Kia Rio: a melhor relação qualidade-preço do momento?

Com uma imagem atualizada e motores renovados, o Kia Rio tem o que é preciso para se manter neste segmento tão competitivo.

A marca coreana tem procurado conquistar um lugar de destaque no segmento dos utilitários, mas os concorrentes de peso, como o Renault Clio, o Peugeot 208 ou o Ford Fiesta, não facilitam a tarefa. O que apresenta o novo Kia Rio para fazer a diferença e aspirar a um lugar neste pódio? Vamos conhecê-lo.


Desempenho: discreto, mas eficiente

O Kia Rio apresenta-se com 3 opções de motorização, todas a gasolina. O motor 1.2 DPi tem uma potência máxima de 84 CV e um binário de 117,7 Nm. Vai dos 0 aos 100 km/h em 13,1 segundos, e atinge a velocidade máxima de 173 km/h. Em regimes mais elevados, oferece um comportamento agradável e consistente, mas, em cidade, deixa antever o temperamento dos blocos de três cilindros, obrigando a recorrer mais vezes à caixa de velocidades (que, contudo, é rápida e precisa). Este motor não revela muito apetite, precisando apenas de 5,8 litros de combustível para percorrer 100 quilómetros. O nível de emissões é satisfatório, na ordem dos 131 g por quilómetro.

Já o motor 1.0 T-GDi pode ser encontrado com caixa de transmissão manual ou com caixa automática de 7 velocidades, sendo que ambas oferecem a potência máxima de 100 CV e um binário de 172 Nm. Conseguem atingir a velocidade máxima de 188 km/h e precisam de menos 3 segundos que a motorização anterior para chegar aos 100 km/h. Não se registam grandes diferenças no consumo e no nível de emissões de CO2.

No capítulo da experiência de condução, o Kia Rio apresenta boa visibilidade dianteira e lateral, o que é especialmente importante nos cruzamentos mais desafiantes. Houve também uma evolução no desempenho dos amortecedores, menos rígidos que o seu antecessor, mostrando melhor a sua competência em velocidades mais elevadas. Nota francamente positiva para o comportamento em curva, confiante e preciso, com um chassis bem equilibrado a abordar as estradas sinuosas com desenvoltura.


Design: musculado e mais espaçoso

O design do Kia Rio foi renovado e está mais apelativo. O exterior é dominado por uma grelha esguia e para-choques largos, e os contornos musculados da carroçaria contribuem para uma imagem forte e vibrante. Os engenheiros da Kia conseguiram rejuvenescer e ampliar o habitáculo, com espaço suficiente para que os passageiros nos bancos de trás não tenham de encostar os joelhos aos bancos da frente.

Também o condutor não terá dificuldade em encontrar a posição mais confortável ao volante, graças à possibilidade de regulação em altura e profundidade. Todos os comandos, incluindo a caixa de velocidade, estão bem localizados e facilmente acessíveis. Quanto à bagageira, o Kia Rio oferece um espaço generoso de carga com 325 litros. Os bancos traseiros rebatíveis a 60:40 permitem criar um piso de carga totalmente plano, o que se revela útil para transportar objetos longos ou pesados.


Equipamentos: tudo o que precisas, e um pouco mais

A bordo do Kia Rio há uma interessante conjugação de estilo, conforto, tecnologia, segurança e conetividade. O ecrã do painel de instrumentos de 4,2 polegadas, totalmente digital, é um excelente exemplo da essência tecnológica do Kia Rio, a par do sistema multimédia de 8 polegadas compatível com os já “obrigatórios” Android Auto e Apple CarPlay, com emparelhamento wireless. 

Quanto às ajudas de condução e sistemas de segurança, nada foi deixado ao acaso. O Kia Rio vem equipado com uma câmara de auxílio ao estacionamento com panorâmica completa da marcha-atrás, ideal para realizar manobras de estacionamento sem preocupações. Este sistema também emite sinais sonoros quando deteta obstáculos durante as manobras. O Kia Rio conta ainda com um assistente de máximos, que desligam automaticamente quando circulam veículos no sentido oposto. Assim, poderás conduzir sem a preocupação de encandear os condutores com quem te cruzas.

O sistema ativa automaticamente os travões quando deteta uma travagem brusca do veículo à frente, peões que atravessam a estrada, ciclistas ou outros obstáculos. Para além de tudo isto, também te mantém dentro da faixa de rodagem, intervindo autonomamente na direção e corrigindo o rumo sempre que necessário. Se precisares de fazer uma travagem brusca, o Kia Rio regula o binário e distribui a força de forma independente, para garantir a estabilidade e o controlo da viragem. Tudo somado, é caso para dizer que o Kia Rio é um dos sítios mais seguros onde podes estar.


Preço: impressionantemente acessível

É neste capítulo que o Kia Rio mais faz a diferença em relação aos seus concorrentes. Estamos perante um dos melhores compromissos entre a habitabilidade, o equipamento e o preço. Os valores arrancam nos modestos 17.450 euros e o valor máximo não passa dos 21.350 euros.


Kia Rio: qual o veredicto?

É certo que o Kia Rio não é a proposta tecnologicamente mais avançada da categoria, nem a marca pretende liderar o segmento com este modelo. Contudo, as suas características elevam a fasquia aos valores essenciais de um utilitário, a um preço que os rivais não conseguem oferecer. Pedir mais do que isso, a este preço, é muito.

Assim, se procuras um utilitário para as tuas deslocações urbanas, suficientemente competente, com bom design e surpreendentemente bem equipado, estás perante um dos modelos com melhor relação qualidade-preço do momento.

Partilha Este Artigo