Atrelados usados: 6 dicas para escolher
Se precisas de um atrelado para transportar barcos, motas ou apenas como apoio ao fim de semana, aqui estão 6 dicas para escolher os melhores atrelados usados.
Os atrelados podem ser muito úteis, sobretudo no verão, quando é preciso transportar mais carga. Mas como escolher atrelados usados? Qualquer pessoa os pode conduzir? Que regras é preciso cumprir? Tira aqui todas as dúvidas.
6 critérios para escolher atrelados usados
Escolher um atrelado usado envolve considerar vários fatores para garantir que compras um equipamento seguro e adequado às tuas necessidades.
1. Estabelece um preço máximo para a primeira triagem
Definir um orçamento é a primeira etapa na hora de escolher um atrelado usado, pois ajuda a estabelecer limites financeiros claros e a tomar decisões informadas. Por isso, antes de começares a procurar, avalia as tuas finanças e vê quanto podes e estás disposto a gastar. Decide se o vais pagar a pronto ou se vais recorrer a um crédito para o comprar.
Claro que poderás fazer antes uma rápida pesquisa no mercado para teres uma ideia dos preços médios dos atrelados usados. Até te ajuda a estabelecer um intervalo de preços mais realista. Mas, em primeiro lugar, define um orçamento, prepara-te para negociar e tem sempre um limite máximo em mente para evitar gastos excessivos.
2. Define as dimensões e peso para o teu tipo de uso
Confirma se o atrelado usado tem a capacidade de carga e as dimensões adequadas às tuas necessidades. Garante que o comprimento, largura e altura são suficientes para o tipo de carga que vais transportar.
Verifica também quanto peso o atrelado pode suportar e confirma se corresponde ao que vais precisar. Lembra-te de que o peso bruto do conjunto (carro + atrelado + carga) não pode exceder os 3500 kg. Caso contrário, a carta de condução de ligeiros já não será suficiente e só poderás conduzir o atrelado com a carta de categoria B+E.
3. Escolhe os materiais certos para maior longevidade
Os materiais de fabrico são importantes ao escolher um atrelado usado, pois influenciam diretamente a durabilidade, resistência e manutenção. Há atrelados usados de vários tipos de materiais, quer de base, quer de revestimento.
O aço é um dos mais usados e recomendados, pela alta resistência e durabilidade. É certo que são mais pesados, mas também mais robustos e capazes de aguentar cargas mais pesadas. Em alternativa, considera atrelados de alumínio, que são mais leves e, por isso, podem melhorar a eficiência do combustível. O senão é que podem ser mais caros que os de aço.
4. Encontra o design para facilitar a carga e a descarga
O design pode fazer a diferença na carga e descarga. Um atrelado usado bem concebido deve permitir um fácil acesso ao espaço de carga, recorrendo, por exemplo, a rampas, portas amplas, sistemas de elevação ou acessórios de fixação. A posição do centro de gravidade do atrelado também é importante para garantir a estabilidade durante a condução.
5. Verifica a suspensão para uma viagem mais estável
Verifica se a suspensão do atrelado usado é suficiente flexível para fazeres as curvas com menos esforço, maior controlo e também para fazeres viagens menos ruidosas.
Geralmente, suspensões independentes ou as do tipo MacPherson (com mola, amortecedor e braço de controlo baixo) permitem uma condução mais estável. Confirma também se os amortecedores são de boa qualidade, para ajudar a reduzir o impacto e as vibrações durante a condução.
6. Procura uma boa marca para uma decisão mais prudente
A marca pode ser um importante critério ao escolher um atrelado usado, pois as diferentes marcas muitas vezes representam níveis diferentes de qualidade, reputação e apoio ao cliente. Por isso, escolher uma marca conhecida pode ser uma vantagem.
Assim, se já tens uma experiência positiva com uma determinada marca, poderá ser boa ideia escolher um atrelado usado dessa mesma marca. Caso contrário, será útil fazeres uma rápida pesquisa sobre as avaliações e opiniões de clientes de várias marcas, antes de tomares uma decisão final.
Quem pode conduzir com atrelado?
Todos os condutores que tenham carta de condução de categoria B (ligeiros) podem conduzir um carro com atrelado, desde que o peso bruto do conjunto não ultrapasse os 3.500 kg. Caso contrário, vais precisar de ter a carta de categoria B+E, que também permite a condução de tratores ou máquinas agrícolas.
E para a tirares, não precisas de fazer um exame teórico, basta um exame prático para garantir que sabes operar de forma segura com as especificidades de um atrelado. Por exemplo, nesse exame é avaliado se consegues operar com o mecanismo de acoplamento, sistema de travagem, ligações elétricas, opções de carga e se dominas todas as precauções próprias ao sair do carro.
Regras para conduzir com atrelado
Se ainda não conheces as regras para conduzir com atrelado, toma nota.
Matrícula
Podes conduzir o atrelado usado sem matrícula se o peso bruto for inferior a 300 kg (e se o atrelado não tapar a matrícula do carro que o reboca). Caso contrário, terás de instalar uma matrícula na parte de trás do atrelado.
Documento Único Automóvel
Aqui o critério é o mesmo. O atrelado só precisa de ter o seu próprio Documento Único Automóvel se o seu peso bruto ultrapassar os 300 kg.
Seguro
Também aqui se aplica a mesma regra. Não precisas de ter um seguro específico para o atrelado quando o peso bruto é inferior a 300 kg. Contudo, terás de rever a apólice do seguro do automóvel para passar a incluir o atrelado.
Luzes
Qualquer que seja o peso, os atrelados têm de ter as suas próprias luzes. Atrás, é obrigatório ter:
- Luz de matrícula (quando esta existe).
- 2 luzes de presença vermelhas.
- 2 luzes de travagem vermelhas (a não ser que as do carro que o reboca sejam totalmente visíveis).
- Luzes de mudança de direção.
- Luzes de nevoeiro, se a data de registo do atrelado for posterior a maio de 1990.
- 2 refletores vermelhos triangulares.
- 1 ficha elétrica de 13 pinos que permita ter luz de marcha-atrás.
- Refletores não triangulares de cor âmbar nas laterais, para atrelados com data de registo posterior a 30 de setembro de 1994.
À frente, só é obrigatório ter 2 luzes de presença brancas quando o atrelado tem mais de 1,60 metros de largura ou quando é mais largo que o carro que o reboca.
Limites de velocidade
Quando conduzes um carro com atrelado, os limites de velocidade são diferentes. Só se mantém o limite dentro das localidades. Assim, terás de cumprir o seguinte:
- Nas localidades: 50 km/h
- Restantes vias públicas: 70 km/h
- Vias reservadas a carros e motociclos: 80 km/h
- Autoestrada: 100 km/h
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Com estas dicas para escolher atrelados usados, poderás fazer a escolha acertada para as tuas necessidades específicas e transportar a tua carga com máximo conforto, segurança e comodidade. E se, além disso, também procuras um carro usado, entra em Carmine.pt e descobre os milhares de bons negócios que esperam por ti. Desde carros elétricos, carrinhas, desportivos, citadinos, entre tantos outros, aqui vais poder encontrar o carro que condiz contigo. Boas viagens!