Mercado Automóvel 2023: 7 dados que precisas de saber
Estas foram as tendências e as preferências de milhares de portugueses que marcaram o mercado automóvel de carros usados em 2023.
Quais as marcas automóveis mais pesquisadas em Carmine.pt no ano passado? Quem vence nas preferências dos consumidores, veículos a combustão ou elétricos? E quais
são as tipologias mais requisitadas: citadinos, carrinhas ou SUVs? Respondemos a estas e
muitas outras questões com os dados mais recentes sobre as tendências e
preferências de milhares de portugueses, numa análise sobre o mercado automóvel
com os dados extraídos das cerca de 35.000 viaturas disponíveis na Carmine
D-Services.
1. Qual a marca mais pesquisada em Carmine.pt?
A liderar as pesquisas, a Mercedes destaca-se como a marca mais procurada dentro da Carmine.pt, com 15% do total de pesquisas. Esta preferência evidencia o forte apelo da marca entre os condutores, atribuído à sua tradição consolidada em luxo, design elegante e tecnologia avançada.
Seguem-se a Renault, Peugeot, BMW e Toyota, com um volume de pesquisas aproximado, o que sugere que os condutores estão a considerar diferentes marcas e modelos. A competição equilibrada entre marcas como Renault, Peugeot e Toyota mostra bem o impacto da aposta permanente em inovações tecnológicas, preços competitivos (relativamente ao setor premium), e novos lançamentos com linhas mais atuais.
Mas não são só as últimas novidades a atrair os condutores portugueses: aliás, segundo fontes externas, o Peugeot 2008 é mesmo o automóvel mais vendido em Portugal há 3 anos consecutivos. Só no ano passado foram vendidas mais de 6.760 unidades – quase tantas como as vendas da Seat somadas, que ainda assim ocupa um meritório 10º lugar no ranking das marcas que mais automóveis venderam em 2023.
2. Qual a tipologia de veículo preferida em Carmine.pt?
Também aqui há um destaque claro nas pesquisas em Carmine.pt. Os SUV (Sport Utility Vehicles) lideram com uma representação significativa de 28%, o que vem comprovar a popularidade contínua desta tipologia. A procura por esta tipologia de viatura explica-se pelo conjunto de caraterísticas únicas: versatilidade e espaço interior, robustez e visibilidade devido à sua altura.
Em segundo lugar, tanto os carros comerciais quanto as carrinhas registam 17% nas pesquisas. Este destaque reforça o interesse por parte dos utilizadores que procuram soluções práticas tanto para necessidades profissionais, quanto para necessidades familiares ou de carga. Os carros citadinos ocupam a quarta posição com 13% das pesquisas. Este segmento continua a atrair quem valoriza a facilidade de condução e a adaptabilidade às condições urbanas. Na última posição, mas ainda relevante, surgem os carros pequenos, com 8% das pesquisas. Como seria de esperar, os condutores valorizam opções mais compactas para se melhor se adequarem às condições de tráfego urbano e estacionamento limitado.
3. Qual o combustível mais procurado em Carmine.pt?
E o líder de 2023 é… o gasóleo, que domina por mais um ano as pesquisas com uma representação de 53%. Em segundo lugar, os veículos a gasolina representam 26% das pesquisas, à frente dos carros elétricos que ainda só representam 12% as pesquisas. No entanto, o interesse é crescente e reflete a cada vez maior consciencialização ambiental e a procura por alternativas sustentáveis. O ano de 2023 foi mesmo o primeiro em que um elétrico chegou ao top 10 de vendas em Portugal. Trata-se do Tesla Model Y – um dos mais económicos da marca americana – e que já no início de 2024 sofreu uma descida de preço de quase 2.500 euros.
Na última posição, mas ainda relevante, os carros híbridos representam 9% das pesquisas. Esta tecnologia, que combina motores a combustão interna com propulsão elétrica, continua a atrair quem procura um compromisso entre eficiência de combustível e redução de emissões.
Este cenário indica uma evolução nas preferências dos consumidores, com uma crescente inclinação para alternativas mais sustentáveis e eficientes em termos de combustível.
