Como instalar bola de reboque no carro

Sabe como instalar uma bola de reboque no carro, quanto custa, e o que diz a legislação portuguesa.

Instalar uma bola de reboque no carro é uma solução prática para quem precisa de transportar atrelados, caravanas ou suportes de bicicletas. Mas apesar de parecer um acessório simples, a sua instalação e utilização estão sujeitas a regras que, muitas vezes, não são conhecidas.

Neste artigo, explicamos como funciona a instalação da bola de reboque, os custos associados e o que exige a legislação para evitares multas. Se estás a pensar equipar o teu carro com este acessório, este guia é para ti.

Tipos de bola de reboque

Existem dois tipos de bolas de reboque: fixas e amovíveis. As bolas fixas são mais económicas, mas não podem ser retiradas facilmente. As amovíveis, por outro lado, oferecem maior flexibilidade e são ideais se só precisares da bola de reboque ocasionalmente — por exemplo, para levar bicicletas ou reboques ligeiros.

Instalar bola de reboque: como fazer?

Embora alguns condutores se aventurem numa instalação em casa, estas modificações podem ser consideradas ilegais. Para garantir a segurança e o cumprimento da lei, a instalação deve ser feita por profissionais certificados, em oficinas que assegurem a montagem correta e a compatibilidade com o sistema elétrico do carro.

Um dos pontos a ter em conta é que nem todos os carros podem ter uma bola de reboque. É essencial consultar o Documento Único Automóvel (DUA) para verificar se o veículo tem homologação para reboque. Caso contrário, a instalação poderá ser recusada na inspeção periódica obrigatória ou, pior ainda, considerada ilegal em caso de acidente.

Além da estrutura física, a bola de reboque deve estar ligada ao sistema elétrico do carro — principalmente para suportar a iluminação do atrelado ou caravana. Existem fichas de 7 ou 13 pinos, e a escolha depende do objeto a ser transportado. Uma ligação incorreta pode comprometer o funcionamento das luzes traseiras, piscas ou luzes de travagem do reboque, impactando diretamente a segurança rodoviária.

Quanto custa instalar uma bola de reboque?

Da compra à mão-de-obra, estes são os fatores que influenciam o valor final da instalação de uma bola de reboque em Portugal.

Preço da bola de reboque

Os preços variam consoante a marca, o tipo (fixa ou amovível), e a capacidade de reboque. Geralmente, uma bola fixa pode custar entre 100€ e 200€, enquanto uma versão amovível pode ultrapassar os 300€.

Mão de obra e instalação

A montagem deve ser feita por uma oficina especializada, e o valor da mão de obra pode ir dos 100€ aos 250€, dependendo da complexidade do carro e da instalação elétrica. Em carros mais recentes ou com sensores de estacionamento, a integração pode exigir mais tempo e cuidado.

Legalização e inspeção

Depois de instalada, a bola de reboque tem de ser legalizada. Isso implica um custo adicional: desde a alteração no Documento Único Automóvel, à realização de uma inspeção extraordinária. Estes custos podem rondar os 100€ a 150€, já contemplando cerca de 70€ de inspeção.

Valor total estimado

Contas feitas, o custo total para instalar e legalizar uma bola de reboque em Portugal pode variar entre os 300€ e os 700€, dependendo das escolhas e do tipo de veículo. Uma despesa considerável, mas necessária para circulares com segurança e dentro da lei.

Multas por bola de reboque: o que diz a lei?

De acordo com o artigo 115º do Código da Estrada, qualquer alteração das características construtivas ou funcionais do veículo tem de ser homologada. Caso contrário, as coimas podem ir dos 60€ aos 600€, e levar à perda de pontos na carta de condução ou à apreensão do veículo.

Há regras específicas para os atrelados e para os suportes traseiros para bicicletas. Se obstruírem a matrícula ou as luzes traseiras, podem dar origem a multas dos 60 aos 300€. Se o peso bruto for superior a 300 kg, deve estar registado e possuir matrícula própria. Além disso, têm sempre de passar pela inspeção periódica. Se fores apanhado com um atrelado não legalizado, arriscas uma multa e a imobilização do veículo.

Já em relação à bola de reboque, não pode ultrapassar a parte traseira do carro em mais de 15% do comprimento do veículo. Isto significa que, por exemplo, se o teu carro tiver quatro metros de comprimento, a bola de reboque não deve sobressair mais de 60 centímetros.

Em caso de acidente, o seguro pode recusar a cobertura se a bola de reboque ou o atrelado não estiverem legalizados.

Carmine.pt, ao teu lado nas mudanças importantes

Instalar uma bola de reboque no carro pode ser uma mais-valia, mas implica cumprir uma série de regras técnicas e legais. Desde a escolha do equipamento, instalação profissional, até à legalização junto das entidades competentes – tudo conta para circulares com segurança e dentro da lei.

Se estás a pensar avançar com este tipo de instalação, informa-te bem, escolhe peças de qualidade e confia numa oficina certificada. Evita atalhos que, mais tarde, se podem traduzir em multas — ou pior, em acidentes.

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