Como saber se o pneu precisa de ser trocado?

Uma certa tendência para um lado, demorar mais tempo a travar ou vibrações no volante. Descobre como saber se o pneu precisa de ser trocado e como o fazer, passo-a-passo.

A melhor forma de saber se o pneu precisa de ser trocado é sempre consultar um profissional. Mas há formas de o verificar por conta própria. E nem todos os sinais são óbvios, pelo que muitos condutores acabam por circular em condições de perigo. Depois de leres isto, não será o teu caso. Toma nota.


Como saber se o pneu precisa de ser trocado?

Sabias que a vida útil de um pneu é cerca de 5 anos em média? Contudo, há pneus com mais anos que ainda podem estar bons e pneus mais novos que podem já precisar de ser trocados. Aqui estão 8 sinais a que deves estar atento.

1. Data de fabrico

Cada pneu tem uma identiifcação chamada DOT (Department of Transportation) na lateral, que inclui um código com a semana e o ano de fabrico. Por exemplo, se o código DOT terminar em “0319”, isso significa que o pneu foi fabricado na terceira semana de 2019. Como já referido, a recomendação da maioria dos fabricantes de pneus e especialistas em segurança rodoviária é substituir pneus que a cada 5 anos. À medida que o pneu envelhece, torna-se menos flexível, o que compromete a aderência à estrada e a capacidade de resposta durante a condução.

Assim, mesmo se o pneu pareça estar em boas condições, considera trocar ao passar este prazo – especialmente se o carro estiver muito tempo exposto ao sol, a variações extremas de temperatura ou se circulares frequentemente em pisos degradados.

2. Profundidade do relevo dos pneus

A profundidade do relevo dos pneus é um indicador crucial da segurança e do desempenho do carro. Trata-se das ranhuras na superfície da borracha que entram em contacto direto com a estrada. Se não tiverem a profundidade ideal, a travagem e a estabilidade do carro ficam comprometidas.

O Decreto-Lei n.º 72-C/2003 estipula que as ranhuras devem ter uma profundidade mínima de 1,6 milímetros e que a diferença entre a profundidade das ranhuras principais dos dois pneus montados no mesmo eixo não deve ultrapassar os 5 milímetros. A forma mais comum de fazer esta medição é inserir uma moeda (que tenha o contorno dourado) nas ranhuras do pneu. Se conseguires ver a parte dourada, então está na hora de o trocar.

3. Desgaste irregular

Quando os pneus apresentam um desgaste irregular, pode ser um sinal de problemas de direção, suspensão ou mecânicos. Se um lado do pneu estiver mais gasto do que o outro, por exemplo, a direção pode ter algum problema. Se o desgaste irregular ocorrer nos cantos dos pneus, pode indicar problemas de suspensão.

Pneus com desgaste irregular fazem com que a condução seja instável, o que é especialmente perigoso quando circulas em alta velocidade ou quando fazes curvas. Além disso, criam mais atrito na estrada, o que exige mais esforço do motor e maior consumo de combustível. Assim, corrige o problema que estiver na origem do desgaste irregular dos pneus e troca-os.

4. Cortes ou rachaduras

Cortes ou rachaduras na borracha dos pneus são problemas sérios que merecem atenção imediata. Há várias causas possíveis: os pneus podem ter colidido com objetos pontiagudos na estrada. Pode dever-se à exposição prolongada ao sol ou simplesmente acontecer com o tempo, à medida que os pneus envelhecem. Qualquer que seja a causa, circular com um corte ou rachadura no pneu é extremamente perigoso e pode até mesmo provocar um rebentamento repentino durante a condução.

Por isso, está atento aos pneus e verifica regularmente se estão em boas condições. Dá especial atenção ao relevo dos pneus e nas laterais. Qualquer sinal de dano deve ser reparado de imediato.

5. Vibrações ou ruídos anormais

Vibrações excessivas ou ruídos anormais provenientes dos pneus ou do volante são sinais claros de que alguma coisa não está bem. Podem indicar que o pneu tem uma área plana, o que acontece quando o carro fica parado durante muito tempo. Conduzir com o pneu neste estado faz com que se desgaste mais rapidamente e de forma irregular, criando ainda mais vibrações.

