Fiat Panda: caso sério de carisma
Acessível, compacto, moderno. O Fiat Panda já cá anda há mais de 40 anos, mas permanece atual. Qual o segredo?
O Fiat Panda já vai na terceira geração, e tem uma história cheia de momentos marcantes. Sabias que foi o primeiro citadino a receber o troféu Carro do Ano, em 2004? Ou que, no mesmo ano, foi também o primeiro do seu segmento a chegar ao acampamento base do Monte Evereste, a 5.200 metros de altitude? Feitos como estes tornaram-no num dos carros mais carismáticos de sempre. Mas o Fiat Panda não ficou parado no tempo: a nova versão está mais moderna e tecnológica, mantendo o preço acessível de sempre. Descobre as vantagens.
Desempenho: o Fiat Panda é simples, mas eficaz
O Fiat Panda apostou na mobilidade elétrica, com a introdução de uma motorização a gasolina mild hybrid. Alia o motor de 3 cilindros e 70 CV a um motor elétrico de 12 volts e a uma bateria de lítio. Assim, atinge a velocidade máxima de 164 km/h e consegue chegar aos 100 km/h em 14 segundos.
É certo que estes números não são propriamente impressionantes, mas o Fiat Panda não foi concebido para um desempenho desportivo. Aliás, os 70 CV são mais do que suficientes para circular de forma expedita pelo trânsito citadino. Além disso, no dia a dia, a caixa manual de seis velocidades com relações curtas facilmente faz esquecer a menor potência, pela agradável desenvoltura que oferece. A agilidade impressiona, a direção é precisa. Em curva, o Fiat Panda brinda o condutor com uma agradável previsibilidade e bons níveis de aderência. No que toca a consumos, consegues obter médias na casa dos 5 a 5,5 litros para percorrer 100 quilómetros, mesmo quando circulas em autoestrada.
Há ainda uma motorização a GPL, de 69 CV e 1242 de cilindrada, que dá cartas no consumo, fiabilidade e custo de manutenção. Assim, é possível conduzir de uma forma mais económica e amiga do ambiente.
Design: o Fiat Panda mantém as feições jovens
Este carro apresenta um visual divertido para quebrar o cinzentismo da cidade. É distinto, com um aspeto aventureiro, compacto e alegre. Pode ser personalizado com uma gama de 6 cores.
Passando para o interior, a montagem não merece grandes reparos. Os acabamentos são de boa qualidade e oferecem um conforto bastante satisfatório. Nota positiva para os vários espaços de arrumação, que te ajudam a manter os pertences arrumados e organizados.
Equipamentos: este modelo tem opções para todos os gostos
A versatilidade do Fiat Panda está bem patente nos 3 níveis de equipamentos que disponibiliza: Style, Tech e Comfort.
O Pack Style é o mais arrojado com barras longitudinais no tejadilho baixas de cor preta e frisos pronunciados de proteção lateral. As capas dos espelhos retrovisores exteriores são da cor da carroçaria e os vidros traseiros são escurecidos. Vem equipado com faróis de nevoeiro e as jantes são de 15 polegadas.
Já o Pack Tech está especialmente vocacionado para a tecnologia. Neste modelo encontras um ecrã tátil de 7 polegadas, com ligação USB, Bluetooth e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Há comandos no volante para facilitar a gestão de todas estas funções. Podes contar ainda com sensor de luz e de chuva, e ar condicionado automático.
Por fim, o Pack Comfort foi pensado para o conforto de todos os ocupantes. O banco do condutor pode ser regulado em altura e conta com apoio para a cabeça. Os sensores traseiros ajudam a estacionar o Fiat Panda nos lugares mais apertados.
Destaque especial para o Sistema D-Fence, composto por 3 funcionalidades. Há um filtro de habitáculo capaz de conter até 100% dos alergénios e reduzir até 90% a formação de bolor e bactérias no habitáculo. Além disso, o Fiat Panda conta ainda com um purificador de ar que integra um filtro HEPA, capaz de conter micropartículas como pólen e microrganismos. Por fim, vem equipado com uma lâmpada de luz ultravioleta que é capaz de eliminar até 99% das bactérias presentes nos superfícies como puxadores, caixa de velocidades, bancos e volantes. Se o teu carro não tiver este sistema, não te esqueças de dar especial atenção a estas superfícies sempre que fizeres a limpeza do teu carro.
Preço: o Fiat Panda é um dos citadinos mais acessíveis
Este modelo oferece um bom desempenho e uma imagem distinta por um preço muito convidativo. A nova geração deste carro simpático está à venda por apenas 15.293 euros, sendo que o valor vai aumentando à medida que avançares no nível de equipamentos.
Fiat Panda usados: a alternativa ainda mais económica
Optar por carros usados é uma estratégia inteligente para aceder a veículos em bom estado a um preço reduzido. O Fiat Panda não é exceção. Ainda que já seja um carro acessível, o mercado de carros usados apresenta alternativas mais baratas, com um bom desempenho.
Assim, se tens este modelo debaixo de olho, passa em Carmine.pt e explora todos os Fiat Panda usados disponíveis. Encontras modelos com poucos quilómetros de rodagem e de vários tipos de combustível. Há também centenas de outros Fiat usados para além do Panda, que procuram um novo dono para muitos e longos anos.
Fiat Panda: qual o veredicto?
O Fiat Panda dirige-se essencialmente a um público jovem e dinâmico. Tem mais espaço do que parece, o que o coloca na lista de possíveis pequenos familiares para uso na cidade. Os seus maiores trunfos são os consumos e a facilidade de condução em cidade, sendo funcional e prático. Poucos citadinos conseguem transmitir a descontração do Fiat Panda, o que faz com que mesmo os que não são fãs do modelo se rendam quando o experimentam. Assim, se a estética, o consumo e as questões ambientais são fatores decisivos para ti, o Fiat Panda pode ser o teu próximo parceiro de estrada.