Pressão de ar pneus: como verificar?
Pressão de ar dos pneus, saiba como verificar. Pneus demasiado cheios ou demasiado vazios afetam a segurança na estrada e o consumo de combustível. Descobre como é fácil verificar.
Os pneus são muitas vezes esquecidos, mas influenciam a aderência na estrada e o consumo de combustível. Verificar a pressão de pneus, para além de importante, é fácil. Descobre como o fazer, passo a passo, e em breve irá tornar-se num hábito.
Porque os pneus perdem a pressão?
As perdas de pressão nos pneus são naturais. Ao longo do tempo, e à medida que percorrem distâncias longas sob temperaturas elevadas, os pneus vão perdendo pressão. Existem também outros motivos, como furos impercetíveis que originam libertações de ar pequenas, lentas e estáveis, válvulas em mau estado ou roda metálica com fissuras ou ferrugem.
Estes fatores originam a progressiva perda de pressão dos pneus, até níveis que são considerados perigosos. Mais quais são os reais perigos de circular com pneus despressurizados?
Porque é que a pressão dos pneus é importante?
São várias as razões que tornam a verificação da pressão do ar dos pneus um hábito importante. Em primeiro lugar, pneus despressurizados desgastam-se mais rapidamente, o que significa que terás o encargo de comprar pneus novos antes do tempo. Além disso, os pneus com pressão insuficiente tendem a sobreaquecer, o que faz com que o veículo seja obrigado a consumir mais combustível.
Por outro lado, pneus com uma pressão excessiva terão menos borracha em contacto com a estrada, o que diminui significativamente a aderência e torna a direção e a travagem instáveis. Resultado? Uma condução insegura e uma maior probabilidade de ocorrer uma derrapagem ou um acidente.
Para evitar estes riscos, é recomendado que verifiques a pressão dos pneus todos os meses. Explicamos de seguida como fazer.
Como verificar a pressão dos pneus?
Verificar a pressão do ar dos pneus é simples e não demora mais que alguns minutos. Deves fazer esta verificação uma vez por mês ou antes de uma viagem longa. É também importante que faças a medição sem que os pneus tenham circulado, ou quando tiverem circulado menos de 2 quilómetros, para obteres uma leitura mais precisa. São estes os passos que deves tomar.
1. Confirma qual é a pressão que os pneus devem ter
O nível de pressão adequado aos pneus varia de veículo para veículo, e também de acordo com o tipo de pneu. Em regra, poderás encontrar o valor de pressão num de quatro locais: no interior da porta de acesso ao depósito de combustível, na porta do condutor, no manual do veículo ou no compartimento do motor.
2. Mede a pressão atual dos pneus
Depois de saberes o valor de pressão de ar que os pneus devem ter, é altura de verificar qual o valor que efetivamente têm. Podes fazer isto de duas formas: levando o carro a uma estação de serviço que tenha área de enchimento, ou em casa, usando um compressor portátil, que podes facilmente adquirir nas lojas. De seguida, compara o valor apresentado com o recomendado pelo fabricante. Se estiver acima, terás de deixar sair ar; se estiver abaixo, terás de adicionar ar, até atingir o valor correto.
3. Prepara a operação
Se optares por levar o carro a uma estação de serviço, certifica-se de que o estacionas de forma que a mangueira alcance as quatro rodas. Assegura-te de que o travão de mão está acionado e de que a ignição está desligada.
Tira os pipos e guarda-os no bolso para teres a certeza de que não os perdes. De seguida, liga a mangueira de ar à haste da válvula do pneu e pressiona até ouvires o ar a circular. Espera até que o manómetro mostre o número que corresponde à pressão recomendada do pneu. O processo pode demorar entre 10 e 20 segundos. Quando terminar, volta a colocar os pipos.
4. Repete para os outros 4 pneus
Faz o mesmo procedimento para todos os outros pneus, incluindo o pneu sobressalente. Apesar de sofrer menor perda de pressão por não circular, ainda assim, com o tempo, despressuriza. Assim, garantes que o podes usar em segurança caso fures um pneu e tenhas de fazer a troca.
Com estas dicas, poderás agora verificar a pressão dos pneus como um verdadeiro profissional. Conduzir com prazer é também conduzir com segurança, protegendo-te a ti próprio, os outros condutores e os peões. Guarda esta informação para a próxima vez que precisares … boas viagens!