Opel Astra: mais moderno do que nunca

O novo Opel Astra estreia-se na eletrificação e leva ainda mais longe as versões a combustível. Descobre o que há de novo.

Mais de 30 anos passaram desde o lançamento do Opel Astra, nascido para substituir o lendário Kadett. Ainda assim, não deixou de acompanhar as novas exigências do mundo automóvel, sobretudo no segmento C, onde a concorrência é mais feroz. Vamos descobrir os pontos fortes do Opel Astra que estão a conquistar os condutores.


Desempenho: uma gama dinâmica de motores

O novo Opel Astra está disponível em dois níveis de performance, quer em gasolina, quer em gasóleo. Há um motor 1.2 Turbo com 130 CV de potência, enviada às rodas pela transmissão manual de 6 velocidades, capaz de lançar o Astra até aos 100 em 10 segundos e até aos 215 km/h de velocidade máxima. Não é preciso mais de 5,4 litros para percorrer 100 quilómetros, devido à distribuição mais longa da caixa.

Encontramos a versão a diesel no motor 1.5D, também com 130 CV de potência, mas desta vez recorrendo a uma caixa automática de 8 velocidades. A resposta do motor é satisfatória, sem ser necessário recorrer muitas vezes à caixa, graças aos 300 Nm desde as 1750 rpm. O consumo é apelativo, na ordem dos 4,7 litros para 100 km. Por fim, há a descobrir a versão híbrida, que conta com um motor a gasolina 1.6 Turbo que pode entregar 150 ou 180 CV, em harmonia com o motor elétrico de 81 kW. Neste caso, a transmissão é automática de 8 velocidades, com um binário máximo de 360 Nm. Números que tornam esta versão sofisticada, suave mas ágil.


Design: confiante e desportivo

O novo Astra adotou a mais recente linguagem de estilo da Opel, com um design a anos-luz do seu antecessor. Destaca-se, sobretudo, pelo contorno elegante do painel Opel Vizor à frente, conceito estreado no Mokka, que concede ao Astra uma postura arrojada e desportiva. 

Passando para o interior, um dos pontos de honra do Opel Astra: os bancos dianteiros ergonómicos, certificados pela agência especialista em ergonomia AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.). Os bancos oferecem numerosas opções de ajuste, incluindo encostos de cabeça posicionáveis, suporte lombar ajustável eletronicamente e suporte extensível para as coxas. Não só elevam o conforto como garantem uma postura saudável, o que é especialmente importante para longas viagens.

Encontramos um ambiente de elevada comodidade, muito graças à escolha criteriosa de materiais e à disposição bem calculada de acessos tecnológicos para nunca prejudicar o conforto a bordo. Destaque ainda para a capacidade de 422 litros da bagageira, ou 353 no caso da versão híbrida, devido à bateria.


Equipamentos: completos e organizados

O condutor do Opel Astra fica bem servido de espaço, tecnologia e conforto. Há três níveis de equipamento à escolha, sendo que a versão de entrada oferece já um cardápio capaz de suprir as necessidades mais comuns de apoio à condução.

Para começar, o nível Edition destaca-se pelas jantes de liga leve de 16 polegadas e faróis de nevoeiro. Há o prático e sofisticado botão de arranque passivo que te permite iniciar uma nova viagem sem chave e sem precisares de diminuir o passo ao chegar ao carro. É só entrar e seguir em frente. Há ainda sensores de estacionamento dianteiro e traseiro para auxiliar nas manobras mais desafiantes, e volante apresenta-se com um sofisticado revestimento a couro.

De seguida, há o nível Elegance que, para além das características do Edition, vê ainda acrescentado o Pacote de Assistência ao Condutor, que inclui o controlo da velocidade adaptativo e câmara de visão traseira de 180°. As jantes passam a ser de 17 polegadas, para maior conforto.

Por fim, temos a versão mais completa, GS, a que se juntam bancos dianteiros e volante aquecidos. A destacar o sistema Intelli-Vision que é ativado automaticamente quando engrenas a marcha-atrás para te oferecer uma visibilidade a 360° e em HD, o que facilita as manobras em tráfegos cruzados e em locais apertados. Este sistema inclui ainda a Assistência à Mudança de Faixa, que deteta a aproximação de veículos a circular no ângulo morto.

Quanto à conetividade, o Opel Astra é bastante digital, com um painel de instrumentos de 10 polegadas que integra sem fios o teu smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto. A interface pode ser totalmente personalizada, para que tenhas acesso ao realmente precisas em cada momento.


Preço: competitivo mas não para todas as bolsas

O preço do novo Opel Astra começa nos 26.780 euros, e vai subindo à medida que se avança na motorização e no nível de equipamentos. O preço de entrada para a versão híbrida é de 39.490 euros.


Opel Astra: qual o veredicto?

Há vários motivos para o Opel Astra merecer toda a atenção, desde logo pela gama dinâmica de motores turbo-alimentados de baixo e de elevada eficiência. Há também a registar a performance acima da média da versão híbrida. Tudo somado, não faltam argumentos para considerar este modelo na tua próxima aquisição automóvel.

Assim, se procuras um parceiro de estrada com um desempenho suave, preço competitivo e tecnologicamente evoluído, o Opel Astra bem pode ser a tua escolha.

Partilha Este Artigo