Por isso, se notares um destes sinais, leva o carro ao mecânico para ser visto ao pormenor. Se necessário, substitui os pneus danificados, para não perderes o controlo do carro nem teres um maior risco de colisão.

6. Maior consumo de combustível

Se achas que estás a ir vezes a mais ao posto de combustível, pode ser um sinal de que o pneu precisa de ser trocado. Os pneus gastos podem aumentar a resistência à rodagem, o que se traduz em maior esforço mecânico e maior consumo. Isto porque o motor precisa de trabalhar mais para superar o atrito adicional, e o carro precisa de mais energia para se movimentar.

Por isso, está atento a alterações no consumo de combustível ao longo do tempo e se o carro está a fazer menos quilómetros com o mesmo abastecimento. Não só é financeiramente dispendioso, como o combustível torna-se menos eficiente e o carro envelhece mais depressa.

7. Aumento da distância de travagem

Um aumento na distância de travagem é um sinal claro de que os pneus estão desgastados, danificados ou com pouca pressão. E esta é uma preocupação séria, pois uma maior distância de travagem pode criar situações de emergência nas quais o carro não consegue parar a tempo para evitar um acidente.

Por isso, assim que detetares este sinal, verifica os pneus imediatamente. Observa-os com atenção para ver se encontras algum desgaste irregular e se as ranhuras têm a profundidade suficiente. Leva o carro ao mecânico para tirar qualquer dúvida e garantir que é seguro continuar viagem.


Guia passo-a-passo para trocar o pneu

Após 5 anos ou a cada 5 mil quilómetros, os pneus já terão passado por muito, em pisos muito diferentes e com impactos de vários graus. Por isso, leva-os para serem vistos por um profissional, para garantir que não colocam a tua segurança e a dos outros passageiros em risco.

É fundamental trocar sempre os pneus dois a dois ou então os quatro ao mesmo tempo, e que os pneus do mesmo eixo sejam rigorosamente iguais. Se trocares dois a dois, os pneus mais novos devem ser colocados atrás, para limitar as perdas de aderência. Para fazeres a troca, segue estes passos:

  1. Estaciona num local seguro e plano, trava com o travão da mão e coloca o triângulo de segurança.
  2. Vai buscar o “macaco”, o pneu sobressalente e a chave inglesa. Se tiveres luvas de proteção, melhor, para fazeres a operação com mais agilidade e conforto.
  3. Solta ligeiramente os parafusos do pneu, sem os remover totalmente.
  4. Posiciona o “macaco” e levanta o carro até a roda ficar a cerca 5 centímetros do chão.
  5. Remove completamente os parafusos e retira o pneu.
  6. Encaixa o pneu sobressalente na jante e alinha-o com os furos do eixo.
  7. Aperta os parafusos à mão, até onde conseguires.
  8. Baixa o carro com o “macaco” até que o pneu pouse no chão, mas sem estar completamente apoiado.
  9. Aperta os parafusos completamente com a chave inglesa.
  10. Dirige-te à oficina mais próxima para garantir que a troca foi bem feita.


Há multa se não trocar os pneus do carro?

Sim e não. Não porque o Código da Estrada não estipula especificamente esta situação, mas, indiretamente, penaliza a condução com pneus carecas. Diz o Artigo 114.º que o não funcionamento de qualquer sistema, componente e acessório de um veículo corresponde à sua falta. Por isso, quando os pneus não estão em conformidade, arriscas-te a pagar uma multa que pode ir dos 250 aos 1250 euros.

Mas a multa até nem é a pior consequência. O mais grave é perderes o controlo do carro, entrares em aquaplanagem, não conseguires travar a tempo ou teres um despiste ou acidente. Por isso, não facilites e garante que o teu carro circula sempre em perfeitas condições.


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Com esta informação, já sabes se o pneu precisa de ser trocado. Os pneus têm de ter a mesma atenção que qualquer outra componente do carro: verifica a pressão, pelo menos, uma vez por mês, e certifica-te de que tens a revisão automóvel e a inspeção obrigatória em dia. Está atento ao conforto e ruído de condução para detetares a tempo qualquer problema menos óbvio que o pneu possa ter.

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