Qual o melhor smart para ti? Guia para escolher
Os smart serpenteiam na cidade com muito estilo e pouco consumo. Descobre o melhor para cada tipo de condutor.
Não é só pelo design compacto e trendy que os smart chamam a atenção. São pequenos mas potentes, e oferecem uma experiência de condução única. Por dentro, parecem maiores e espaçosos, e os últimos modelos surpreendem com tecnologia de ponta e excelentes acabamentos. E agora até estão disponíveis em modo 100% elétrico. No entanto, escolher o melhor smart para cada condutor não é tão fácil como fintar o trânsito num destes automóveis divertidos. Estes são os melhores para cada perfil.
Porquê escolher um smart?
Poucos automóveis podem afirmar um estatuto de ícone urbano como os smart. Quase vinte anos e várias gerações volvidos do seu lançamento em Portugal, manteve o seu visual simpático e jovial que não se leva demasiado a sério.
Por estar vocacionado para a circulação na cidade, não conta com motores de alta cilindrada – o ponto forte é a agilidade, aliada a um baixo peso que permite ter uma maior capacidade de aceleração.
Os novos modelos trazem uma novidade há muito esperada – agora, são 100% elétricos. Assim, a smart alinha-se à crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental, o que combina na perfeição com o seu carácter citadino.
Se já deste por ti a pensar de onde surgiu o nome, aqui tens a explicação: decorre da junção de Swatch, Mercedes e Art – as duas marcas trabalharam juntas no desenvolvimento deste veículo.
Que modelos smart estão disponíveis em Portugal?
Neste momento, a smart disponibiliza apenas dois modelos em Portugal: o EQ fortwo (também em cabrio) e o smart#1 (disponível para pré-reserva). Cada um possui características únicas, e é orientado a um perfil de condutor diferente. O smart EQ forfour e smart roadster, já descontinuados, continuam disponíveis no mercado de segunda-mão.
1. smart EQ fortwo, para pequenas deslocações
- Pontos positivos: autonomia de 150 km, garantia de 8 anos da bateria, disponível em versão cabrio
- Pontos negativos: tempo de carga até 80% acima de 3 horas, apenas 2 lugares pode ser pouco para alguns condutores
- Porquê comprar: para pequenas deslocações na cidade de forma rápida, cómoda, e sem gastar muito em combustível
O nome diz tudo: o smart EQ fortwo usado é o citadino compacto por excelência. De apenas dois lugares, é vocacionado para o estilo de vida urbano e torna as deslocações na cidade mais práticas. Apesar das suas reduzidas dimensões, o espaço é suficiente para dois passageiros viajarem de forma cómoda, mesmo em viagens longas, e o espaço da mala não fica atrás dos modelos maiores. Apresenta uma grelha expressiva e faróis LED completamente configurados.
Tem autonomia para aproximadamente 150 km, e carrega dos 10% aos 80% em cerca de 3 horas numa tomada doméstica. A potência máxima é de 60 kW e permite ir dos 0 aos 100 em 11.9 segundos. A bateria tem 8 anos de garantia e possui um modo ECO, que permite ativar uma série de funções que poupam energia, através de um simples premir de botão.
E como a bateria é um dos fatores mais importantes do smart EQ fortwo usado, este carro consegue selecionar o modo de recuperação de energia em conformidade com o trânsito em tempo real. Além disso, a smart EQ control-App permite aceder a uma série de funções do veículo de forma remota, como verificar a sua localização, acompanhar o estado de carregamento da bateria ou pré-climatizar o carro a qualquer momento.
Já na 3.ª geração, o smart fortwo está também mais seguro, graças aos sistemas de segurança ativa e passiva. O motor elétrico do smart EQ fortwo proporciona uma condução silenciosa, o que se agradece ao circular no trânsito urbano. Encontra-se também disponível na versão cabrio.
2. smart #1, para as famílias
- Pontos positivos: primeiro SUV da marca e o maior smart de sempre
- Pontos negativos: embora ainda não esteja confirmado, estima-se que o preço seja também dos maiores de sempre
- Porquê comprar: para viajar em família com o conforto de um SUV 100% elétrico
A marca prepara-se agora para uma nova era com a chegada do smart #1. Pouco se sabe ainda de características técnicas e dados de desempenho, mas este será o primeiro SUV elétrico da smart e, com mais de 4,5 metros de comprimento, é também o maior de sempre. Desta forma, depois de assegurada a transformação elétrica, bem como a total conetividade para atrair um publico mais jovem, a marca reinventa-se com uma nova linha.
Esta opção dirige-se a jovens famílias que pretendem um veículo de dimensões pequenas e versáteis, com um espaço generoso e emissões zero. Esta nova geração de veículos conta com um exterior compacto e um interior espaçoso, formas fluídas e uma personalidade bem definida. Destacam-se as maçanetas retráteis, o grande teto panorâmico, a chave digital e um avançado assistente de voz a par do melhor do mercado. Está disponível para pré-reservas online.
Está disponível nas versões Pro+, Premium, Edição Limitada e Brabus, sendo esta última a mais rápido. Consegue chegar aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, e a velocidade máxima é de 180 km/h. A potência total é de 430 CV. Tudo isto numa imagem muito desportiva.
3. smart EQ forfour, mais espaço
- Pontos positivos: 4 lugares e 100% elétrico
- Pontos negativos: apenas130 km de autonomia
- Porquê comprar: para conseguir um elétrico usado a excelente preço
O smart EQ forfour usado foi o modelo exclusivo da marca para quatro ocupantes. Contudo, deixou de ser produzido a 31 de dezembro de 2021 e, no seu lugar, vai surgir o smart #1. No entanto, continua a ser uma excelente oportunidade no mercado dos usados, oferecendo acesso a um excelente automóvel elétrico a bom preço.
Este utilitário 100% elétrico é alimentado por um único motor elétrico de 82 cv e um binário máximo de 160 Nm. A bateria, por outro lado, tem uma capacidade energética de 17,6 kWh, com uma autonomia de 130 quilómetros. Em termos de desempenho, o smart EQ forfour usado tem uma velocidade máxima de 130 km/h e vai dos 0 a 100 em 12,7 segundos.
4. smart roadster, o desportivo
- Pontos positivos: desempenho desportivo, excelente experiência de condução
- Pontos negativos: não é elétrico
- Porquê comprar: para obter um desportivo carismático
O fabrico do smart roadster foi cessado em 2005 e impressionava pela personalidade desportiva, divertida e leve, e também pelo facto de ter um centro de gravidade muito baixo, o que constituía uma vantagem nas curvas. Distinguia-se pelo motor turbo localizado atrás do condutor que fornecia um impulso extra, o que o tornava especialmente aliciante.
Assim, se gostavas de ter um destes veículos, a única hipótese que agora tens é adquirir um smart roadster usado, como boa opção para “serpentear” entre o trânsito citadino.
Smart: o campeão da cidade
No caso dos smart usados, não restam dúvidas: a agilidade, facilidade de estacionamento, a circulação elétrica e o design irreverente fazem destes automóveis um ícone divertido e urbano que continua a cativar todas as gerações.
Se estás a ponderar adquirir um smart, estás agora mais preparado para fazer uma boa escolha. Poderás comprar um carro usado ou até pedir um crédito para financiar a tua nova aventura. . Em Carmine.pt, podes também explorar vários outros carros citadinos usados.