Os 8 melhores carros pequenos para a cidade

Se procuras um carro para o dia a dia na cidade que flua tranquilamente e com estilo, os citadinos são o ideal. Descobre os melhores carros pequenos do mercado.

carros baratinhos carmine

Os carros citadinos movimentam-se facilmente pela cidade e cabem melhor em espaços pequenos quando precisas de estacionar. São práticos, ágeis e perfeitos para lidar com o trânsito. Os preços já não são tão baratos quanto antes, uma vez que se encontram cada vez mais bem equipados, com melhor qualidade de montagem e acabamentos. No entanto, ainda é possível encontrar verdadeiros achados. Vamos conhecer as melhores escolhas do momento entre os carros pequenos.

1. Fiat 500, o citadino com alma italiana

fiat 500 carmine

Três palavras surgem quando pensamos no Fiat 500: charme, conforto e tecnologia. É um dos modelos mais icónicos do segmento de carros pequenos, e um verdadeiro símbolo de Itália. O Fiat 500 encontra-se disponível nas versões Red, Dolcevita e Club. A primeira destaca-se pelas cores especiais: conta com guarnições vermelhas que tornam o Fiat 500 elegante e gracioso. Para além disso, o habitáculo é tratado com substâncias biocida que atuam de forma prolongada contra bactérias, vírus e fungos. Já versão Dolcevita recupera o genuíno espírito dos anos 60, com detalhes impressionantes de alta-costura. A versão Club apresenta novos bancos de tecido azul, com monogramas exclusivos.

Este carro pequeno apresenta um desempenho mais do que suficiente para o ambiente urbano, projetado para uma experiência de condução fácil, descomplicada e com estilo. As versões híbridas apresentam, de base, uma potência de 70 CV (51 kW), e atingem os 100 km/h em 13,8 segundos. Com uma velocidade máxima de 167 km/h, consomem, no ciclo combinado, cerca de 5 l/100km e emitem 114 g/m3 de CO2.

2. Citroën Ami, o carro pequeno amigável e divertido

Citroën Ami Carmine

Não é preciso carta para conduzir o Citroën Ami, basta a licença de condução B1 que se pode adquirir aos 16 anos. Desenhado para o público mais jovem, está mais do que pronto para serpentear na cidade com toda a robustez e agilidade. Está bem servido com um tejadilho panorâmico e apresenta linhas divertidas e desportivas. Pode ser personalizado com 3 cores – cinzento, azul e laranja – nas rodas, nos vidros, na porta, no painel de bordo e nos tapetes.

Mas nem só de estilo vive o Citroën Ami. Este carro pequeno também dá provas de bom desempenho, apesar de o seu motor elétrico de 6 kW atingir apenas a velocidade máxima de 45 km/h. Esta velocidade é mais do que suficiente para o fim a que se destina, compensando num binário de 625 Nm para um arranque desenvolto, agilidade e prazer de condução.

3. Toyota Aygo X, irreverente e arrojado

O Toyota Aygo X é a terceira geração do urbano japonês, que combina uma estética de SUV com os padrões citadinos. Apresenta uma posição de condução mais elevada, fazendo lembrar o estilo de um mini-crossover. O resultado é um perfil arrojado com linhas dinâmicas. Os faróis LED têm um formato de asa, e a grelha inferior é bem dimensionada. Este carro pequeno pode ser personalizado com quatro cores de carroçaria: Cardamom (verde), Chilli (vermelho), Ginger (bege rosado) e Juniper (azul), cada uma contrastando com a cor preta do tejadilho e da traseira.

Quanto ao desempenho, o Toyota Aygo X mostra-se pronto para ir a todo o lado. Conta com um motor 1.0 VVT-i gasolina de três cilindros afinado para cumprir as normas europeias em termos de emissões e de performance. Este motor debita 72 CV de potência e 93 Nm de binário máximo. Não te deixes enganar pela aparente modéstia destes números: o baixo peso do conjunto – 940 kg– permite uma grande agilidade, em todas as circunstâncias.

4. Fiat Panda, uma criatura urbana e jovial

O Fiat Panda é um dos carros pequenos mais acessíveis desde que foi lançado há mais de 40 anos. Há 3 níveis de equipamento: Life, para uma utilização citadina, Sport, com uma identidade mais desportiva e Cross, uma espécie de crossover perfeito para explorar em atividades de lazer. O bom desempenho é assegurado por quatro níveis de motorização: 1.2, a gasolina ou a GPL, de 69cv; 0.9 twinair, a gasolina, de 85cv; 1.3 multijet, a diesel, de 95cv. A gama Panda está ainda disponível com o motor 1.0 Hybrid 70cv para conduzir de uma forma mais amiga do ambiente, com toda a versatilidade e reduzidas emissões de CO2.

