O que é o Android Auto e como usar?
Fazer chamadas, responder a mensagens ou ouvir música sem tirar os olhos da estrada: é o que podes fazer com o Android Auto. Descobre o que é e como usar.
O smartphone já se tornou, praticamente, numa extensão do corpo humano, de tal forma domina as nossas atividades diárias. Mesmo ao volante, é difícil resistir às notificações. É aqui que entra o Android Auto. Este sistema permite utilizar muitas aplicações do telemóvel diretamente no painel do automóvel. GPS, telefone, SMS, chat e música são algumas das opções. Descobre o que é o Android Auto e como o podes ligar facilmente no teu carro.
O que é o Android Auto e como funciona?
O Android Auto é uma aplicação que emparelha o smartphone com o carro, permitindo o acesso simples e seguro a várias funcionalidades do telemóvel diretamente através do ecrã do automóvel. Dito doutro modo, o sistema de informação e entretenimento do carro torna-se uma extensão para as funcionalidades do teu dispositivo móvel.
Desta forma, a vida do condutor é facilitada, na medida em que passa a controlar totalmente o telemóvel através do carro. Por exemplo, com o Android Auto podes ouvir a tua playlist no Spotify, acompanhar notícias no Google News, consultar o estado do tempo, traçar a melhor rota com o Google Maps, enviar mensagens pelo WhatsApp ou atender chamadas – tudo sem usar as mãos. Podes até pedir ao Assistente Google para encontrar bombas de combustível pelo caminho, verificar a estação de carregamento elétrico mais próxima ou reservar um lugar de estacionamento à hora de chegada.
Quais são as vantagens do Android Auto?
O Android Auto torna qualquer viagem mais segura, útil e divertida. A principal vantagem reside no facto de não precisares de tirar os olhos da estrada para efetuar ações que, de outra forma, seriam perigosas durante a condução. A gestão pode ser feita no ecrã tátil, nos comandos do volante ou, em alguns casos, por voz. Os níveis de sinistralidade motivados pela utilização do telemóvel podem assim ser significativamente reduzidos.
Além disso, as aplicações estão associadas ao telemóvel e não ao carro, o que faz com que estejam sempre atualizadas. Se precisares de trocar de carro ou usar um veículo alugado, basta ligar o telemóvel para teres a mesma experiência, uma vez que fica tudo no smartphone. Por último e não menos importante, consegues realizar uma variedade de tarefas apenas com a voz, como pedir a reprodução de uma música ou ditar mensagens.
Alguns desenvolvimentos recentes do Android Auto vão ainda mais longe e permitem controlar o próprio veículo por meio de controlo de voz, como ativar o sistema de manutenção da faixa de rodagem, regular a temperatura ou consultar o nível de bateria no caso de carros elétricos.
App Android Auto
Com a App Android Auto, podes aceder facilmente às tuas apps favoritas sem tirar os olhos da estrada.
Android Auto apps compatíveis
Uma das grandes vantagens do Android Auto é a compatibilidade com uma vasta gama de apps. Desde navegação, como o Google Maps e Waze, até apps de mensagens como o WhatsApp, tens tudo o que precisas ao teu alcance. Podes também usar apps de podcasts ou até mesmo apps de audiolivros, para te entreteres durante as viagens. A lista de apps compatíveis está sempre a crescer, o que significa que tens cada vez mais opções para personalizar a tua experiência de condução.
Spotify no Android Auto
Se és fã de música, vais adorar usar o Spotify no carro. Com a integração do Spotify, podes aceder facilmente às tuas playlists, álbuns e podcasts favoritos enquanto conduzes. A interface é simples e intuitiva, permitindo-te navegar pela tua biblioteca musical sem distrações. Podes usar comandos de voz para procurar músicas, mudar de faixa, descobrir novas músicas ou acompanhar o último episódio do teu podcast preferido – e tudo sem tirar as mãos do volante.
Como ligar o Android Auto passo a passo
Para poderes ligar o Android Auto no teu carro, vais precisar, antes de mais, de um acesso estável à Internet, por meio dos dados móveis do smartphone ou do automóvel. Caso tenhas um tarifário limitado, a utilização pode incorrer em custos elevados.
Posto isto, o emparelhamento inicial é feito por meio de cabo USB, sendo também possível de ser efetuado via wireless nos equipamentos mais recentes. Passamos a descrever, passo a passo, como o fazer.
- Certifica-te de que o telemóvel tem uma ligação de dados móveis forte e rápida.
- Liga primeiro o carro e garante que está em posição de estacionamento.
- Liga o teu carro ao telemóvel através do cabo USB ou, em alternativa, por ligação Bluetooth.
- Permite a ativação automática do Bluetooth quando o Android Auto estiver ligado ao automóvel, e mantém esta ligação sempre ativada durante a configuração, assim como o Wi-Fi e a localização.
- Segue as instruções no ecrã para concluir a configuração.
- Não comeces a conduzir antes de terminares a configuração.
Android auto: carros compatíveis
Esta tecnologia está disponível numa lista cada vez mais extensa de marcas e modelos. As estatísticas mostram que o modo wireless já está a funcionar em mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo, e novos modelos são adicionados à medida que vão sendo confirmados. Regra geral, os modelos a partir de 2016 ou 2017 são compatíveis.
Por exemplo, toda a gama BMW a partir de 2017, já está preparada para o Android Auto. O mesmo acontece com o Fiat 500 ou o Citroën C3, a partir de 2016. Quase toda a gama da Audi, Honda, Ford, Maserati, SEAT, Volkswagen ou Mercedes também já aderiram. Em suma, encontrar um carro carro com Android Auto é atualmente mais a regra do que a exceção.
Peugeot 2008 Android Auto
Este SUV compacto, de design imponente e equipamentos avançados, torna-se ainda mais impressionante com a integração do Android Auto. A conectividade é simples e intuitiva. Primeiro, verifica se já está instalado no teu smartphone. Se não estiver, instala-o.
De seguida, liga o smartphone ao sistema multimédia do Peugeot 2008 através de um cabo USB. Quando o smartphone estiver corretamente conectado, aparecerá uma mensagem no telemóvel com a indicação de que está ligado ao sistema. As tuas aplicações irão surgir no painel de controlo do carro, e terás também acesso a ficheiros armazenados no telemóvel, como músicas ou listas de reprodução.
Viagens mais seguras e confortáveis com o Android Auto
Muitos condutores já não passam sem o Android Auto, de tal forma que veio simplificar e enriquecer o seu dia a dia de condução. Os tempos mortos no trânsito ou em trajetos mais longos podem tornar-se momentos de puro entretenimento, informação e até de produtividade. Ouvir um podcast ou adiantar algumas tarefas de trabalho, sem comprometer a segurança – é o que o teu novo copiloto inteligente te permite fazer.