Tesla: vale mesmo a pena comprar um?

Os carros de que todos falam, e que fascinam pela tecnologia e desempenho. Mas será que os Tesla valem mesmo a pena?

tesla carmine

Tecnológicos, silenciosos, amigos do ambiente. Ainda que os preços não sejam para qualquer um, os Tesla continuam a fascinar pelo desempenho futurista. Contudo, não há veículos perfeitos – ou haverá? Tira aqui todas as tuas dúvidas e descobre se vale mesmo a pena comprar um Tesla.

Afinal, porque se fala tanto da Tesla?

A Tesla é mais do que uma moda. Esta marca americana foi a primeira a produzir veículos 100% elétricos a uma escala mundial e aponta o caminho para os outros fabricantes. Lidera no segmento elétrico, com vendas em Portugal e no resto do mundo que muitos julgavam inalcançáveis. Fundada em 2003, por Elon Musk, a Tesla distingue-se por dois motivos principais.

O primeiro e mais evidente é o funcionamento totalmente elétrico, a partir de uma bateria que alimenta o motor interno. Dado que não possuem o tradicional motor de combustão, não precisam de muitos dos componentes presentes nos carros tradicionais, como depósito de combustível ou tubo de escape.

Em segundo lugar, este tipo de veículos oferece uma experiência de condução única. As versões mais potentes vão dos 0 aos 100 km em 2,1 segundos, estão equipados com funcionalidades high-tech que há bem pouco tempo apenas existiam no domínio cinematográfico e são extremamente silenciosos.

Está explicado porque os preços praticados não são acessíveis à maior parte das pessoas. Contudo, a Tesla não deixa de estar no topo das marcas mais vendidas.

Que modelos Tesla estão disponíveis em Portugal?

Em Portugal, é possível adquirir os seguintes modelos Tesla:

Tesla 3 (Estilo Sedan)

Versão Long Range

  • Autonomia: 602 km
  • Velocidade máxima: 233 km/h
  • 0-100 km/h: 4,4 s

Versão Performance

  • Autonomia: 547 km
  • Velocidade máxima: 261 km/h
  • 0-100 km/h: 3,3 s

Trata-se do modelo mais acessível da marca, e é marcado pelo minimalismo. Praticamente não tem comandos, apenas um ecrã de grandes dimensões que controla todo o veículo. É a opção de entrada da marca, indicada para deslocações curtas na cidade.

Tesla Y (Estilo SUV compacto)

Versão Long Range

  • Autonomia: 533 km
  • Velocidade máxima: 217 km/h
  • 0-100 km/h: 5,0 s

Versão Performance

  • Autonomia: 514 km
  • Velocidade máxima: 250 km/h
  • 0-100 km/h: 3,7 s

O Tesla Y é ligeiramente mais comprido, largo e alto que o modelo anterior. O interior pode variar entre 5 ou 7 lugares. É a melhor opção para famílias ou para viagens longas, e enquadra-se na categoria SUV.

Tesla S

  • Autonomia: 600 km
  • Velocidade máxima: 322 km/h
  • 0-100 km/h: 2,1 s

O sedan elétrico por excelência. O Tesla S apresenta um design, performance e conforto impressionantes, e concorre diretamente com berlinas incontornáveis, como o BMW Série 7, Mercedes Classe S ou Audi A8. Mas nenhuma atinge o seu  poder de aceleração: dos 0 aos 100 em 2.1 segundos, capaz de deixar qualquer um colado ao banco.

Tesla X (Estilo SUV)

  • Autonomia: 528 km
  • Velocidade máxima: 262 km/h
  • 0-100 km/h: 2,6 s

O Tesla X destaca-se, entre outros motivos, pelo seu sistema de portas traseiras do tipo asas de falcão. O interior pode variar entre cinco, seis ou sete lugares. É uma boa escolha para famílias e um dos mais acessíveis da marca.

Quais são as principais vantagens de ter um Tesla?

Um Tesla proporciona vantagens únicas ao nível de performance, tecnologia e design, mas também tem benefícios para a carteira e para o planeta.

1. Poupança no combustível

Dado que o Tesla se move a energia elétrica, não vais precisar de combustível. Este facto representa uma poupança significativa, na medida em que o preço da eletricidade é substancialmente mais reduzido que o preço do gasóleo ou da gasolina para a mesma distância percorrida. Este é também um dos motivos que tornam um Tesla (ou qualquer veículo elétrico) mais sustentável e amigo do ambiente.

2. Baixa manutenção

As idas à oficina passam a ser bem mais esporádicas. O facto de os veículos Tesla não possuírem um motor a combustível significa que não precisam de trocas de óleo, substituições de velas de ignição ou de filtros de combustível – e há menos peças que podem avariar. Esta vantagem não é exclusiva da marca Tesla –os elétricos, regra geral, exigem menor manutenção do que os veículos a combustão.

3. Segurança acima da média 

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), líder em segurança automóvel nos Estados Unidos, atribuiu a classificação máxima a todos os modelos da Tesla em todas as categorias de segurança. Para estes resultados notáveis contribuem o seu baixo centro de gravidade, as laterais com absorção de impacto e a localização estratégica de zonas de deformação. Além disso, o sistema do veículo controla a área circundante e regista possíveis obstáculos em redor do carro.

