Como prolongar a vida útil dos pneus? Guia completo

Se precisas de saber como prolongar a vida útil dos pneus e fazer render o investimento que fizeste, segue estas 7 dicas simples e eficazes.

Como prolongar a vida útil dos pneus

Se gastaste tempo e dinheiro a procurar o conjunto perfeito de pneus, vais querer que durem o máximo de tempo possível. Descobre 7 dicas para prolongar a vida útil dos pneus.


1. Troca de pneus na altura certa

Se há algo que precisas de ter sempre em mente enquanto condutor, é que os pneus do teu carro são fundamentais para a tua segurança na estrada. Saber quando e como fazer a troca dos pneus pode fazer toda a diferença, não só na performance do veículo, mas também na tua tranquilidade.

Primeiro, tens de estar atento ao desgaste do sulco dos pneus. A profundidade mínima legal do sulco é de 1,6 mm. No entanto, não convém deixar os pneus chegarem a este ponto. Idealmente, deves considerar a troca quando o rasto atinge os 3 mm. Nesta fase, a aderência à estrada começa a diminuir, especialmente em pisos molhados, e o risco de aquaplanagem aumenta.


2. Substitui os pneus aos pares

Outra coisa importante é fazer a substituição dos pneus aos pares. Se os pneus da frente estiverem mais gastos, por exemplo, deves trocar ambos ao mesmo tempo. Isto ajuda a manter o equilíbrio e a estabilidade do carro, algo que vais notar em estradas mais sinuosas ou em velocidades mais altas. Além disso, ao trocar os pneus da frente, convém verificar também os de trás e vice-versa, para garantir que o desgaste é uniforme.


3. Troca os pneus da frente com os de trás

A rotação dos pneus é outra prática que deves adotar. A cada 10.000 km, considera trocar os pneus da frente com os de trás. Esta rotação regular ajuda a garantir que os pneus se desgastam de forma mais equilibrada, prolongando a sua vida útil. Lembra-te de que os pneus da frente geralmente desgastam mais rapidamente, especialmente em carros de tração dianteira, por isso esta rotação é fundamental.


4. Verifica o alinhamento dos pneus

Manter os pneus alinhados é algo que faz uma grande diferença na forma como o carro se comporta na estrada. Se notas que o carro tende a desviar-se para um lado quando estás a conduzir em linha reta, ou se o volante está ligeiramente desalinhado, é provável que os pneus precisem de ser alinhados.

Quando os pneus estão desalinhados, além de notares que o carro puxa para um dos lados, também vais ver que os pneus começam a desgastar-se de forma irregular. Isto significa que vais ter de os substituir mais cedo do que o necessário. Outro ponto a considerar é o impacto que o desalinhamento tem no consumo de combustível. Quando os pneus não estão corretamente alinhados, o carro tem de fazer mais esforço para se manter estável na estrada, o que leva a um aumento no consumo de combustível.

O alinhamento dos pneus deve ser feito pelo menos uma vez por ano, mas pode haver situações em que precisas de o fazer mais frequentemente. Por exemplo, se passares por um buraco grande, se subires um passeio ou se bateres numa pedra, o alinhamento dos pneus pode ficar comprometido. Estas pequenas batidas podem parecer inofensivas, mas com o tempo podem causar um desalinhamento que afeta o desgaste dos pneus e também a tua segurança.


5. Calibra a pressão dos pneus todos os meses

Se há uma tarefa simples que pode fazer uma grande diferença na tua segurança e na vida útil dos pneus, é a verificação regular da pressão dos pneus. Pode parecer algo básico, mas manter os pneus com a pressão correta é essencial para uma condução segura e eficiente.

A pressão dos pneus deve ser verificada pelo menos uma vez por mês e sempre antes de fazeres uma viagem longa. Porquê? Porque os pneus perdem naturalmente pressão ao longo do tempo, e conduzir com pneus com pressão inadequada pode levar a uma série de problemas.

Pneus com pressão baixa, por exemplo, aumentam a resistência, o que faz com que o carro consuma mais e que os pneus se desgastem mais rapidamente. Por outro lado, pneus com pressão excessiva também não são recomendáveis. Podem tornar a condução menos confortável, porque o carro vai sentir mais os buracos e as irregularidades da estrada. Além disso, a área de contacto do pneu com a estrada diminui, o que pode comprometer a aderência, especialmente quando chove.

É fácil verificar a pressão dos pneus, e a maioria das bombas de combustível tem equipamentos para isso. A pressão correta geralmente está indicada no manual do carro ou numa etiqueta na porta do condutor. Certifica-te de que verificas a pressão com os pneus frios, de preferência antes de começares a conduzir, pois a pressão aumenta com o calor gerado durante a condução. Não te esqueças também do pneu sobresselente! Muitas vezes, as pessoas lembram-se de verificar a pressão dos quatro pneus em uso, mas esquecem-se do outro, que pode estar com pressão baixa quando mais precisares dele.