4. Qual a idade média dos veículos em Carmine.pt?
Em Portugal, praticamente 1 em cada 4 carros tem mais de 10 anos – segundo os dados retirados do stock publicado ao longo do ano de 2023. A idade média já é uma das maiores longevidades entre países da UE, e que se tem vindo a alargar. As consequências são graves: por um lado, os veículos com mais de 20 anos apenas cumprem a norma de emissões Euro 2. Por outro, os carros mais antigos têm menos elementos de segurança a bordo.
Do stock de cerca de 35.000 viaturas na Carmine D-Services, 12,10% têm dois anos de idade ou menos, atraindo quem procura as últimas inovações no mercado. Já 19% compreende veículos com idades entre 3 e 4 anos, oferecendo uma opção equilibrada em termos de valor e desempenho.
Assim, acrescentamos que, os escalões de carros mais recentes (até 4 anos), que no início do ano de 2023 representavam 25% do stock, têm vindo a aumentar a sua quota, chegando aos 38% em dezembro do mesmo ano, o que sugere uma maior sensibilidade para veículos recentes, com menor desgaste e tecnologias mais avançadas.
Por outro lado, a maior percentagem (46,79%) pertence a viaturas com idades entre 5 e 10 anos. Com 22,30%, encontramos os veículos com idade superior a 10 anos, a categoria mais antiga do inventário, para quem precisa de uma opção mais económica ou para colecionadores.
5. Qual a tipologia de combustível mais representativa no stock médio?
Os automóveis elétricos e híbridos representavam, em dezembro de 2023, cerca de 9% da oferta disponível em Carmine.pt, acima da média do ano (7%). Apesar de ainda serem pouco representativos, são segmentos que estão a aumentar dentro do stock disponível (com uma taxa de crescimento desde o início do ano de 96,9% e 90,4%, respetivamente). Este cenário sugere um interesse crescente e uma aceitação gradual destas tecnologias entre os condutores.
Por outro lado, o gasóleo continua a liderar a oferta de usados com uma média de 66% do stock disponível em 2023, contudo tem vindo a decrescer consideravelmente ao longo do ano. Estes dados revelam uma mudança nas preferências dos condutores, possivelmente impulsionada por fatores como a conscientização ambiental, regulamentações mais rigorosas e a crescente aceitação de alternativas mais sustentáveis.
6. Quais os segmentos dos veículos com maior oferta no mercado?
Aqui, as tendências dividem-se. Os dados apontam para a prevalência dos automóveis utilitários, SUV/TT, carrinhas e citadinos. Os primeiros lideram pela versatilidade, espaço e funcionalidade, ao passo que os SUVs têm propostas irrecusáveis para quem precisa de um carro que se adapte a diferentes condições de estrada. O apelo das carrinhas continua a atrair quem precisa de mais espaço, como é o caso das famílias ou profissionais que precisam de transportar mais carga.
7. Qual o PVP médio dos carros e qual a tendência?
O preço é sempre um dos fatores que mais influenciam a escolha do próximo automóvel. O preço médio em 2023 com base nos anúncios dos comerciais profissionais foi €23.143. Registamos um crescimento de 4,9% quando comparado com o início do ano, que pode ser resultante do aumento da oferta de carros mais caros no mercado, tanto por tipologia com os carros elétricos e híbridos como pela idade média da carteira em stock com os carros até 2 anos.
Este valor foi impactado pelo aumento do PVP médio das viaturas em stock a Diesel (+2,6%), a gasolina (+0.9%) e sobretudo das viaturas híbridas (+7,8%). Esta última foi a tipologia que mais viu aumentar o seu PVP médio ao longo de 2023 e que a meio do ano passou a ser a mais cara, ultrapassando os carros elétricos.
Os carros elétricos, durante o ano de 2023 foram a única tipologia com uma tendência de descida dos PVP médios (-6,2%). À medida que a sensibilização sobre questões ambientais aumenta, os tempos de carga diminuem, a rede de carga expande, a autonomia aumenta, e os preços baixam, é provável que cada vez mais condutores passem a considerar carros elétricos como uma opção de compra.
Conclusão: como foi 2023 para o mercado automóvel de usados?
Na Carmine.pt existe uma grande pesquisa por carros SUV e o gasóleo ainda é o líder de procuras, apesar de as opções mais sustentáveis estarem em ascensão. Ainda, a maior parte das viaturas em stock têm entre 5 e 10 anos, e o preço médio das viaturas em stock aumentou, sendo as mais caras as viaturas híbridas. E tu, o que preferes? Está em linha com estes dados? Deixa nos comentários!