Pegada ambiental: como reduzir na condução?

Preocupado com teu impacto no ambiente? Descobre como reduzir a pegada ambiental com estas dicas práticas.

pegada ambiental

Se a tua pegada ambiental te preocupa, há várias medidas que podes tomar para tornar a condução mais eficiente e sustentável e ainda poupar no momento de encher o depósito. Segue estas dicas.


O que é a pegada ambiental?

A pegada ambiental, também designada por pegada ecológica, permite medir o impacto que as atividades do nosso dia a dia têm sobre o meio ambiente e sustentabilidade do planeta.

A condução e a manutenção do automóvel aumentam a tua pegada ambiental devido à emissão de gases de estufa para a atmosfera. No entanto, existem algumas medidas que podes adotar para minimizar o seu efeito.


13 dicas para reduzir a pegada ambiental a conduzir

Tendo em conta que o combustível é uma das maiores fontes poluentes para o meio ambiente, para reduzir a pegada ambiental o ideal é efetuar a transição dos veículos movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel) por carros a hidrogénio, elétricos ou híbridos e adotar comportamentos de condução ecológica. O planeta e a tua carteira agradecem. De seguida, deixamos-te 7 dicas para reduzires a pegada ambiental na tua condução.

1. Desliga o ar condicionado

Quando está muito calor ou frio, a tentação de ligar o ar condicionado é grande. Para reduzires a tua pegada ambiental, utiliza proteções nas janelas ou estaciona o carro à sombra no verão e ao sol no inverno. Sabias que para além de gastares energia da bateria, o ar condicionado implica um maior gasto de combustível, que pode chegar a 1.5 litro por cada 100 km? Isto significa também uma maior emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

2. Planeia as tuas rotas

Podemos ter uma ideia das nossas deslocações, mas nem sempre temos a noção do que isso implica em termos ambientais e económicos. Calcula e planeia a tua rota para evitares voltas e consumo de combustível desnecessário.

3. Evita o “pára-arranca”

Apesar de ser um desafio na cidade, evita ao máximo os horários de maior trânsito. Se for inevitável, tenta gerir o “pára-arranca”. Procura antecipar a situação de paragem e abranda até que o carro pare em vez de estares constantemente colado ao carro da frente.

4. Mantém a velocidade

Evita as acelerações repentinas e tenta manter a velocidade constante. Quando mais depressa quiseres avançar, mais esforço colocas no carro, porque o aumento repentino da velocidade exige mais energia e, claro, combustível.

5. Evita excessos nas rotações por minuto

Tenta não ultrapassar as 3000 rotações por minuto, sinal de que o motor está em esforço. Desta forma, vais conseguir obter consumos mais baixos e diminuir a pegada ecológica. Atualmente, muitos dos carros já têm o modo de condução urbana que permitem essa redução de combustível e controlo de velocidade.

6. Respeita os limites de velocidade

A circulação a uma velocidade mais baixa garante-te segurança, emite menos gases poluentes e permite-te poupar dinheiro no abastecimento.

7. Desliga o motor se estiveres parado

Se tiveres de parar, mesmo que por alguns minutos,  ou se estiveres preso num engarrafamento, desliga o motor do carro. Assim, ajudas o ambiente e poupas na tua carteira.

8. Verifica a pressão dos pneus

Se os pneus estiverem com pressão insuficiente vão fazer aumentar o consumo de combustível. Se, pelo contrário, estiverem com pressão excessiva reduzem os consumos, mas diminuem a vida útil do pneu. Consulta o manual de manutenção do veículo para saberes quais os níveis de pressão adequados ao teu carro e à carga que transportas.

9. Escolhe o tipo de pneu adequado

Sabias que existem pneus específicos para conseguir um consumo eficiente de combustível? Estão sinalizados precisamente com esta descrição para que não haja dúvidas e reduzem a fricção entre o pneu e o piso. Descobre ainda como saber se o pneu precisa de ser trocado.

10. Certifica-te que a manutenção do carro está em dia

Se tiveres a manutenção do carro em dia, tens a certeza de que todos os componentes e peças do teu veículo estão otimizados para otimizar a eficiência do automóvel e, claro, do combustível, reduzindo assim a emissão de gases de estufa.

11. Lava o carro com um balde e água para uma lavagem mais sustentável

Em vez de usares uma mangueira utiliza um balde com água e um sabão neutro biodegradável para a lavagem do carro. Substitui a esponja por panos de microfibra, cujo material é mais absorvente. Desta forma, economizas água e contribuis para a promoção da água limpa.

12. Partilha o carro com familiares ou colegas

Sempre que puderes, divide a viagem com familiares, amigos ou vizinhos. Para além de poupares o meio ambiente, poupas no combustível e não tens de te preocupar com o estacionamento e o parquímetro.

13. Analisa as opções disponíveis no mercado, antes de trocares de carro

Quando chegar o momento de trocar de automóvel, analisa bem o mercado. Os carros elétricos, híbridos, a GPL ou a Biodiesel permitem reduzir a pegada de carbono. Sabias que existem incentivos à compra de carros elétricos?

Se não puderes escolher um carro novo, lembra-te que existem carros em segunda mão que estão como novos. Descobre os melhores carros pequenos para a cidade e conhece alguns carros baratos e potentes.


4 carros mais sustentáveis à venda na Carmine

Por falar em trocar de carro, sabias que na Carmine podes encontrar os carros mais sustentáveis em segunda mão? Se não sabes por onde escolher, deixamos-te aqui 4 sugestões.

1. Peugeot iOn, o citadino desportivo

O Peugeot iOn é o carro elétrico ideal se estiveres à procura de um veículo de fácil condução essencialmente para deslocações na cidade.

2. Nissan Leaf, a tecnologia aliada ao conforto

Com o Nissan LEAF tecnologia de ponta não te vai faltar: desde mudanças automáticas a sistema de travagem, câmara de visão traseira para facilitar o estacionamento, sensores de luz e chuva que te garantem maior segurança na estrada. É a companhia perfeita para os vários tipos de trajeto, urbana ou rural.

3. Renault Twingo Elétrico, suave e fluído

O Renault Twingo elétrico proporciona um arranque ágil e suave, atingindo os 50 km/h em apenas 4,2 segundos. É fluído quando circula na cidade e bastante suave na autoestrada.

4. Kia Soul EV

O Kia Soul EV é um carro com estilo atrevido, elegante e bastante completo. Podes contar com tecnologia de ponta que te alerta para o ângulo morto e que permite ter uma visualização lateral bastante satisfatória devido às câmaras ativadas pelo sinal de direção.


Carmine, a plataforma para tornar a tua condução mais amiga do ambiente

Agora que já conheces algumas medidas para reduzir a pegada ambiental na condução, não te esqueças de as aplicares no teu dia a dia. O planeta e a tua carteira vão agradecer. No nosso blog, podes espreitar muitas mais dicas para otimizares a tua condução e a manutenção do teu automóvel. Quando precisares de trocar de veículo, espreita os carros usados e seminovos que a Carmine tem à tua espera.

Partilha Este Artigo