4. Sustentabilidade ambiental

A Tesla fabrica automóveis com emissão zero, o que significa que não emitem poluentes para a atmosfera. É certo nem toda a energia elétrica que consumimos no dia-a-dia é produzida a partir de fontes renováveis, mas isso está a mudar e Portugal caminha cada vez mais para a energia Solar ou Hídrica. Por isso, há uma boa probabilidade de que ao “abastecer” um Tesla, a energia provenha de fontes limpas. Assim, optar por um veículo Tesla é uma forma de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

5. Aceleração incomparável

Quem diria, há uns anos atrás, que os automóveis mais rápidos seriam também os mais silenciosos e amigos do ambiente? É o que acontece com os Tesla: foram projetados para a velocidade, e o sistema elétrico coloca 100% do binário à disposição do condutor, sempre que necessário. O sistema de transmissão simplificado faz o resto e o resultado é uma capacidade de aceleração imbatível. E não é preciso comprar o modelo mais caro para sentir a diferença – mesmo os veículos de entrada de gama atingem um desempenho até agora limitado a superdesportivos.

6. Tecnologia e performance

Este tipo de veículo apresenta recursos tecnológicos únicos. É possível controlar o veículo apenas através de um único painel e executar funções como mudar o modo de condução para ser mais ou menos desportivo, ajustar a dureza da suspensão ou abrir portas. Tudo isto pode ser controlado também de forma remota, através do smartphone. Além disso, vem equipado com o sistema Autopilot, que assume a condução enquanto o condutor faz uma pausa. Podes, inclusivamente, chamar o veículo para a frente de um supermercado para não teres de empurrar o carrinho pelo estacionamento. 

7. Prazer de condução

Conduzir um Tesla é uma experiência suave, silenciosa e tranquila. As suas 8 câmaras e 12 sensores garantem a distância de segurança em relação a outros veículos. Em modo “Park Seek”, procuram automaticamente um lugar de estacionamento e estacionam sem intervenção do condutor. É só entrar, sentar e apreciar a viagem. 

8. Design inconfundível

Os veículos Tesla fizeram pelos automóveis o que a Apple fez pelos smartphone e portáteis. O design é clean e minimalista. Tanto no exterior como no interior, o foco está colocado nos passageiros, apenas com o essencial. Não possui botões e comandos tradicionais, mas apenas um ecrã de grandes dimensões no interior. Este “computador sobre rodas” que não passa despercebido.

Quais são as desvantagens de ter um Tesla?

Apesar das vantagens, um Tesla pode trazer algumas desvantagens, a começar logo pelo preço.

1. Preço do veículo

Esta é a principal desvantagem dos veículos Tesla: os preços (ainda) não são acessíveis à maior parte das pessoas. Mesmo os modelos de entrada de gama situam-se nos 50 mil euros e podem chegar aos 150 mil euros. Todavia, há sempre a opção de comprar um carro usado.

2. Preço das reparações

As peças são bastante mais caras comparativamente às dos carros convencionais, o que é expectável, dado o nível superior de tecnologia envolvido. Além disso, o tempo de espera costuma ser longo, porque nem todas as oficinas trabalham com os veículos Tesla.

3. Preço da bateria

A bateria é uma peça fundamental num Tesla. Ainda que a duração média ronde os 8 anos, após este período poderá ser necessário proceder à troca, e os preços podem ascender a 20 mil euros. Esta situação deverá melhorar com a evolução tecnológica, mas, até lá, a troca de bateria pode não compensar.

4. Preço do seguro

O preço das reparações conduz-nos ao preço dos seguros. Dado que as peças são mais caras, as taxas de seguro também o serão. São vários os critérios envolvidos no cálculo das taxas de seguro: a marca, modelo, histórico ou idade – e, no caso dos veículos Tesla, estes critérios pesam. Por isso, antes de comprar um Tesla, faz uma simulação exaustiva em várias seguradoras para teres a certeza de que contratas a melhor proposta.

5. Apenas online

A Tesla não tem lojas ou stands físicos. A compra de um Tesla é efetuada diretamente através do seu website. Sem possibilidade de test-drive, nem todos os consumidores estarão disponíveis a avançar para a compra – ainda que a marca ofereça um período de devolução. Com um usado, esta questão não se coloca, principalmente se for escolhido um stand de confiança.

6. Desgaste rápido de pneus

O alto desempenho do Tesla tem consequências para os pneus. Atingir os 100 km/h em 2 segundos implica um maior desgaste comparativamente aos carros tradicionais. É possível fazer a primeira substituição dos pneus de forma gratuita, mas, nas seguintes, terás de suportar os custos associados.

Veredito final: vale a pena comprar um Tesla?

A resposta a esta pergunta não é universal, mas é relativamente simples. Tudo depende de quanto estás disposto a gastar, e da importância que a tecnologia terá na tua condução.

Assim, reflete em algumas questões essenciais aqui abordadas. Não prescindes de um carro de luxo? Estás preparado para o avultado investimento inicial? Consegues suportar a despesa de substituição de uma bateria, sem que isso comprometa a tua saúde financeira? A sustentabilidade ambiental é algo importante para ti?

Se a resposta a estas questões for afirmativa, um Tesla pode ser uma ótima opção, especialmente se valorizares recursos exclusivos, excelente desempenho e tecnologia de última geração.

O Tesla promete e cumpre, mas tem um preço. Avalia, pondera e toma a decisão mais acertada para o teu orçamento.

Partilha Este Artigo