Carros híbridos: que tipos existem e quais as vantagens?

Os carros híbridos combinam o melhor da tecnologia elétrica e a combustão, com baixos custos de utilização e sem preocupações com a bateria. Descobre as vantagens.

carros híbridos carmine

Experiência de condução superior, incentivos fiscais e economia de consumos – são os principais fatores que tornam os carros híbridos uma opção de transporte cada vez mais valorizada em todo o mundo, e também em Portugal. Reflexo disso são os resultados de um estudo da Associação Automóvel de Portugal, que indicam que um em cada dois consumidores portugueses quer comprar carro híbrido ou elétrico, até 35 mil euros. Descobre como funcionam os carros híbridos e tira todas as dúvidas antes de tomares a tua decisão.

O que é e como funciona um carro híbrido?

Os carros híbridos são veículos movidos por um motor de combustão e por um motor elétrico, que se complementam. Diferem dos carros elétricos na medida em que estes apenas funcionam com recurso a eletricidade, e dos carros convencionais, que dependem de um motor de combustão. Em algumas situações, principalmente a baixas velocidades, o motor elétrico faz todo o trabalho de locomoção, outras vezes, essa tarefa cabe ao motor tradicional – o que permite um aumento da autonomia total dos carros híbridos.

O recurso a um ou outro motor pode ser definido pelo utilizador, ou o próprio sistema pode fazer automaticamente essa gestão, conforme o mais adequado para cada momento. O motor de combustão pode ainda carregar a bateria utilizada pelo motor elétrico e alguns modelos reaproveitam energia elétrica a partir da inércia ou das travagens, e reutilizam-na para carregar a bateria (a chamada travagem regenerativa). Assim, toda a energia é aproveitada, e o resultado é um menor consumo de combustível e uma maior eficiência energética, particularmente importante para o “para-arranca” das cidades.

Além disso, os carros híbridos proporcionam uma aceleração mais suave, tornando a condução confortável, quer em centros urbanos, quer em autoestradas.

Diferença entre híbrido e híbrido plug in

Quando se trata de carros híbridos, é fácil confundir as diferentes tecnologias disponíveis no mercado. Dois termos frequentemente utilizados são “híbrido” e “híbrido plug-in“. Estas são as principais diferenças entre um e outro.

Carros híbridos convencionais, full hybrid ou HEV (Hybrid Electric Vehicle)

  • Funcionamento: o motor elétrico funciona como um suporte ao motor a combustão. Em situações normais de condução, o motor a combustão é o principal responsável pelo movimento do veículo.
  • Carregamento: a bateria do motor elétrico é carregada apenas enquanto o veículo está em movimento, ao utilizar a energia gerada pelo motor a combustão e pelo sistema de travagem regenerativo. Neste caso, não é possível carregar a bateria externamente.

Carros híbridos plug-in ou PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle)

  • Funcionamento: o motor elétrico pode atuar tanto como secundário quanto como principal. Dependendo da carga da bateria, um PHEV pode operar em modo totalmente elétrico, o que permite o veículo mover-se sem utilizar o motor a combustão.
  • Carregamento: a bateria pode ser carregada de duas formas: através da energia gerada enquanto o carro está em movimento e através de uma fonte externa. A possibilidade de carregar o PHEV por uma tomada permite que o veículo ganhe autonomia elétrica adicional, o que resulta em menor consumo de combustível e emissões.

Quais os benefícios fiscais para os carros híbridos?

Ao contrário dos carros 100% elétricos, o Estado não oferece apoios financeiros à compra de um carro híbrido. No entanto, existem outros incentivos fiscais para carros híbridos a usufruir, a título individual ou para empresas.

Benefícios fiscais para particulares

Os benefícios para particulares incluem a redução do ISV (Imposto Sobre Veículos) até 75%.

  • Veículos híbridos plug-in: redução de 75% do ISV para veículos com autonomia mínima de 50 km no modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km.
  • Veículos híbridos convencionais: redução de 40% do ISV para veículos com autonomia mínima de 50 km no modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km.

 Benefícios fiscais para empresas

Já para empresas, o principal apoio vem na forma de uma redução das taxas de tributação autónoma, poupança no ISV e até redução do IVA com eletricidade.

  • Para veículos com autonomia mínima de 50 km e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km, as taxas de Tributação Autónoma são de 5% se o custo de aquisição inferior a 27.500 euros, 10% se o custo for de 27.500 e 35.000 euros e 17,5% para veículos com custo de aquisição igual ou superior a 35.000 euros.
  • Redução de 75% do ISV para veículos com autonomia mínima de 50 km no modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km (híbridos plug-in) e 40% no caso de veículos híbridos convencionais.
  • Dedução total do IVA sobre eletricidade utilizada em viaturas elétricas ou híbridas plug-in.
  • Dedução total do IVA na aquisição, fabrico, importação, locação e transformação em viaturas elétricas ou híbridas plug-in, se o custo não exceder 50.000 euros.
  • Depreciação das viaturas ligeiras de passageiros ou mistas, até 50.000 euros, pode ser considerada como gasto.

