Renault Twingo: o carro mais divertido do mercado?
Este simpático citadino já atravessou várias gerações, e teve de fazer mudanças para se manter competitivo. O que há de novo no Renault Twingo?
O Renault Twingo já cá anda desde 1992, e ninguém lhe tira o estatuto de um dos veículos mais acessíveis e divertidos do mercado. Sem complexos, com um design convidativo, e equipado com toda a tecnologia necessária para o dia-a-dia, a nova versão está mais apetecível do que nunca. É caso para perguntar: quem anda na cidade precisa de mais? Isto é o que podes esperar do Renault Twingo.
Desempenho: na cidade como um peixe na água
O pequeno Renault apresenta-se com duas motorizações: uma a gasolina e outra 100% elétrica. A primeira conta com um motor SCe65 de 65 CV e 95 Nm, associado a uma caixa manual de cinco velocidades, atingindo a velocidade máxima de 158 km/h. Conduzir o Renault Twingo é uma experiência, graças à grande agilidade e prontidão que o binário entrega.
Merece ainda destaque o facto de o Renault Twingo ter o melhor raio de viragem da sua categoria, o que faz com se esgueire por todo o lado e finte facilmente obstáculos. Dá a sensação de que uma roda não sai do sítio, enquanto as outras fazem a volta completa.
A versão elétrica, a antecipar o fim dos combustíveis fósseis, é movida por um motor de 60 kW e binário de 160 Nm. A autonomia anunciada situa-se nos 190 km – mais do que suficiente para um dia completo sem carregar – e vem equipado com um cabo que pode ser utilizado, quer num posto de carregamento público, como doméstico, incluindo até as tomadas convencionais. Assim, podes recarregar o teu Renault elétrico em casa, no trabalho, em viagem ou em qualquer lugar, com a aplicação My Renault que ajuda a controlar remotamente o nível de carga. Estão disponíveis três níveis de travagem regenerativa, que entram em ação logo que tiras o pé do acelerador. É um verdadeiro prazer conduzir esta versão elétrica, ultra enérgica, sem ruído e sem emissões.
Design: retro e ainda mais personalizado
O design do Renault Twingo reinventa-se a cada geração, com novos detalhes que acompanham a evolução do mundo automóvel. Contudo, mantém a sua identidade de tal forma que, quando o vês na estrada, não tens qualquer dúvida que ainda é um Twingo.
A nova geração recebeu uma face dianteira redesenhada, com detalhes cromados, LED integradas nas óticas dianteiras e traseiras e uma assinatura luminosa em C. Junta-se ainda a possibilidade de escolher as cores entre opções como amarelo mango, azul céu, preto estrela, cinzento lunar, vermelho flamme e branco quartz. Podes personalizar o exterior com pormenores como linhas ou pontos para combinar com o teu estilo, e capas de retrovisor e proteções inferiores de porta. Tudo argumentos que o posicionam como um dos favoritos do público mais jovem.
Quanto ao interior, o Renault Twingo engana. Olhando de fora, o habitáculo é muito mais espaçoso do que se pode esperar das suas dimensões compactas. Há 5 portas, um banco traseiro rebatível 50/50, um piso plano e 2,31 m de comprimento de capacidade de carga. Graças ao design das portas traseiras, é fácil aceder ao interior para, por exemplo, colocar uma cadeira de criança.
Nota muito positiva também para os vários espaços de arrumo, inteligentemente distribuídos pelo interior. O espaço de arrumação central transforma-se num porta-bebidas modulável ou num compartimento para guardar o telemóvel. O porta-luvas é fechado e há uma prateleira traseira rígida para pousar o que precisares. Assim, não só o interior é invulgarmente espaçoso, como está bastante bem organizado.
Equipamento: nunca o Renault Twingo foi tão inteligente
O Renault Twingo é um ótimo copiloto. O sistema multimédia easy link permite replicar as tuas aplicações preferidas Android Auto ou Apple CarPlay num ecrã tátil de 7 polegadas. Assim, podes aceder ao teu Google Maps ou Waze sem tirar os olhos da estrada, bem como aos teus podcasts preferidos, telefone, mensagens e muito mais, em total segurança. Tudo isto acessível através de comando tátil ou de voz.
Estacionar o Twingo é uma brincadeira, não só pelas suas dimensões compactas mas também pela excelente visibilidade, auxiliada pela câmara de marcha-atrás. Destaque também para o alerta de transposição involuntária de faixa, sensores de chuva e regulador de luminosidade, disponíveis de série. A consola central conta com entradas USB para te fornecer mais um nível de ligação para o que precisares.
Além disso, a experiência Renault Connect traz vários serviços associados que podem ser especialmente úteis no dia-a-dia. Por exemplo, quando não te lembrares onde o estacionaste, o Renault Twingo diz-te, através do telemóvel, onde está e até te orienta o caminho, percorrendo contigo os últimos metros como peão.
Preço: um dos mais acessíveis do mercado
Por apenas 15.480 euros já podes levar um Renault Twingo novo, a gasolina, para casa. Se preferires a versão elétrica, terás de desembolsar 27.020 euros, sendo que ambos os valores vão subindo de acordo com o nível de esquipamento.
Trata-se de uma boa relação qualidade preço, sendo que a versão elétrica é mesmo uma das formas mais acessíveis para entrar na mobilidade sustentável. Contudo, se o orçamento for mais apertado, existem preços interessantes no mercado de usados, em Carmine.pt. Encontras alguns modelos já na ordem dos 7.000 euros, com pouco mais de 100.000 quilómetros de rodagem.
Veredito: o Renault Twingo vale a pena?
O Renault Twingo pode ser a melhor opção para ti se procuras um citadino que te acompanhe nas tarefas diárias e na habitual ida às compras. Também é capaz de transportar quatro adultos com razoável conforto e levar-te pelas autoestradas e vias suburbanas.
Tem um preço acessível no universo dos elétricos e um nível de equipamento mais do que aceitável para o segmento. Não há dúvidas que, com o Renault Twingo, estarás muito bem acompanhado. Espreita as oportunidades de usados disponíveis em Carmine.pt e faz a tua escolha.