Como viajar com animais no carro em segurança?

Descobre como viajar com animais no carro com toda a segurança e conforto. Segue estas dicas práticas.

viajar com animais no carro

Passear de carro com animais pode ser uma experiência divertida e até descontraída – desde que tenhas alguns cuidados para garantir que tudo corre com segurança e tranquilidade. Por isso, se estás a pensar viajar com o teu patudo, fica a conhecer todas as regras e descobre as melhores dicas para viajar com animais no carro.

Posso viajar com animais no carro?

A resposta é sim, mas existem algumas regras importantes que precisas de seguir. O animal não deve ter acesso à zona do condutor nem interferir com o teu campo de visão ou movimentos. Para isso, o animal deve estar fixado corretamente, seja através de um peitoral e do cinto de segurança, da caixa de transporte ou com uma rede de separação. 

O que diz a lei sobre transporte de animais em carros?

O Código da Estrada diz que o transporte de animais não pode comprometer a tua visibilidade, a segurança da condução, nem a segurança dos restantes passageiros. Caso isso não seja cumprido, arriscas-te a pagar multas que podem variar entre os 60 e os 600 euros.

Além disso, o Decreto-Lei n.º 315/2003 reforça que o transporte de animais no carro deve ser feito em condições adequadas à espécie, ou seja, deves ter em conta o espaço, a ventilação, a temperatura e o acesso à água que o animal irá ter. Se planeias viajar para outro país, verifica as regras locais, pois podem ser diferentes, incluindo documentação especial ou outro tipo de precauções.

Como transportar o cão ou o gato em segurança?

Não deixes o teu animal de estimação à solta no carro durante uma viagem de carro. Isto pode causar distrações ao condutor e acabar por comprometer a condução. Escolhe uma caixa adequada ao tamanho e peso do animal. Além de limitar os seus movimentos, quando fixada ao assento traseiro, a caixa oferece proteção extra em caso de acidente. Para o transporte de cães pequenos, esta é uma das melhores opções.

Já para viagens longas, o Ideal é prender a coleira ou o peitoral do animal ao cinto de segurança do carro. O cinto permite alguma mobilidade sem comprometer a segurança. Se tens um cão de porte grande, as redes ou grelhas divisórias entre os bancos traseiros e a bagageira podem evitar que o animal seja projetado para a frente. No entanto, pode não ser tão eficaz em termos de segurança como a caixa transportadora.

Acessórios de segurança necessários para transporte

Estes são alguns acessórios essenciais para transportar o teu animal em segurança.

Caixa de transporte

Indispensável para cães e gatos, as caixas de transporte devem ser escolhidas com base no tamanho e peso do animal. Proporcionam proteção em caso de acidente e impedem o animal de se movimentar livremente. Existem diferentes materiais:

  • Plástico: leve e fácil de limpar, mas pode ser menos seguro em colisões graves.
  • Metal: robusto e eficiente na proteção, mas mais pesado e difícil de transportar.
  • Tecido: prático para transporte ocasional, mas oferece pouca resistência em situações de impacto.

Cinto de segurança para animais

Ideal para viagens longas, o cinto conecta o peitoral ou a coleira do animal ao cinto de segurança do carro. Este acessório permite mais mobilidade do que uma caixa de transporte e continua a garantir a segurança de todos durante a viagem.

Rede ou grelha divisória

Esta solução é especialmente recomendada para cães grandes. As redes ou grelhas divisórias separam a bagageira do restante espaço do carro e evitam que o animal interfira na condução. No entanto, embora ofereça espaço, não protege tanto como outros acessórios em caso de acidente.

Arnês para transporte

Simples e prático, o arnês prende o animal diretamente ao cinto de segurança do carro. Mas atenção. Em manobras bruscas ou colisões, pode não oferecer proteção suficiente.

Outros acessórios úteis

Além dos acessórios principais, existem outros para garantir conforto e praticidade durante o transporte. Por exemplo, uma trela e um arnês são fundamentais para manter o controlo do animal ao sair do veículo, enquanto uma capa protetora pode evitar a sujidade e danos no material dos bancos.

Para animais de pequeno porte, existem cadeiras auto específicas que oferecem segurança adicional. Para cães maiores, mais pesados, velhos ou debilitados, as rampas com ou sem degraus podem facilitar a entrada autónoma no carro.

Dicas adicionais para viajar com animais no carro

Agora que já sabes como transportar animais de estimação em carros, eis algumas medidas simples que podem tornar a experiência ainda mais confortável e agradável.

Consulta um veterinário

Para viagens muito longas, ou caso o animal tenha algum problema de saúde, recomenda-se a ida a um veterinário para receberes orientações específicas e garantir que as condições estão reunidas para seguir viagem.

Leva o animal a passear

Antes de partires, leva o cão a passear a pé. Isto ajuda a queimar energia e a deixá-lo mais calmo. Certifica-te também de que o animal faz as suas necessidades antes de entrar no carro.

Garante uma alimentação adequada

Evita alimentar o animal nas 3-4 horas que antecedem a viagem para reduzir o risco de enjoos. Em trajetos longos, não te esqueças de levar água fresca para manter o animal hidratado.

Proporciona um ambiente tranquilo

Para alguns animais, os sons estridentes ou muito altos podem ser um gatilho para gerar stress. Além disso, temperaturas excessivamente frias ou quentes também podem causar desconforto. Por isso, mantém o volume do rádio baixo e ajusta a temperatura do carro para garantir o conforto do animal.

Leva objetos familiares

Para a viagem, leva um brinquedo ou manta que o animal conheça e goste. Estes objetos transmitem segurança e ajudam a associar a viagem a algo positivo.

Faz paragens regulares

Planeia parar a cada 1h30-2h para que o animal possa fazer as suas necessidades, alongar e aliviar o stress que pode estar a sentir por estar confinado a um espaço pequeno.

Verifica a climatização

Garante que o espaço onde o animal está acomodado tem boa ventilação. Em viagens durante o verão, ou em dias especialmente quentes, nunca o deixes no carro sozinho sem supervisão.

Quais são as regras para viagens internacionais?

Se vais viajar para o estrangeiro com o teu animal de estimação, é fundamental cumprir as regras específicas do destino e deves levar contigo o passaporte europeu para animais de companhia. Este documento é obrigatório para viagens dentro da UE. Inclui os dados do animal (microchip ou tatuagem), registos de saúde (vacinação) e informações do proprietário e veterinário. Pode ser emitido por veterinários autorizados e é vitalício, desde que as informações de saúde estejam atualizadas.

O animal deve estar vacinado contra a raiva, e esta deve estar devidamente atualizada.

Antes de viajar, pesquisa sobre as exigências do país de destino, como vacinas adicionais ou a necessidade de que o animal faça quarentena.  Considera também fazer um seguro de responsabilidade civil e de saúde para o teu animal de estimação. Assim, garantes proteção em caso de imprevistos que pode ajudar a cobrir despesas médicas durante a viagem.

Carmine, para novas aventuras com os teus animais de estimação

Na hora de embarcares em novas aventuras com o teu pet, a segurança e o conforto devem estar em primeiro lugar. Certifica-te de que segues todas as regras obrigatórias por lei, usas os acessórios adequados e planeias bem cada viagem. Se o próximo passo na tua vida inclui a escolha de um carro novo, visita Carmine.pt. Com filtros intuitivos, encontras carros usados em excelente estado, sejam eles familiares, citadinos ou SUVs perfeitos para as viagens com o teu companheiro de quatro patas.

Partilha Este Artigo