Breve história dos carros híbridos

Talvez não imagines, mas o primeiro carro híbrido tem mais de cem anos. O primeiro nasceu pela mão de Ferdinand Porsche e foi batizado com o nome Egger-Lohner C.2 Phaeton: era movido por um motor elétrico com potência entre 2,9 e 4,9 cavalos, e atingia uma velocidade máxima de 25 km/h.

Algum tempo mais tarde, já em 1900, Porsche criou o primeiro carro híbrido funcional, o “Semper Vivus”, cujo nome foi inspirado na sua elevada autonomia, assim considerada à época. Chegaram a ser produzidas algumas centenas deste veículo, mas a produção foi descontinuada devido ao elevado custo da tecnologia.

Mais recentemente, em 1997, a Toyota retomou este trabalho e lançou o modelo Prius, que atualmente se encontra exposto no Museu Toyota. A marca conseguiu demonstrar os méritos da tecnologia híbrida, de quais muitos duvidaram, e o fabrico dos carros híbridos foi progressivamente reativado para níveis de produção em massa, em todo o mundo. Foram os primeiros passos para a mudança de paradigma e para a progressiva consciencialização ambiental no setor automóvel.

Que tipo de carros híbridos existem?

Existem três tipos diferentes de carros híbridos, consoante o seu tipo de funcionamento: com funcionamento em série, em paralelo ou combinado (plug-in).

Carros híbridos com funcionamento em série

Os carros híbridos com funcionamento em série recorrem apenas ao motor elétrico para impulsionar a locomoção, não existindo qualquer ligação entre o motor mecânico e as rodas. A função do motor a combustível é apenas carregar a bateria que alimenta o motor elétrico, o que o aproxima mais do funcionamento de um carro 100% elétrico.

Carros híbridos com funcionamento em paralelo

Os carros híbridos com funcionamento em paralelo solicitam a energia de locomoção a ambos os motores (o elétrico e o tradicional). Neste caso, os dois propulsores trabalham em simultâneo, o que representa mais energia para todo o sistema e um maior nível de potência na saída e na aceleração.

Carros híbridos com funcionamento combinado/plug-in

Os carros híbridos com funcionamento combinado/plug-in também são constituídos por dois motores (um elétrico e um a combustão), com duas diferenças importantes. Os motores trabalham de forma independente, ou seja, o veículo consegue locomover-se em modo 100% elétrico. A segunda grande diferença reside na possibilidade de carregar a bateria do motor elétrico a partir de uma fonte externa de eletricidade – de casa, do escritório ou de um posto público de carregamento.

Quais as vantagens dos carros híbridos?

As vantagens dos carros híbridos são várias, tanto financeiras, ambientais e de conforto de utilização.

Os carros híbridos emitem menores quantidades de CO2

Por recorrerem à eletricidade como fonte de energia, e menos aos combustíveis fósseis, os carros híbridos emitem menos poluentes para a atmosfera, sobretudo em situações de “para-arranca”, quando o motor elétrico assume as funções.

As despesas com combustível são menores nos carros híbridos

Os carros híbridos, por serem auxiliados pelo motor elétrico, consomem menos gasolina ou gasóleo. Os combustíveis fósseis são mais caros por quilómetro percorrido do que a energia elétrica, o que se traduz numa redução de despesas com o combustível.

A compra de carros híbridos beneficia de apoios do Estado

O Estado incentiva a aquisição de carros híbridos plug-in com uma redução do Imposto Sobre Veículos (ISV), se emitirem menos de 50 g/km de CO2 e com autonomia superior a 50 km. Existe também lugar à diminuição do valor do Imposto Único de Circulação.

Os carros híbridos proporcionam uma experiência única de conforto

É também um dos benefícios dos carros híbridos apresentarem maior estabilidade e maior segurança, sobretudo em conduções mais dinâmicas, quando são necessárias acelerações mais fortes e manobras agilizadas. A circulação em modo elétrico proporciona viagens mais silenciosas e suaves.

Híbridos vs. elétricos: qual a escolha certa para mim?

Para fazer a escolha certa, é fundamental comparar as características e vantagens de cada tipo e ver qual o que melhor se ajusta ao que precisas. Aqui está o que deves considerar.

 HíbridosElétricos
AutonomiaIlimitada. Continuam a circular com gasolina quando a carga elétrica acaba.Depende da capacidade da bateria e das condições de condução.
Eficiência energéticaEficientes em termos de consumo de combustível fóssil.Altamente eficientes, pois não requerem combustível fóssil.
CustosModerados, porque requerem menos combustível fóssil que os carros convencionais.Baixos, porque a energia é mais barata que a gasolina.
Impacto ambientalEmitem poluentes, mas menos que os carros convencionais.Totalmente livres de emissões.
Custo inicialTende a ser mais baixo do que os veículos elétricos.Tende a ser mais caro, mas os incentivos estatais ajudam a compensar.
Infraestrutura de carregamentoPodem ser abastecidos em postos de gasolina convencionais.Requerem postos de carregamento específicos, mas estão a aumentar cada vez mais.

