Comprar carros usados: tudo o que precisas de saber

Comprar um carro usado é uma forma de ter um veículo de sonho, sem comprometer o orçamento. Descobre como conseguir o melhor negócio com este guia completo.

comprar carros usados carmine

Comprar um carro usado é a escolha inteligente. Os preços são muito mais acessíveis do que os dos modelos novos, existe uma enorme diversidade de viaturas no mercado – de todas as marcas e motorizações – e há cada vez mais formas de saber com precisão aquilo que se está a comprar. Mas para que comprar um carro de sonho não seja um pesadelo, é necessário ter alguns cuidados. Por isso, criamos este guia completo com as dicas mais importantes a ter em conta no momento de fechar negócio.


O que são carros usados?

Os carros podem ser classificados em 3 categorias: novo, seminovo e usado. As variáveis que determinam esta classificação relacionam-se com o tempo de utilização, número de proprietários, quilometragem e estado de conservação.

  • Um carro novo é aquele que acaba de sair da fábrica, ainda sem ser utilizado e sem proprietário.
  • Os carros seminovos são todos os veículos com idade até 3 anos (considerando o tempo de fabrico e não tempo de uso), tendo tido apenas um proprietário, com uma rodagem até 20 mil quilómetros por ano e em excelente estado de conservação.
  • Os carros usados têm uma idade superior a 3 anos, tiveram mais do que um proprietário e uma rodagem superior a 20 mil quilómetros por ano. O estado de conservação depende em grande medida da utilização passada e é geralmente discriminado no descritivo do veículo.

Apesar de esta classificação gerar alguma controvérsia no mundo automóvel, ainda assim são critérios amplamente utilizados como ponto de referência.

Os carros usados são os mais acessíveis. São, por isso, uma opção cada vez mais escolhida por quem quer adquirir um carro em excelente estado, por uma fração do preço original. Mas há muitas outras vantagens.


Quais as vantagens de comprar carros usados?

As vantagens de comprar carros usados vão bem além do fator económico. Estas são as principais.

1. Comprar um carro usado é mais barato

Comprar um carro usado é uma forma de adquirir o veículo com que sempre sonhaste, mas que, como novo, teria um preço proibitivo. Além disso, o facto de o valor ser mais baixo faz com que muitos dos custos indiretos também sejam inferiores – como os seguros ou as manutenções, por exemplo. A própria documentação é mais económica, uma vez que a transferência de propriedade tem um custo inferior à documentação envolvida na aquisição de um carro novo. Em suma, podes ter um carro em excelentes condições pagando muito menos.

2. Um carro usado desvaloriza menos

Assim que um carro novo sai da concessionária, começa de imediato a desvalorizar – em média, desvaloriza 20% por ano. Após este período, a desvalorização é mais lenta. Por isso, quando compras um carro usado, já não sofrerás a desvalorização inicial.

3. Não é preciso esperar pelos carros usados

Esperar para conduzir um carro que já foi comprado pode ser frustrante. É o que acontece com um carro novo: tens de esperar pela encomenda e pelo transporte que, em alguns casos, podem demorar meses. Quando compras um carro usado, podes começar a ter o prazer de o conduzir, normalmente, em apenas dois ou três dias.

4. Os carros usados também têm garantia

A garantia não é exclusiva dos carros novos ou seminovos – os stands automóveis também dão garantia na venda de carros usados. Além disso, ainda poderás encontrar um carro usado com a garantia da fábrica; isto porque muitos fabricantes estendem as garantias por um período superior a três anos.


Como avaliar carros usados?

A avaliação de carros usados envolve uma série de etapas que ajudam a perceber se o valor é justo.

Histórico do veículo

Verifica o histórico do carro para saberes se esteve envolvido em acidentes anteriores, reparações, registos de propriedade e possíveis problemas legais. Podes facilmente obter essas informações no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Basta inserir a matrícula do carro que estás a avaliar e receberás por email um relatório com todo o historial de inspeções.

Estado exterior do carro

Inspeciona a carroçaria do carro e vê se encontras sinais de danos, corrosão, amolgadelas, arranhões ou ferrugem.

Estado interior do carro

Verifica o carro por dentro e procura algo que indique desgaste excessivo nos assentos, no volante, nos tapetes e nas áreas de contacto frequente. Vê também se todos os recursos, como ar condicionado, sistema de som, luzes e vidros elétricos estão a funcionar corretamente.