6. Deixa a condução agressiva

A forma como conduzes tem um impacto direto na vida útil dos pneus. Acelerar e travar de forma brusca aumenta o desgaste dos pneus e coloca uma pressão desnecessária em outras partes do carro, como os travões e a suspensão. A solução? Conduzir de forma suave e antecipar o tráfego. Se mantiveres uma velocidade constante e fores gradualmente desacelerando antes das paragens, vais reduzir o esforço sobre os pneus e prolongar a sua vida útil.

Outro aspeto a ter em conta são as curvas. O atrito adicional gerado nas curvas aumenta o desgaste, especialmente nas bordas dos pneus. Ao abrandar antes das curvas e manter uma condução mais controlada, consegues preservar melhor os pneus e garantir uma aderência mais segura.


7. Evita sobrecarregar o carro

Os pneus foram projetados para suportar um determinado peso, que é especificado pelo fabricante do veículo. Quando excedes esse limite, estás a colocar uma pressão adicional sobre os pneus, o que leva a um desgaste mais rápido e irregular. A consequência? Pneus que se desgastam prematuramente e, em casos extremos, podem até rebentar, especialmente em longas viagens ou quando se conduz a altas velocidades.

Outro impacto negativo é a redução da eficiência de combustível. Quanto mais pesado for o carro, mais energia é necessária para o mover, o que significa que o motor tem de trabalhar mais. Para evitar estes problemas, é importante que saibas qual é o peso máximo permitido para o teu carro. Esta informação está disponível no manual do veículo e inclui o peso combinado de passageiros, bagagem e qualquer carga adicional. Se precisares de transportar uma carga pesada, distribui o peso de forma equilibrada pelo carro, para garantir que não há uma concentração excessiva de peso num único ponto.

Outra dica útil é evitar manter no carro objetos pesados que não precisas. Muitas pessoas tendem a acumular objetos no porta-bagagens ou no banco de trás, mas esse peso adicional pode prejudicar os pneus ao longo do tempo. Faz uma revisão regular ao que carregas no carro e remove o que não precisas.


Prolongar a vida útil dos pneus: perguntas frequentes

Damos de seguida resposta a algumas das dúvidas mais comuns sobre os pneus.

Os pneus degradam-se mesmo sem uso?

Sim, mesmo que um pneu pareça novo e não tenha sido utilizado, envelhece com o tempo. A borracha endurece e pode perder a sua capacidade de aderência, tornando-se insegura após cerca de seis a dez anos, dependendo das condições de armazenamento.

Posso usar um pneu novo com pneus velhos?

Colocar um pneu novo ao lado de um pneu muito desgastado pode desequilibrar o carro e comprometer a estabilidade. É sempre melhor trocar os pneus aos pares.

Posso usar pneus de marcas diferentes no meu carro?

Sim, podes usar pneus de marcas diferentes, mas é importante que sejam da mesma marca e modelo no mesmo eixo (dianteiro ou traseiro). E, claro, têm de ter o mesmo tamanho, tipo e índice de carga e velocidade.

Os pneus têm prazo de validade?

Sim, os pneus têm um prazo de validade. Mesmo que os pneus não estejam visivelmente desgastados, a borracha dos pneus pode deteriorar-se com o tempo, mesmo sem uso. Por isso, a maioria dos fabricantes recomenda a substituição dos pneus a cada 6 a 10 anos. Este prazo começa a contar a partir da data de fabrico e não da compra. A idade dos pneus é indicada pelo código DOT no flanco do pneu. Os últimos quatro dígitos do código DOT representam a semana e o ano de fabricação. Por exemplo, “2318” significa que o pneu foi fabricado na 23.ª semana de 2018.

Devo colocar os pneus novos à frente ou atrás?

Os pneus novos devem ser sempre colocados atrás, seja qual for o tipo de tração do carro. É mais seguro e permite controlar melhor o carro.

Como saber se os pneus precisam de ser alinhados?

Se os teus pneus precisam de ser alinhados, vais notar alguns sinais, como o volante desalinhado quando conduzes em linha reta, o carro a desviar-se para um lado, desgaste irregular dos pneus, vibrações no volante ou uma direção desconfortável. Se detetares algum desses problemas, leva o carro a um especialista para verificar e corrigir o alinhamento.

Qual é a frequência ideal para calibrar os pneus do meu carro?

A frequência ideal para calibrar os pneus do carro é, pelo menos, uma vez por mês e sempre antes de fazeres uma viagem longa. Verificar a pressão dos pneus regularmente ajuda a garantir que estão na pressão recomendada pelo fabricante, o que melhora a segurança, a eficiência de combustível e prolonga a vida útil dos pneus.

O que posso fazer para evitar bolhas nos pneus?

Para evitar bolhas nos pneus, evita conduzir sobre buracos, pedras e outros objetos na estrada, e evita subir passeios com força. Certifica-te de que os pneus estão sempre devidamente calibrados, pois uma pressão inadequada pode aumentar o risco de danos.

Vale a pena usar produtos de proteção para pneus?

Usar produtos de proteção para pneus pode ajudar a preservar o aspeto dos pneus e a proteger a borracha contra a degradação causada pela exposição ao sol e aos produtos químicos. No entanto, é importante escolher produtos específicos para pneus e seguir as instruções do fabricante. Embora não sejam essenciais, podem ajudar a prolongar a vida útil dos pneus e a manter a sua flexibilidade e aparência.


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