Como escolher o melhor óleo para o carro: guia completo
Óleo de motor mineral ou sintético? Este guia vai ajudar-te a escolher o melhor óleo para o carro.
Há uma forma simples de garantir prolongar a vida útil do carro sem esforço e sem gastar muito – escolher o óleo de motor certo! Se tudo isto é novo para ti, não te preocupes. Com este guia, vais saber como escolher o melhor óleo para o carro.
O que é o óleo do motor e para que serve?
O óleo do motor é um lubrificante especificamente formulado para manter o motor do carro em bom estado de funcionamento. É composto por uma base de petróleo (ou sintético) e aditivos que melhoram as suas propriedades. Mas a sua ação vai mais além.
- Lubrificação. O óleo forma uma película fina entre as partes móveis do motor, como pistões e cilindros, o que reduz o atrito e o desgaste. Quando as peças do motor são lubrificadas, movem-se melhor, com menos ruído e de forma mais eficiente.
- Distribuição do calor. O óleo do motor também ajuda a dissipar o calor gerado pela combustão e pelo movimento das peças. Embora o sistema de arrefecimento principal do motor seja o principal responsável, o óleo contribui para manter a temperatura do motor dentro dos limites ideais.
- Proteção contra corrosão. Os aditivos no óleo ajudam a proteger as superfícies internas do motor contra a corrosão e a formação de ferrugem, que pode ocorrer devido à humidade e aos subprodutos da combustão.
- Limpeza do motor. O óleo transporta partículas de sujidade e resíduos do motor para o filtro de óleo, onde são removidos. Por isso, também ajuda a manter o motor limpo e a evitar a acumulação de depósitos que podem prejudicar o desempenho.
Que tipos de óleo do motor existem?
Em primeiro lugar, é importante conhecer os diferentes tipos de óleo de motor disponíveis no mercado:
Óleo de motor sintético
Este tipo de óleo é feito a partir de produtos químicos e proporciona a melhor proteção e desempenho. É ideal para condições extremas de temperatura e é altamente resistente à degradação. Se o teu carro requer um óleo de alta performance, o sintético é a escolha certa.
Indicado para:
✅ Carros novos, com motores modernos e de alta performance.
✅ Áreas com temperaturas extremamente baixas ou altas.
✅ Estilos de condução desportiva e viagens longas.
Óleo de motor semissintético
Neste caso, o óleo é composto por uma mistura de óleo mineral e sintético. Oferece uma boa proteção a um custo mais acessível. É uma opção equilibrada para quem procura um bom desempenho sem gastar tanto.
Indicado para:
✅ Áreas com temperaturas amenas e condições ocasionalmente adversas.
✅ Condução urbana diária.
Óleo de motor mineral
Este tipo de óleo de motor é feito a partir de petróleo bruto refinado. É a opção mais básica e económica. Oferece uma proteção adequada, mas não é tão eficaz em temperaturas extremas como os outros tipos.
Indicado para:
✅ Carros antigos que não exigem as tecnologias mais recentes de lubrificação.
✅ Áreas com temperaturas amenas.
✅ Condução urbana ocasional.
Qual deve ser a composição do óleo do motor?
O óleo do motor é uma combinação cuidadosamente formulada de óleo base e aditivos, cujo papel vai além da simples lubrificação.
Aditivos detergentes
Como o próprio nome sugere, os aditivos detergentes têm a função de manter o motor livre de depósitos e sujidade. Ao longo do tempo, o motor acumula resíduos e partículas resultantes da combustão e do desgaste das peças. Os aditivos detergentes ajudam a dispersar e suspender essas partículas no óleo, evitando que se depositem em locais críticos, como os anéis dos pistões e os canais de lubrificação.
Inibidores de corrosão
Os inibidores de corrosão protegem as superfícies metálicas internas do motor contra a ferrugem e a corrosão. Durante o funcionamento do motor, a combinação de calor, humidade e produtos da combustão pode criar condições que favorecem a corrosão. Os aditivos de inibição de corrosão formam uma camada protetora nas superfícies metálicas, prevenindo o desenvolvimento de ferrugem e outros tipos de degradação que poderiam comprometer a integridade do motor.
