Aumento dos combustíveis: o que fazer?

Se suspiras sempre que tens de abastecer, está na hora de usar estas 8 dicas para lidar com o aumento dos combustíveis.

Os culpados são sempre os mesmos – a crise, os impostos, a guerra – mas é o bolso dos condutores que sofre. E apesar de não poderes fazer nada quanto ao aumento dos combustíveis, há formas práticas e eficazes para lidar com isso. Toma nota destas 8 dicas.


1. Conduzir de forma mais eficiente

Uma condução eficiente permite poupar combustível, para que o carro não consuma mais do que o necessário. Além disso, também contribui para a redução da poluição e para a preservação do meio ambiente. Alguns hábitos de condução eficientes incluem manter uma velocidade o mais constante possível, evitando acelerar e travar repentinamente. Isto implica praticar uma condução preventiva, antecipando próximas necessidades de desaceleração para evitar travagens a fundo.

É também importante respeitar sempre os limites de velocidade, não só pela segurança de todos, como também para poupar. Velocidades mais altas aumentam significativamente o consumo de combustível, sobretudo quando puxas pelas rotações. Assim, práticas de condução mais suaves e constantes, a par de uma velocidade estável, são algumas das formas mais eficazes de lidar com o aumento dos combustíveis.  


2. Partilhar deslocações

Partilhar deslocações é uma boa opção para lidar com o aumento dos combustíveis. Ao fazer isto, estás a dividir os custos do transporte com outras pessoas. Além disso, ajuda também a reduzir o tráfego nas estradas, o que contribui para reduzir a poluição e o congestionamento de trânsito. Até existem aplicações para partilhar carro. Uma das mais conhecidas é a BlaBlaCar, que te permite consultar viagens disponíveis com outros passageiros ou criar a tua própria viagem para receberes reservas.

Assim, considera partilhar deslocações com colegas de trabalho, amigos ou familiares. É uma forma de beneficiar a carteira, o meio ambiente, e também a qualidade de vida dos condutores e passageiros. Se conseguires preencher todos os lugares do carro, os teus custos com o combustível podem reduzir-se a 1/5 do que gastarias se não o fizesses.


3. Planear as viagens

Planear as viagens com antecedência é importante para poupar combustível, porque podes escolher as rotas mais eficientes e mais curtas. Assim, evitas conduzir desnecessariamente e reduzes a quantidade de combustível que gastas.

Também podes começar a agrupar, dentro do possível, tarefas e compromissos para evitar a necessidade de fazer viagens extra.


4. Considerar um carro mais eficiente

Considerar um carro mais eficiente é uma outra forma de lidar com o aumento dos combustíveis. Por isso, se estás a pensar em trocar de carro, explora os modelos que tenham um menor consumo, como, por exemplo, os carros híbridos ou elétricos. Mesmo que o preço inicial seja mais alto comparativamente aos carros a gasolina ou gasóleo, pode compensar, porque o preço da eletricidade é bastante mais barato que o preço dos combustíveis. Há ainda a considerar os benefícios fiscais que o Estado atribui a quem dá o salto para a mobilidade elétrica.

Assim, terás de abastecer com menos frequência (ou até mesmo deixar de o fazer, se optares por um carro elétrico), o que significa que as tuas despesas vão ser menores ao longo do tempo. No mercado de carros usados, existem boas opções elétricas ou híbridas.


5. Comparar preços

Comparar preços é um hábito importante para lidar com o aumento dos combustíveis. A variação de preço entre os postos de abastecimento pode ser significativa, e escolher o mais barato ajuda a garantir que pagas um preço justo pelo combustível.

Existem várias aplicações que facilitam este tipo de consulta, pelo que poderás ter esta informação na palma da mão, a qualquer momento. Alguns exemplos são MaisGasolina, a TuGas e a Waze, que listam os postos mais baratos de acordo com a tua localização.


6. Evitar carga desnecessária

Conduzir com carga pesada no carro pode aumentar o consumo. Por isso, tenta reduzir ao máximo a carga que transportas.

Assim, verifica se há itens que não precisas de transportar, como ferramentas ou objetos pessoais mais pesados. Sempre que possível, evita colocar bicicletas ou bagagem no teto do carro. Aumentam a resistência do ar, afetando a aerodinâmica do carro e aumentando o consumo de combustível. Ainda assim, se tiveres mesmo de transportar carga, certifica-te de que está uniformemente distribuída.


7. Controlar a pressão dos pneus

Controlar a pressão dos pneus é outra forma eficaz de lidar com o aumento dos combustíveis. Pneus mal calibrados aumentam o atrito e a resistência à rodagem, o que reduz a eficiência do carro e aumenta o consumo – já não falando da redução da sua vida útil.

Por isso, verifica regularmente a pressão dos pneus e mantém a calibração de acordo com as especificações do fabricante. A pressão correta pode ser encontrada no manual do carro do veículo, na porta do condutor ou perto da entrada do combustível. Em condições normais de uso, o ideal é ajustar a pressão dos pneus uma vez por mês, ou antes de uma viagem mais longa. Não te esqueças de o fazer apenas quando os pneus estiverem frios.


8. Manter o carro em boas condições

A manutenção regular do veículo garante um funcionamento mais eficiente. Segue o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante e faz as trocas de óleo, filtros e outras peças conforme necessário. Certifica-te de que tens as inspeções e as revisões em dia.

Uma boa manutenção tem também as vantagens adicionais de prolongar a vida útil do carro e reduzir a probabilidade de vires a ter problemas mecânicos e custos de reparação futuros. Além disso, ajuda a preservar o seu valor comercial, o que é útil quando o quiseres vender.


Estas são algumas das principais formas de lidar com o aumento dos combustíveis. Conduzir de forma estável, comparar preços, planear e cuidar da manutenção são essenciais para não consumires mais combustível que o necessário. Se ainda assim quiseres poupar ainda mais com o combustível, talvez esteja na hora de mudar para um carro elétrico ou híbrido. Entra em Carmine.pt, descobre os carros usados mais eficientes e faz a transição para uma condução mais eficiente, económica e amiga do ambiente.

Partilha Este Artigo