos do eixo. Empurra-o o mais para dentro possível, garantindo que esteja centrado e encaixado corretamente. Certifica-te de que a face correta do pneu está virada para fora e que os furos do aro correspondem aos parafusos do veículo.
7. Aperta os parafusos
Com o pneu sobressalente no devido lugar, começa a colocar os parafusos à mão, com um ligeiro aperto, até onde conseguires. De seguida, usa a chave inglesa para apertar os parafusos, aos poucos, um de cada vez e na diagonal, para que todos fiquem igualmente apertados.
8. Pousa o pneu
Baixa o carro com a ajuda do “macaco” até que o pneu pouse no chão, mas sem que o carro esteja completamente apoiado. Neste passo, aperta novamente os parafusos com a chave inglesa, um de cada vez e na diagonal.
9. Baixa o carro completamente
Agora já podes baixar completamente o carro, com a ajuda do “macaco”, até que a roda esteja totalmente apoiada no chão. Aperta os parafusos uma última vez. Guarda o pneu antigo na bagageira, assim como as ferramentas utilizadas.
10. Dirige-te à oficina mais próxima
O próximo e último passo é conduzir até à oficina mais próxima para garantir que o pneu sobressalente está em condições de aguentar a condução. Assim, ficas com a certeza de que o pneu foi bem trocado e que tudo está operacional. Depois será necessário comprar outro pneu (se o antigo não puder ser reparado). Neste caso, tens a opção de comprar um pneu usado ou novo.
Mudar pneus sem complicações
Com este guia passo-a-passo para mudar pneus, já não serás apanhado desprevenido na estrada e poderás fazer a troca tranquilamente, sem teres de pedir ajuda. Lembra-te que as instruções podem variar dependendo do carro que tiveres. Por isso, consulta sempre o manual para obter indicações específicas para o teu caso. E se estiveres a pensar em trocar de carro ou comprar o teu primeiro companheiro de estrada, passa por Carmine.pt e descobre os milhares que carros usados disponíveis para venda. Boas viagens!