Porque é que os carros subiram de preço?
Se estás preocupado, não és o único. Descobre porque é que os carros subiram de preço e o que fazer.
Comprar um carro costumava ser um sonho, mas agora pode ser um pesadelo. O preço dos carros tem atingido níveis históricos, quer enquanto novos, quer como usados, e os números não deixam margem para dúvidas. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor do U.S. Bureau of Labor Statistics, os preços dos carros novos aumentaram 12,2% em apenas um ano, e os preços dos carros usados subiram 40,5%.
Tomando exemplos específicos, o preço base de um Renault Clio a gasolina era, em 2019, de 17 790 euros. Hoje, a mesma versão custa 20 415 euros. Esta diferença ainda é maior no caso do Volkswagen Polo, cujo preço aumentou 33,8%, e no Dacia Sandero, que subiu 37,5%.
Afinal, porque é que os carros subiram tanto de preço?
Porque é que os carros subiram de preço e a que se deve esta escalada tão expressiva? Os especialistas apontam para diversos fatores que aconteceram em simultâneo, entre eles a crise dos semicondutores, os altos custos de produção e a inflação, ainda motivados pela pandemia COVID-19. Tira aqui todas as dúvidas.
Escassez de semicondutores
A escassez global de semicondutores é uma das principais razões pelas quais os carros estão tão caros atualmente. Estes componentes compõem grande parte da estrutura dos carros, mas, com o impacto da pandemia, a procura por semicondutores foi absorvida por outros setores como a informática e a saúde. Deixou de haver produção suficiente para todos e o setor automóvel foi ficando para o fim da fila.
Subida dos custos de produção
Os carros são compostos basicamente por aço, borracha, petróleo e alumínio, os quais tiveram um aumento de preço importante nos últimos anos. Só o aço aumentou mais de 60% em 2022, e um carro, em média, precisa de 800 quilos desta matéria-prima. O petróleo e os seus derivados também sofreram um aumento significativo, o que ajuda a agravar o cenário (já para não falar do preço dos combustíveis).
Inflação galopante
A inflação desempenha um papel significativo no aumento dos preços dos carros. Cai o poder de compra da moeda, o que significa que é preciso mais para comprar o mesmo. Afeta toda a economia, e o setor automóvel não é imune.
Perturbações no transporte
Quem encomendar um carro novo pode ter de esperar até um ano para o poder conduzir. A situação atual é de constrangimentos com os transportes. Hoje, as marcas demoram muito mais tempo a entregar as encomendas, porque os custos associados aos transportes aumentaram com o preço da energia.
Mas quando é que os preços vão baixar?
Não se espera uma descida dos preços para breve. Vai continuar a ser um problema no futuro previsível, enquanto se mantiverem os fatores que fazem os preços subir. A expectativa é que a retoma do setor automóvel seja gradual, e que os preços dos carros diminuam à medida que novos veículos forem produzidos e lançados no mercado. Em muito pode ajudar o crescente interesse por carros elétricos e a redução dos preços das baterias.
Carmine.pt, a solução para comprar carros mais acessíveis
Comprar carros usados é a primeira opção para quem pretende trocar de viatura a um preço acessível. Apesar de os preços também terem subido, ainda assim é possível encontrar, com uma boa pesquisa, opções interessantes por um preço razoável. Em Carmine.pt podes encontrar mais de 20 mil boas oportunidades de carros usados que mantêm um bom desempenho. Pesquisa, usa os filtros disponíveis e encontra o carro que condiz contigo, a um preço convidativo.