Além disso, a versão atualizada deste pequeno citadino está mais tecnológica que nunca, destacando-se o novo sistema de infoentretenimento Uconnect. O interior ganhou um volante ergonómico, bancos com novos revestimentos e outros acabamentos que acrescentam conforto e comodidade a todos os ocupantes. O Fiat Panda tem o poder de surpreender, com um desempenho suave, ágil e estável.

5. Opel Corsa, clássico, mas desportivo

carros pequenos carmine

O Opel Corsa é um carro pequeno e centenário que conquista cada vez mais fãs, muito graças às inovações que a marca foi sucessivamente acrescentando. Atualmente, encontramos um Opel Corsa musculado, com linhas muito dinâmicas que até o podem tornar irreconhecível comparativamente aos seus antecessores. O carisma continua lá.

No exterior, encontramos uma aerodinâmica que sobressai na estrada, pensada para a redução de emissões e consumo. Destacam-se faróis mais amplos com uma marcante assinatura LED, e os farolins horizontais em formato esguio. O interior está excecionalmente bem conseguido, com uma ótima posição de condução, perfeita visibilidade e bons acabamentos.

O Opel Corsa responde bem quer na cidade, quer na autoestrada, graças ao motor 1.2 Turbo a gasolina de 100 CV e 205 Nm de binário, com arquitetura de três cilindros. A versão 100% elétrica conta com um motor de 100 kW/136 CV de potência (260 Nm de binário máximo), alimentado por uma bateria de 50 kWh, que permite arranques rápidas e acelerações fortes.

6. Renault Twingo, pequeno e sedutor

carros baratinhos carmine

O Renault Twingo é um carro pequeno utilitário de alma rebelde e desportiva. Desde logo as cores disponíveis chamam a atenção (como o vermelho ou o laranja), combinando bem com as riscas ao longo da carroçaria que lhe dão um ar mais aguerrido.

A posição de condução elevada pode ser surpreendente, mas o bom suporte lateral é confortável, ombreando sem dificuldade com os seus rivais. Destaca-se também a possibilidade de optar por um teto de abrir em lona, para conseguir um look ainda mais moderno e tirar o máximo partido da paisagem e do sol.

Na estrada, o pequeno Renault Twingo revela-se bastante expedito, graças ao motor 0.9 TCe de três cilindros, e os arranques são surpreendentemente ágeis por força do binário de 170 Nm. Os consumos são bastante convidativos, na ordem nos 5L por cada 100 quilómetros. Assim, não sendo uma máquina desportiva, é um carro pequeno que se conduz com prazer e agilidade.

7. Hyundai i10, o carro pequeno mas espaçoso

carros pequenos carmine

Pequeno por fora, mas espaçoso por dentro – é o novo Hyundai i10, que vem provar que os carros pequenos não implicam menor conforto para os ocupantes. Há bastante espaço para as pernas nos bancos traseiros, e a altura é generosa, permitindo acomodar adultos até 1,80 m de altura.

O design frontal é propositadamente agressivo, enquanto a traseira apresenta linhas mais convencionais, formando um conjunto esteticamente equilibrado. O interior é jovial, sem luxos, mas com boa qualidade geral de construção e acabamentos, e com vários espaços de arrumação.

Apesar de ser um carro pequeno, o Hyundai i10 apresenta uma boa resposta, adaptando-se sem hesitações ao ritmo urbano. Conta com um motor 1.0 MPi de três cilindros com 67 CV de potência e 96 Nm de binário, associado a uma caixa manual de cinco velocidades. Esta motorização é económica, com um consumo médio de 4 litros a cada cem quilómetros. É possível ainda optar pela versão Hyundai i10 N Line, com motorização turbo de 100 CV.

8. Smart EQ Fortwo, compacto e trendy

smart carmine

Este Smart tem apenas dois lugares, mas é suficiente para que os ocupantes viagem de forma confortável, mesmo em viagens mais longas. Além disso, as dimensões da mala não ficam atrás dos modelos maiores. O espaço encontra-se está bem aproveitado no interior, pelo que os dois passageiros não encontrarão qualquer limitação de movimentos – argumento que o torna num dos carros pequenos mais desejados do mercado.

O design é único, inconfundível e imediatamente reconhecível à distância. Quanto à performance, convence pela suavidade da suspensão e o pronto arranque, graças ao motor elétrico com potência máxima de 60 kW e autonomia para 150 km. Os 160 Nm de binário fazem o Smart EQ Fortwo acelerar pelas avenidas urbanas, sem ruído ou emissões. Já não poderás encontrar modelos novos com motorizações a combustíveis fósseis, uma vez que a marca se comprometeu a produzir apenas veículos elétricos.

O Smart EQ Fortwo encontra-se também disponível na versão cabrio para quem gosta de desfrutar de ar fresco enquanto conduz, em linha com o espírito livre que lhe dá ainda mais carisma. Um carro pequeno que torna a vida tão divertida quanto funcional.

Estes são os 8 melhores carros pequenos para quem deseja navegar na cidade com toda a agilidade, sem gastar muito. Encontra-os na Carmine a preços imbatíveis.

Partilha Este Artigo