Dispersantes
Os dispersantes trabalham em conjunto com os agentes detergentes para garantir que as partículas de sujidade e outros resíduos sejam mantidos em suspensão no óleo. Sem estes aditivos, os resíduos poderiam aglomerar-se e formar depósitos que prejudicariam o desempenho do motor.
Aditivos antioxidantes
Durante o funcionamento do motor, o óleo é exposto a altas temperaturas e oxigénio, o que pode levar à oxidação e formação de ácidos e borras. Os aditivos antioxidantes ajudam a retardar este processo, mantendo o óleo estável e eficaz durante mais tempo. Para além de prolongarem a vida útil do óleo, também garantem uma lubrificação constante e eficaz.
Como ler os rótulos do óleo do motor
Ler os rótulos do óleo do motor pode parecer um pouco confuso à primeira vista, mas é essencial para saber o que estás a comprar. Damos uma ajuda.
1. Viscosidade
A viscosidade do óleo é indicada por uma combinação de números e letras, como “5W-30”. Esta especificação dá-te uma ideia de como o óleo se comporta em diferentes temperaturas.
- Número antes do “W” (por exemplo, 5): Este número indica a viscosidade do óleo em temperaturas baixas, ou seja, a sua capacidade de fluir quando o motor está frio. Quanto menor o número, mais fluido o óleo será em climas frios.
- Número depois do “W” (por exemplo, 30): Este número mostra a viscosidade do óleo a altas temperaturas. Quanto maior o número, mais espesso é o óleo a altas temperaturas, o que ajuda a proteger o motor durante a operação a quente.
2. Tipo de óleo
O rótulo também indicará o tipo de óleo, como mineral, semissintético ou sintético. Com base na informação anterior, já conseguirás escolher o nível de proteção e desempenho para o motor do teu carro.
3. Classificações de desempenho
Nos rótulos do óleo do motor também vais encontrar classificações de desempenho. As principais entidades que definem essas classificações são a “American Petroleum Institute” (API) e a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
American Petroleum Institute (API)
As classificações da API são identificadas por letras e números, que indicam o tipo de motor para o qual o óleo é adequado e o nível de desempenho que oferece.
Para motores a gasolina
- SN: A classificação mais recente, que oferece a melhor proteção contra o desgaste do motor, depósitos e oxidação. É adequada para motores modernos e é a escolha ideal para a maioria dos carros novos.
- SM: Um pouco mais antiga que a SN, ainda oferece uma proteção sólida e é adequada para veículos fabricados antes de 2011.
- SL: Adequada para veículos mais antigos e para motores que não exigem as especificações mais recentes.
Para motores a diesel
- CK-4: A classificação mais recente e a ideal para motores a diesel modernos.
- CJ-4: Adequada para motores a diesel fabricados entre 2002 e 2016.
- CI-4: Uma classificação anterior, que ainda é válida para muitos motores a diesel mais antigos.
Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA)
A ACEA estabelece padrões para óleos de motor na Europa, e as suas classificações são representadas por letras e números que indicam a compatibilidade com diferentes tipos de motores e níveis de desempenho.
Classificações para motores a gasolina
- A3/B4: Um padrão elevado que oferece proteção superior para motores a gasolina e diesel de alto desempenho.
- A5/B5: Adequado para motores modernos de alta eficiência, com proteção adequada e economia de combustível melhorada em comparação com o anterior.
Classificações para motores a diesel
- C3: Desenvolvido para proteger motores diesel modernos que utilizam filtros de partículas e catalisadores.
- E6: Proteção superior para motores diesel em veículos comerciais e pesados, com foco na redução de emissões e proteção contra o desgaste do motor.
- E9: Uma classificação avançada para motores diesel em veículos pesados, com a melhor proteção contra desgaste, depósitos e fuligem.
4. Recomendações do fabricante
Muitos rótulos também referem se o óleo é recomendado ou aprovado para certos fabricantes ou tipos de motores.