Assim, escolhe um carro híbrido se:

  • Precisas de uma autonomia ilimitada.
  • Preferes uma transição suave com menor dependência de infraestrutura de carregamento.
  • Estás preocupado com o custo inicial e procuras uma opção mais acessível.

Escolhe um carro elétrico se:

  • Estás comprometido com a redução de emissões e o meio ambiente.
  • Vives ou trabalhas numa área onde há bastantes postos de carregamento, ou estás disposto a investir numa Wallbox.
  • Valorizas os benefícios a longo prazo de custos mais baixos e tecnologia avançada.

Avalia as tuas necessidades pessoais, estilo de vida e considerações financeiras antes de tomar uma decisão final.

Top 6 de carros híbridos a ter debaixo de olho

Deixamos-te 6 sugestões de carros híbridos que estão a dar cartas no mercado.

1. Toyota Prius, um dos híbridos pioneiros

toyota prius carros económicos

Toyota Prius usado é um dos melhores carros híbridos para adicionares à tua lista de considerações. Foi um dos primeiros a aparecer no mercado e tem uma média de consumo bastante económica, de 4,4 litros por 100 quilómetros. O motor é eficiente, especialmente em velocidades mais baixas.

Além disso, a tecnologia híbrida permite aproveitar a energia da redução da velocidade e da travagem para a bateria elétrica, o que maximiza ainda mais a eficiência. Este híbrido “autossuficiente” também convence pela imagem: boas proporções que o aproximam de uma identidade dinâmica e desportiva

2. DS7, potência e conforto excecionais

phev carmine

Não é fácil ultrapassar este híbrido francês, graças aos seus 360 CV de potência, tração às quatro rodas e 58 km de autonomia em modo elétrico. É o DS mais potente de sempre, que coloca a concorrência em sentido. Consegue chegar ao 100 km/h em apenas 5,6 segundos e atingir os 235 km/h de velocidade máxima.

Além disso, sente-se o savoir-faire francês da marca logo ao entrar, com uma notória atenção ao detalhe e alta qualidade de construção, digna de uma proposta premium. O DS7 usado é nobre, elegante, confortável e potente. Pouco mais se poderia desejar.

3. Opel Astra, moderno e eficiente

opel astra carmine

O Opel Astra usado tem passado por várias atualizações de imagem, sendo que atualmente é um dos híbridos mais modernos do mercado. Está equipado com as mais recentes soluções tecnológicas de conforto e assistência à condução, que transformam qualquer viagem num prazer.

Debaixo do capot encontramos um motor a gasolina em perfeita harmonia com um motor elétrico, e potências a atingir os 225 CV. A tecnologia híbrida recarregável maximiza a potência e o desempenho, adaptando-se perfeitamente à tua viagem, condições da estrada e estado de espírito.

4. Peugeot 208, ágil e felino

carros mais económicos carmine

O Peugeot 208 usado destaca-se pela silhueta esculpida e curvas musculadas, que lhe dão um ar felino. Para isso contribuem também as já icónicas luzes LED de três garras. Mas é na performance que os seus atributos mais impressionam: a aceleração de 0 a 100km/h é conseguida em 8 segundos.

Quanto ao consumo, nada tem de leão. Fica-se por uns comedidos 2,1 litros por cada 100 km, o que é um dos valores mais baixos do mercado. Este modelo está entre os melhores carros híbridos disponíveis no mercado de usados. Conta também com a tecnologia de travagem regenerativa, para maximizar o carregamento da bateria nos momentos de desaceleração.

5. Volkswagen Golf, o citadino de confiança

volkswagen golf carmine

O Volkswagen Golf usado é um dos primeiros carros que nos lembramos quando pensamos num citadino confiável e eficiente. É a escolha sensata para quem procura uma economia com carros híbridos, sem comprometer o desempenho ou o conforto. Isto porque os dois motores trabalham em conjunto para atingir uma potência combinada até 204 CV, mais do que suficiente para se despachar no trânsito e também para se mostrar mais desportivo noutros percursos.

É perfeitamente possível fazer 50 quilómetros sem emissões, e os consumos rondam os 2,5 litros por 100 quilómetros. Um híbrido potente, divertido e reconfortante de conduzir.

6. Fiat 500, a elegância italiana

fiat 500 carmine

Um dos citadinos mais vendidos na Europa. O Fiat 500 usado mantém-se tão atual e desejado como quando foi lançado e, em boa verdade, em equipa vencedora não se mexe.

A média de consumo situa-se nos 5,4 l/100 km, e parte da energia elétrica que precisa vem da recuperação da energia cinética durante as travagens e desacelerações. Conduzi-lo, por si só, é uma experiência divertida e elegante.

Faz uma escolha informada e esclarecida do teu novo carro híbrido

A compra de um automóvel é sempre um momento de vida importante, e agora ficas mais bem informado sobre as vantagens em adquirir um carro híbrido, e mais preparado para fazer a escolha acertada. Assim, pesa os prós e os contras, a nível financeiro e ambiental, e avalia se, no teu caso, a compra compensa. Qualquer que seja a tua decisão, explora todos os carros usados à venda em Carmine.pt para encontrares o teu próximo parceiro de estrada.

Partilha Este Artigo