Faz um test-drive

Experimenta o carro para avaliar o seu desempenho. Presta atenção a ruídos estranhos, trepidações, problemas na caixa de velocidades e na travagem. 

Manutenção

Pede ao vendedor os registos de manutenção e serviços realizados no carro. Isto pode fornecer informações sobre o cuidado que o carro recebeu ao longo do tempo.

Motor

Abre o capot e vê se há sinais de fugas, sobreaquecimento ou desgaste. Se possível verifica também o nível e a cor do óleo, líquido de refrigeração e dos travões.

Pneus

Verifica o estado dos pneus, incluindo o nível de desgaste e a profundidade dos sulcos. Pneus gastos ou com desgaste irregular podem indicar problemas de alinhamento ou suspensão.

Valor de mercado

Pesquisa o valor de mercado do carro usado que estás a avaliar. Consulta as estimativas de preços com base no modelo, ano, quilometragem e condição geral do carro.



Mitos sobre carros usados: separa o facto da ficção

Não fundamentes a tua decisão em meias-verdades que por vezes se disseminam quando se partilham experiências relativas à compra de carros usados. Muitas vezes, os mitos impedem a realização de um bom negócio. Apoia-te na informação segura e confiável para fazeres boas escolhas. Esclarecemos aqui alguns dos mitos mais comuns.

1. O número de quilómetros é o critério de seleção mais importante

Na verdade, uma baixa quilometragem não garante que o carro usado esteja em bom estado. Dá mais importância ao histórico de manutenção do que ao número de quilómetros que o carro usado tem.

2. Os carros que apenas tiveram um proprietário são melhores que os outros

Este critério também não é garantia de qualidade. É mais importante o tratamento que o proprietário dá ao carro usado. Um carro pode ter tido apenas um proprietário que ocasionou danos no veículo através de um estilo de condução agressiva ou de poucos cuidados de manutenção. Por outro lado, pode ter tido três ou quatros proprietários que cuidaram adequadamente do estado de conservação do veículo.

3. Se comprar um carro usado, vou ser enganado

Felizmente, esta é mais a exceção do que a regra. Como em tudo na vida, estares bem informado e bem preparado é a principal forma de te protegeres.

4. Comprar um carro usado é sempre uma lotaria

É possível fazer uma escolha certada, sem surpresas. Basta fazer uma boa avaliação do carro. Com uma revisão e check-up confiável, é possível analisar o motor, direção, amortecedores, pneus, sistema elétrico e outros fatores essenciais para tomar uma decisão informada.


Passo-a-passo: como comprar um carro usado

Num mundo ideal, escolhias o carro, pagavas ao vendedor e partias estrada fora. No mundo real, poderão existir alguns contratempos ao longo do processo. Mas se estiveres informado e preparado, a maioria dos riscos são evitáveis. Se não tens experiência em comprar carros usados, segue estas melhores práticas para compra de carros usados.

1. Define um orçamento

Antes de começar a pesquisa, estipula quanto podes gastar num carro usado. Desta forma, é mais fácil restringir a tua escolha e não gastas tempo a considerar carros fora do alcance.

2. Pede a documentação

Antes de efetuar a compra, verifica tudo o que esteja relacionado com o carro: o nome no registo de propriedade, o número do chassis e dívidas por liquidar. Para isso, basta acederes ao site do IMT, inserir a matrícula do carro que queres comprar, e receberás por email um relatório com todo o historial de inspeções.

3. Presta atenção aos detalhes

Pelo facto de não conheceres em detalhe o carro usado, podes não reparar em anomalias não visíveis. Contudo, a Lei prevê que um stand de automóveis ou um vendedor profissional de carros usados ofereça, no mínimo, 18 meses de garantia. Já os vendedores particulares não têm esta obrigação.

Procura sinais de ferrugem na carroçaria, no piso e no fundo do porta-bagagens, e avalia o estado dos faróis, farolins e das jantes. Pares diferentes, descoloridos ou tortos podem indiciar acidentes prévios ou fraca manutenção. Além disso, verifica o estado dos bancos, dos cintos e dos espelhos.