5. Aditivos
Alguns rótulos destacam a presença de aditivos específicos que oferecem benefícios adicionais, como os descritos anteriormente.
6. Intervalos de troca
Embora não seja uma característica padrão em todos os rótulos, alguns podem fornecer os intervalos de troca recomendados. Esta informação pode ajudar a determinar com que frequência deves substituir o óleo para manter o motor em boas condições.
Como escolher o melhor óleo para o carro?
Escolher o melhor óleo para o carro envolve apenas 2 passos simples.
1. Verifica o manual do proprietário
Começa sempre pelo manual do proprietário do teu carro. Este é o documento mais confiável para informações específicas sobre o tipo de óleo recomendado pelo fabricante. Procura a secção que trata das especificações do óleo do motor, onde encontrarás informações sobre o tipo de óleo a escolher, a viscosidade e a classificação API/ACEA.
2. Leva em conta as condições de condução
Adapta a tua escolha com base nas condições de condução e no clima. Se usas o carro principalmente para condução urbana e leve, um óleo semissintético pode ser suficiente. Para condução em climas extremos, viagens longas ou condução desportiva, um óleo sintético oferece a melhor proteção e desempenho.
💡 Nota: Tenta sempre usar o nível de viscosidade recomendado pelo fabricante do automóvel Não experimentes diferentes níveis, porque podes provocar desgaste prematuro no motor.
Escolher o melhor óleo para o carro: perguntas frequentes
Damos de seguida resposta a algumas das dúvidas mais frequentes sobre a escolha do melhor óleo para o carro.
A viscosidade do óleo é importante para o desempenho do motor?
A viscosidade determina como o óleo flui e se espalha dentro do motor. Um óleo com a viscosidade correta garante que todas as partes do motor sejam devidamente lubrificadas, reduzindo o atrito e o desgaste. Se o óleo for muito espesso ou muito fino para as condições de funcionamento, a lubrificação não é adequada, o desempenho é reduzido e pode originar problemas no motor.
Usei o óleo errado, e agora?
Se usaste um óleo que não é recomendado para o teu veículo, é possível que sintas um aumento do consumo de combustível. O motor vai entrar em desgaste. Deves fazer uma mudança de óleo o mais rapidamente possível e usar o tipo recomendado pelo fabricante. Além disso, uma verificação do motor pode ser necessária para garantir que não houve estragos.
Qual é a frequência recomendada para trocar o óleo?
A frequência de troca de óleo varia de acordo com o tipo de óleo utilizado e as condições de condução. Em geral, recomenda-se trocar o óleo a cada 5.000 a 10.000 quilómetros, mas deves verificar o manual do proprietário para teres uma orientação mais específica.
Posso misturar diferentes tipos de óleo?
Não deves misturar diferentes tipos de óleo, pois isso pode afetar a eficácia da lubrificação e a proteção do motor. Se for necessário adicionar óleo, utiliza o mesmo tipo e marca que já está no motor. Contudo, em caso de emergência (quando a luz do nível do óleo acende), podes completar o nível do óleo com o lubrificante que tiveres disponível e dirigires-te assim que possível a uma oficina automóvel para fazer a troca.
Qual a diferença entre óleos com e sem aditivos?
Óleos com aditivos contêm ingredientes adicionais que ajudam a melhorar o desempenho e a proteção do óleo. Estes aditivos podem ajudar a limpar o motor, a reduzir o desgaste e a prevenir a formação de depósitos. Os óleos sem aditivos podem não oferecer o mesmo nível de proteção e desempenho.
O óleo do motor está mais escuro. Significa que está em mau estado?
Não. É esperado que o óleo de motor, com o tempo, adquira uma cor mais escura, porque é também função do lubrificante recolher as impurezas.
Não usei o óleo todo que comprei. Posso guardar ou vai deteriorar-se?
Podes guardar o óleo se o conseguires armazenar num bidão bem fechado, em temperaturas superiores a 0º.
Carmine.pt, negócios sempre bem oleados
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