Fiat 500: tudo o que precisas de saber
Ágil, tecnológico e com um estilo icónico: o Fiat 500 continua a arrebatar paixões. Descobre tudo sobre esta lenda automóvel.
Nascido em 1957, e com poucas alterações de design, o Fiat 500 continua a ser o modelo mais icónico da marca italiana, sempre único e reconhecível. As versões atuais estão ainda mais pensadas para o bem-estar e prazer de condução. Mas será que vale a pena?
Desempenho
O desempenho do Fiat 500 foi pensado para quem precisa de se deslocar com conforto e agilidade na cidade.
De base, as versões híbridas apresentam uma potência de 70 CV (51 kW), e atingem os 100 km/h em 13,8 segundos. Com uma velocidade máxima de 167 km/h, consomem, no ciclo combinado, cerca de 5 l/100km e emitem 114 g/m3 de CO2.
O sistema carrega-se automaticamente e não necessita de ser ligado à corrente. É recuperada a energia durante as fases de desaceleração e travagem para uma condução sem problemas dentro e fora da cidade, proporcionando ao mesmo tempo benefícios ecológicos e económicos.
São números mais do que suficientes para ambiente urbano. O Fiat 500 está, assim, projetado para proporcionar uma experiência de condução fácil e descomplicada.
Versões
O Fiat 500 encontra-se disponível nas versões Red, Dolcevita e Club. A primeira destaca-se, sobretudo, pelo novo habitáculo higienizado e seguro. Na consequência do seu compromisso com a luta contra as emergências globais de saúde como a COVID, o habitáculo conta com algumas características especiais ao nível do filtro, tecidos dos bancos, revestimento do volante e tapete da bagageira. Falamos do tratamento com uma substância biocida de ação altamente eficaz contra bactérias, vírus e fungos, com proteção prolongada ao longo do tempo – soluções que proporcionam uma atmosfera mais saudável dentro do Fiat 500.
Além disso, a versão Red, tal como o seu nome indica, está equipada com guarnições vermelhas, como os frisos frontais com detalhes vermelhos e um tablier também vermelho, elegante, inovador e com muito estilo
A versão Dolcevita tenta recuar ao tempo da “Dolce Vita” dos anos 60, e impressiona pelos bancos acolchoados com design de alta-costura, num visual dinâmico e sofisticado com detalhes soft touch. Neste modelo, são os pormenores que fazem a diferença e que transportam o condutor para o espírito genuíno da época italiana.
A versão Club apresenta novos bancos de tecido azul, com monogramas exclusivos. Logo ao entrar, é imediata a experiência de conforto e de bem-estar. Todas estas versões podem ser equipadas com vários packs (Sky, Navi, Tech, Style ou Comfort), que acrescentam algumas características como o teto em vidro, sistema de navegação, sensores múltiplos de auxílio à condução, ar condicionado automático ou retrovisores laterais com função de descongelamento automático.
Design e equipamentos
O design e os equipamentos do Fiat 500 não desiludem. Ao longo dos anos, a marca tem juntado ousadia ao seu lado fashion e pop, que continua a cativar gerações no mundo inteiro.
O formato inconfundível dos faróis com tecnologia LED é uma homenagem à herança da marca, inspirado no zero do logotipo do Fiat 500. Uuma assinatura que torna o veículo imediatamente reconhecível.
Além disso, as jantes em liga leve de 16″, opcionais, com o novo centro de roda são pura elegância. Combinam na perfeição com o friso cromado que enriquece o para-choques, onde se alojam as luzes de nevoeiro e de marcha atrás.
Ao nível dos equipamentos, a marca aposta cada vez mais no conforto, comodidade e segurança do condutor e dos passageiros. É o caso do sistema Cruise Control, que mantém uma velocidade constante sem intervenção do condutor, e dos 7 airbags para proteger os ocupantes de todos os ângulos. Conta ainda com a função Hill Holder, que mantém a força de travagem e evita que o veículo deslize para trás em subidas mais desafiantes. Por fim, o controlo de estabilidade ESC concede uma ajuda suplementar que torna as viagens mais seguras.
Além disso, suporta Apple CarPlay e integração com Android. Podes obter direções, fazer chamadas, enviar e receber mensagens e ouvir música ou podcasts, sem perder a atenção à estrada. E se não prescindes de música enquanto conduzes, vais gostar de saber que o Fiat 500 conta um sistema de som Hi-Fi Beats opcional, com 6 colunas e 1 subwoofer, e uma potência total de 440 W.
Preço
Os preços do Fiat 500 começam nos €20.155, sendo que este best-seller da marca italiana compensa também pelos seus níveis reduzidos de consumos.
Veredito: o que é que o Fiat 500 tem?
Em três palavras, charme, conforto e tecnologia. O Fiat 500 é, atualmente, uma das melhores propostas híbridas para a cidade, com bons consumos e uma autonomia mais do que suficiente para conduzir na cidade. Trata-se, assim de um veículo de utilização urbana com uma boa relação qualidade/preço.
Mudam-se os tempos, mas o encanto mantém-se, graças à sua surpreendente capacidade de se renovar continuamente sem perder o seu eterno espírito.