4. Faz um test-drive

Experimentar o carro é uma boa forma de o testar e de verificar se está em boas condições. Estes são os principais fatores a que deves dar atenção:

  • Confirma se o motor pega à primeira volta e se trabalha a um ritmo estável.
  • Verifica se a direção está alinhada e se reproduz bem os movimentos do volante.
  • Certifica-te que não sentes nem ouve pancadas na embraiagem.
  • Liga as luzes e confirma se a rotação do motor não se altera e que as luzes não diminuem.
  • Verifica se o carro se desvia ou se o volante vibra quando usas os travões.
  • Avalia o estado da suspensão fazendo uma travagem forte e vendo se o carro se mantém em linha reta.
  • Com o motor desligado, confirma se as mudanças entram com facilidade e, com o motor ligado, certifica-te de que não existem folgas.

5. Mais vale bem acompanhado que sozinho

Está é uma das melhores práticas para compra de carros usados. Faz-te sempre acompanhar de um profissional para te certificares que a viatura está em bom estado, sobretudo se a mecânica não é o teu forte. Pede uma vistoria técnica que confirme que a compra que estás prestes a fazer é segura.

6. Compara preços

Ainda que o valor te pareça convidativo, não deixes de comparar – consulta sempre alternativas de preço para o carro que queres comprar. Por vezes, uma pesquisa mais detalhada é suficiente para encontrares o mesmo carro, em condições semelhantes, mas a preços diferentes. Assim, dedica algum tempo na procura de uma solução com a melhor relação qualidade/preço. Podes fazê-lo em Camine.pt, onde vais encontrar milhares de boas oportunidades de carros usados.

7. Faz uma simulação de seguros

Depois de decidires o carro usado que vais comprar, simula quanto irás pagar de seguro. Assim, evitas surpresas na hora de calcular o total, e a tua compra será mais consciente e informada.

8. Considera os custos mensais e anuais

Existem despesas indiretas que, muitas vezes, não são tidas em conta e que podem pesar no orçamento. Assim, faz uma estimativa dos custos mensais com o combustível, de acordo com os quilómetros que farás por dia. Calcula também o pagamento anual do Imposto Único de Circulação, que varia conforme a cilindrada, voltagem, idade e tipo de combustível.

9. Evita decisões por impulso

Ainda que tenhas a certeza do carro usado que queres comprar, trava o impulso. Dorme sobre o assunto e volta no dia seguinte. Esta é uma das melhores práticas para compra de carros usados. O entusiasmo ainda é o mesmo? Então avança.


Como evitar fraudes na compra de carros usados

Para além dos passos anteriores, segue estas dicas adicionais para evitar fraudes na compra de carros usados:

Consulta o número VIN

O Número de Identificação do Veículo (VIN) é como o número de identificação do carro. Utiliza-o para consultar online o histórico do veículo, que pode revelar se o carro esteve envolvido em acidentes, se foi roubado ou se a quilometragem foi alterada.

Desconfia de preços muito baixos

Se o preço do carro parecer bom demais para ser verdade, normalmente é. Preços muito baixos podem ser uma tática para atrair compradores e podem esconder problemas sérios. Faz uma análise cuidadosa para garantir que o preço é justo para o estado e a quilometragem do veículo.

Evita pagamentos em dinheiro

Sempre que possível, opte por métodos de pagamento rastreáveis, como transferência bancária. Isso cria um registo da transação e pode proteger contra possíveis burlas de venda de carros. Evitar pagamentos em dinheiro ajuda a garantir que todas as transações sejam documentadas e seguras.

Avalia o atendimento

Vê como o vendedor reage a perguntas difíceis ou a pedidos de verificação. Se ficar defensivo, evasivo ou frustrado, isso pode indicar que algo não está certo. Vendedores transparentes geralmente permanecem calmos e colaborativos, dispostos a fornecer informações claras e a responder a todas as tuas dúvidas de forma aberta.

Desconfia da pressa para fechar o negócio

Se o vendedor parecer muito apressado para concluir a venda, isso pode ser um sinal de alerta. Os vendedores legítimos estão dispostos a dar tempo para que tomes a tua decisão.


Quais os melhores carros usados?

A escolha dos melhores carros usados pode variar de acordo com as necessidades e preferências de cada um. No entanto, há alguns modelos que geralmente são considerados confiáveis, com boa reputação e que mantêm o seu valor ao longo do tempo.

Melhores carros usados até 3000€

É possível encontrar carros usados até 3000 euros em ótimo estado e de grandes marcas. Destacamos o Renault Clio usado, um dos carros mais vendidos em Portugal, que é barato, económico e fiável. Há várias opções no mercado de usados com bastantes quilómetros, mas com um bom desempenho.

