Dacia Spring: o melhor elétrico de sempre para a cidade?
O elétrico mais barato do mercado tem novos argumentos para se impor, trazendo bem mais do que uma nova imagem. Descobre o que há de novo no Dacia Spring.
Num mercado com cada vez mais ofertas elétricas, há uma marca que está a superar a concorrência num aspeto essencial: o preço! O Dacia Spring é o elétrico mais barato da Europa e campeão de vendas. O que o torna tão desejado? Vamos conhecê-lo.
Desempenho: polivalente e fiável
O Dacia Spring começou por apresentar-se com um motor 100% elétrico de 45 CV, o que originou várias críticas pela aparente modéstia no desempenho. Contudo, isso não impediu que registasse mais de 100.000 encomendas logo no lançamento, precisamente por não deixar de ser uma opção divertida e prática em cidade. Fiel à filosofia de qualquer elétrico, o Dacia Spring original oferecia polivalência e fiabilidade a um preço imbatível, com uma autonomia tranquilizante, suficiente para, em média, mais de uma semana de trajetos urbanos.
Ainda assim, as críticas receberam uma resposta da marca à altura, com a introdução de uma nova motorização. Também 100% elétrica, mas já com uma potência de 65 CV e com uma nova transmissão que multiplica o binário, proporcionando melhor aceleração. Trata-se da versão Dacia Spring Extreme que, além disso, viu também aumentada a sua autonomia até 305 quilómetros. Se o Dacia Spring já era um dos veículos elétricos mais bem-sucedidos dos últimos tempos, esta nova variante representa uma evolução surpreendente, digna de nota.
É claro que o Dacia Spring não foi feito para andar sempre a velocidades de autoestrada, mas revela-se bastante expedito, com um bom isolamento e suspensão focada no conforto. É na condução urbana que o modelo brilha, e mesmo o motor menos arrojado facilmente faz o condutor esquecer que tem “apenas” 45 CV.
Design: ares de crossover
O Dacia Spring é compacto, mas tem uma habitabilidade de referência, pelo interior espaçoso e acolhedor. Ainda que seja um carro do segmento A, consegue transportar 4 passageiros com todo o conforto, e o espaço até ao teto é generoso. Além disso, a arrumação foi bem planeada, com vários compartimentos a bordo estrategicamente localizados e de fácil alcance. Há ainda 290 litros de volume na bagageira, extensível até aos 631, o que representa a maior capacidade de carga dentro da sua categoria.
Quanto ao exterior, o Dacia Spring é um citadino com ares de crossover, que conjuga a agilidade à robustez, com um visual aventureiro. À frente, os faróis são acompanhados por uma linha LED em cada lado, e as cavas das rodas são mais largas, a encostar-se ao formato SUV.
Equipamentos: moderno e seguro
Os equipamentos do Dacia Spring garantem uma condução tecnológica e segura, graças à conetividade intuitiva e aos múltiplos sistemas de ajuda ao condutor. Há um ecrã tátil de 7 polegadas do sistema multimédia Media Nav que se encarrega de praticamente tudo, graças à compatibilidade com o sistema Apple CarPlay e Android Auto. Podes visualizar, em tempo real, o nível da bateria, a distância percorrida e a autonomia disponível em quilómetros. É também possível ativar no volante o comando de reconhecimento de voz e aceder a todas as funções.
O Dacia Spring prova ser um companheiro de estrada fiável, incorporando uma série de tecnologias de segurança ativa e passiva. Destacam-se o Sistema de Travagem de Emergência Ativa, que avalia o perigo de colisão frontal e trava automaticamente caso necessário, e a Ativação Automática das Luzes, que ajusta a intensidade da iluminação em função do exterior, como ao entrar num túnel ou quando anoitece. É também possível fixar a velocidade para garantir que o limite não é ultrapassado, e a ajuda ao estacionamento com câmara traseira facilita e agiliza as manobras mais desafiantes.
Merece ainda especial destaque o modo de condução ECO, que otimiza automaticamente determinadas funções do veículo para prolongar a autonomia da bateria. Desta forma, é possível circular em modo 100% elétrico durante mais tempo.
Preço: o ponto forte
O preço do Dacia Spring arranca nos €20.400 com a motorização de 45 CV, e atinge os €22.050 na potência mais elevada, de 65 CV. Em ambos os casos, o valor vai subindo de acordo com o nível de equipamento e acessórios que acrescentares.
Dacia Spring: qual o veredicto?
O Dacia Spring já conquistou o estatuto do carro 100% elétrico com o preço mais baixo do mercado, sem beliscar o seu desempenho. Arrojado e visionário, está perfeitamente alinhado com as necessidades de mobilidade das famílias, com linhas atrativas, espaço para todos e motores expeditos. Assim, se procuras uma oferta eficiente para o uso diário em cidade com o gasto mínimo possível, tens aqui a solução.