Como saber se um veículo sofreu um acidente?

Vais comprar um carro usado? Aprende a identificar sinais de acidente e sabe como evitar surpresas desagradáveis.

Queres garantir que não estás a levar para casa um carro que já teve um acidente grave? Mesmo que o veículo esteja impecável por fora, há sinais que podem revelar um histórico de sinistros. Neste artigo, descobre como identificar se um carro já esteve envolvido em acidentes e evita surpresas desagradáveis.  

Como consultar o histórico de acidentes de um carro

Uma boa forma de começar é consultar o livro de revisões. Este documento esclarece se foi feita a manutenção regular ao carro e onde foi realizada. Embora não revele acidentes, pode indicar intervenções invulgares ou fora do padrão, como substituições de componentes estruturais. Também dá informação credível quanto à quilometragem real.

Além disso, existem ferramentas online que ajudam a identificar se o carro teve acidentes, com base na matrícula ou no Número de Identificação do Veículo (VIN). O VIN é um código alfanumérico único com 17 dígitos que identifica cada veículo de forma precisa e podes encontrá-lo no Documento Único Automóvel (DUA). Com este número é possível fazer pesquisas em plataformas como a carVertical e aceder a registos de colisões, quilometragem real, dados técnicos, histórico de manutenção, e até fotografias antigas.

Cada dígito do VIN tem um significado: desde o país de origem e a fábrica onde foi produzido, até ao tipo de motor e ao ano de produção. Ainda que alguns relatórios tenham um custo associado, o investimento pode compensar pela transparência e segurança na decisão.

Ferramentas online para saber se um carro teve sinistros

Como saber se um carro teve sinistros sem sair de casa? Hoje em dia, há várias plataformas online que ajudam a descobrir o histórico de um carro. Descobre o que podes consultar em cada uma.

Certidão Permanente Automóvel

Disponível no site do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), esta certidão fornece dados atualizados sobre a identificação do veículo, o(s) proprietário(s), penhoras ou outros encargos, e registos relevantes. A certidão permanente de registo automóvel custa 10 euros em formato digital.

autoDNA

O autoDNA permite consultar o histórico de veículos com base no VIN. A plataforma cruza dados de várias fontes europeias e dá-te informações importantes como registos de acidentes, manipulação do conta-quilómetros, passagens por leilões, histórico de proprietários e até alertas de roubo. É especialmente útil para carros importados ou com histórico fora de Portugal. Os relatórios são pagos, mas o site permite verificar gratuitamente se existem dados disponíveis antes da compra.

carVertical

Esta opção é muito completa. Cruza bases de dados policiais, seguradoras e registos nacionais. Se o carro esteve envolvido num acidente grave, é provável que apareça aqui. O carVertical também mostra fotos antigas, em alguns casos.

Portal do IMT

Outra opção é verificar os relatórios das inspeções periódicas obrigatórias (IPO) através do portal do IMT. Apesar do foco ser a segurança e o estado atual do veículo, podem surgir registos de deficiências estruturais, problemas na suspensão ou direção, ou alterações que levantem suspeitas sobre sinistros anteriores. Se fizeres o pedido online, terás de pagar 27 euros.

Portal da ASF

Para verificar sinistros através da matrícula, o portal da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) não é a opção mais indicada, já que essa informação só é facultada a seguradoras. No entanto, ficas a saber qual é a entidade seguradora, a data de início e do fim do seguro e o número da apólice. Se o veículo não tem seguro ou esteve muito tempo sem seguro, pode ser sinal de suspeita.

Como vês, nem todas as ferramentas apresentadas têm os dados necessários para tomares uma decisão suficientemente informada. Por isso, o ideal é usares mais do que uma e combinares com uma inspeção visual e técnica.

Sinais que indicam acidente anterior

Muitos carros acidentados são reparados e voltam ao mercado com bom aspeto exterior. No entanto, há alguns sinais subtis que podem denunciar um acidente anterior. Aqui ficam os principais:

1. Confirma o número do chassis

Começa por verificar se o número do chassis (VIN) nos documentos bate certo com o que está gravado na chapa do carro. Se não coincidir, ou parecer adulterado, pode ser sinal de substituição da carroçaria, acidente grave ou até tentativa de ocultar a verdadeira identidade do veículo.

2. Examina as folgas dos painéis e das portas

As folgas entre os painéis (capô, portas, porta-bagagens) devem ser uniformes. Portas difíceis de fechar, desalinhamentos ou espaços irregulares entre painéis podem indicar que o carro teve uma reparação extensiva após um acidente.

3. Verifica os vidros

Todos os vidros têm um número de série. Se algum deles não coincidir com os restantes, ou tiver uma marca de outro fabricante, então é porque talvez tenha sido substituído. Pergunta ao vendedor o motivo.

4. Procura sinais de repintura

Repara nas diferenças de cor entre os vários painéis, sobretudo sob luz natural. Diferenças no tom, excesso de verniz, textura irregular ou tinta nas borrachas e frisos são sinais clássicos de repintura. Experimenta bater com os nós dos dedos nas zonas suspeitas – se o som for diferente, pode haver massa plástica por baixo, usada para disfarçar uma amolgadela.

5. Observa o estado dos faróis

Verifica se os faróis são iguais, se estão alinhados e se são do mesmo fabricante. Quando há acidente, é comum trocar só o farol afetado. Aproveita para testar se estão bem alinhados e a funcionar.

6. Inspeciona as rodas e os pneus

Um pneu diferente dos outros ou com um desgaste irregular, marcas ou riscos profundos nas jantes ou diferenças nas datas de produção pode denunciar um embate.

7. Analisa o interior da bagageira

Levanta a alcatifa e verifica a chapa inferior. Tem sinais de soldadura, tinta recente ou massa plástica? Estes são fortes indícios de reparações estruturais normalmente causadas por choques traseiros.

8. Faz um test drive

O teste visual é muito importante, mas não deves comprar um carro usado sem fazer um teste de condução antes. Considera os seguintes pontos:

  • Explora os vários modos de condução: nos modelos com caixa automática, experimenta os modos Eco, Normal e Desportivo, e observa as mudanças no desempenho da caixa de velocidades e do motor.
  • Acelera com confiança: problemas como vibrações, falhas de potência ou ruídos só aparecem com aceleração mais forte.
  • Testa os botões e comandos: garante que sistemas como o ar condicionado, de navegação, sensores de estacionamento e outros assistentes eletrónicos estão funcionais.
  • Roda o volante com o carro parado: se ouvires ruídos estranhos ao virar o volante parado, pode haver problemas na direção ou suspensão.
  • Verifica os sistemas eletrónicos: o sistema de aviso de ângulo morto, a câmara traseira, a assistência à travagem e outras funcionalidades eletrónicas devem estar a funcionar corretamente.
  • Desliga o rádio e ouve: os sons vindos da suspensão ou do motor também podem indicar problemas ocultos.

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