Em alternativa, considera o Opel Corsa usado até 3000 euros, com uma imagem jovem que se mantém sempre atual. Além de ser barato, a manutenção e os consumos são reduzidos. É um dos modelos mais encontrados no mercado de usados e que vale a pena explorar.

Destacamos também o Volkswagen Polo usado, sempre fiável. É um dos carros usados que consegue manter as suas melhores caraterísticas ao longo do tempo, com uma qualidade de construção acima da média do segmento.

Melhores carros usados até 5000€

Com 5000€ já é possível encontrar verdadeiros achados. Por exemplo, o Smart ForTwo usado é um dos citadinos mais práticos, compactos e ágeis do mercado, especialmente pensado para as grandes cidades. Mesmo com muitos quilómetros, continua a ter um comportamento estável.

Considera também o Volkswagen Golf usado. É um dos campeões de vendas, durabilidade e fiabilidade. Além disso, é também uma opção segura para famílias. Os consumos económicos são outro ponto a favor deste modelo.

Melhores carros usados até 15000€

Quando o orçamento tem um pouco mais de folga, podes partir para carros usados mais recentes e com equipamentos mais tecnológicos. É o caso do Renault Captur usado até 15000€, que seduz à primeira vista. Mesmo as versões de entrada estão bem equipadas e, por um bom preço, encontras o carro ideal.

Merece também destaque o Audi A1 usado até 15000€. A marca está associada a um segmento de luxo, mas podes encontrar opções mais acessíveis no mercado de usados. Este modelo é jovem, sofisticado e conta com o desempenho e prestações acima da média, algo a que a Audi já nos habituou. 

Vale a pena conhecer o Volvo V40 usado até 15000€ que, apesar de já ter alguma idade, permanece surpreendentemente jovem. Está muito bem servido quanto a espaço de arrumação no interior do habitáculo, e as prestações não desiludem.


Comprar carros usados: perguntas frequentes

Damos de seguida resposta a algumas das dúvidas mais comuns sobre comprar carros usados.

O que devo verificar antes de comprar um carro usado?

Antes de comprar um carro usado, é essencial verificar o histórico do veículo, incluindo a documentação, o número de proprietários anteriores e se o carro já esteve envolvido em acidentes. Também deves inspecionar as condições mecânicas e estruturais, como o motor, a suspensão, os travões e o chassi, além da pintura, da carroçaria e do interior do veículo. Fazer um test drive para avaliar a experiência de condução e os sistemas eletrónicos é igualmente importante.

Como saber se o carro usado esteve envolvido em acidentes?

Para determinar se um carro usado esteve envolvido em acidentes, é crucial examinar a documentação do veículo e verificar os registos de manutenção, que podem indicar reparações profundas após acidentes. Além disso, uma inspeção visual pode revelar sinais de novas pinturas, desníveis na carroçaria ou peças trocadas, que são indícios de possíveis reparações devido a colisões.

Podes ainda utilizar o VIN (Número de Identificação do Veículo), que é um código de 17 dígitos composto por números e letras, para pesquisar online se registos de danos e colisões ou se o carro está listado como roubado. Embora tenha um custo associado, vale a pena ter acesso a estas informações para uma compra mais segura.

Dei um sinal para a compra de um veículo, mas decidi não comprar. Posso desistir?

Sim, podes desistir da compra do veículo, mas vais perder o sinal, pois serve como garantia de cumprimento do contrato. Se for o vendedor a desistir, terá de te devolver o dobro do sinal recebido.

Comprei um carro usado, mas o vendedor não me deu documento de garantia. O que fazer se o carro tiver problemas?

A garantia para veículos usados é garantida por lei e não precisa de um documento específico. O importante é ter um comprovativo da compra, como o contrato ou recibo. Se o carro tiver problemas, informa o vendedor dentro de dois meses depois de identificares o problema para exerceres os teus direitos legais.


Escolhe o teu carro usado sem dramas

Comprar um carro usado é um passo importante e, por isso, deve ser bem ponderado para que possas desfrutar plenamente desta aquisição. Com estas dicas, ficarás preparado para fechar um excelente negócio, com a certeza de que fizeste a escolha acertada. E não te esqueças de passar em Carmine.pt na altura de fazeres a tua pesquisa de carros usados.

Partilha Este Artigo