Veículo elétrico: 6 dicas para fazer uma escolha inteligente

Tipo de carro, autonomia e carregamento são alguns dos fatores a ter em conta ao comprar um veículo elétrico. Aqui estão 6 dicas para fazer a escolha acertada.

veículo elétrico

Comprar um veículo elétrico pode ser o primeiro passo para poupar combustível, reduzir custos e ainda ajudar o planeta. Se queres dar o próximo passo para a mobilidade elétrica, ajudamos com estas 6 dicas para encontrares o teu próximo veículo elétrico.


1. Decide quanto queres gastar

Este é o primeiro passo para fazer uma triagem inicial na tua escolha de um veículo elétrico. De pouco adianta explorares carros mais caros se o orçamento é limitado. Por isso, sê realista, define um valor e usa-o para refinar as tuas pesquisas online.

Por exemplo, em Carmine.pt, podes pesquisar veículos elétricos usados usando o filtro do preço, para que não percas tempo com carros fora de orçamento. É só entrar, selecionar o tipo de carro e o limite de preço.


2. Preferes 100% elétrico ou plugin?

A principal decisão passa por escolher um veículo 100% elétrico ou um veículo plugin. No primeiro caso, o carro tem apenas uma bateria elétrica que é alimentada em postos de carregamento (em casa ou na via pública). Já os veículos plugin têm adicionalmente um motor a gasolina que carrega a bateria, o que faz com que tenham uma autonomia maior.

Contudo, é importante considerar que os veículos 100% elétricos poderão compensar a longo prazo. Se fizeres grandes distâncias, o veículo plugin é a solução ideal. Caso circules mais na cidade, o veículo 100% elétrico poderá ser mais indicado.


3. Que tipo de carro não te sai da cabeça?

Andas com alguma tipologia debaixo de olho? Por exemplo, gostavas de te aventurar com um SUV ao fim de semana? Acelerar num desportivo para uma road trip empolgante? Ou sentir o conforto de um monovolume para levar as crianças à escola? Há bons parceiros de estrada para cada situação.

Assim, define a tipologia de carro de acordo com a utilização que vais fazer. Para andar só na cidade, os carros citadinos usados são boas opções. Para transportar a família, as carrinhas usadas fornecem o conforto e o espaço necessário para acomodar todos os passageiros. Para aventuras na natureza, os SUV podem ser o apoio que precisas para tornar os momentos de lazer ainda mais especiais.


4. Autonomia: quanto mais, melhor?

Numa palavra, depende. Mas vamos explicar porquê. É certo que o mais recente fenómeno de “ansiedade de autonomia” pode fazer com que ambiciones um valor mais elevado, para diminuir a preocupação de ficares a meio do caminho. Contudo, quanto mais autonomia um veículo elétrico tiver, mais caro é. Isto porque a bateria é a componente mais importante do veículo elétrico, como se fosse o coração da máquina.

Então, o que fazer? O primeiro passo é analisar qual será a tua rotina principal. Vais usar o veículo elétrico para fazer apenas o caminho casa-trabalho? As distâncias serão curtas? Ou vais andar bastante em autoestrada, em percursos mais longos? No primeiro caso, este fator deixa de ser um problema, e podes optar por um veículo elétrico com menor autonomia. Isto porque a rede de carregamento pública cresce a um ritmo impressionante, e é muito fácil encontrar perto de ti um posto elétrico. No segundo caso, talvez possas considerar um carro com mais autonomia, investindo um pouco mais. Mas lembra-te que, em qualquer das situações, dificilmente ficarás apeado por falta de energia.


5. Como vais carregar o veículo elétrico?

Antes de comprar um veículo elétrico, considera as opções de carregamento mais adequadas para ti. Além dos postos de carregamento público, podes também instalar uma wallbox em casa. Se morares num apartamento, podes fazer a ligação ao quadro elétrico do condómino. Esta é, geralmente, a opção mais económica e prática, para poderes deixar ficar o carro a carregar durante a noite.

Não te esqueças de verificar a potência e capacidade de carregamento da wallbox. Não é muito agradável deixar o carro a carregar a noite toda e, no dia seguinte, ver que a bateria não ficou completa. Contacta vários fornecedores, compara preços e potências. O ideal é contares com o melhor de dois mundos: optares pelo carregamento rápido nos postos públicos, para qualquer eventualidade, e pelo carregamento doméstico menos rápido, para poupar a vida útil da bateria.


6. Experimenta o veículo elétrico

Não há nada como entrar num veículo elétrico, ligar o motor e fazer a primeira aceleração para sentir a química do carro. Pede para fazer um test drive, especialmente se nunca conduziste um elétrico antes. Poderás ficar agradavelmente surpreendido com a comodidade, com o silêncio e com a estabilidade que um veículo elétrico proporciona.

Verifica como se comporta na estrada, se responde bem às tuas solicitações e se te imaginas atrás desse novo volante nos próximos anos. Se te convenceu, está na hora de avançar para a decisão final.


O teu próximo veículo elétrico pode estar em Carmine.pt

Com estas 6 dicas para escolher um veículo elétrico, poderás fazer uma compra mais ponderada. Investe algum tempo numa boa pesquisa prévia. Entra em Carmine.pt e usa os filtros de acordo com o carro usado que procuras. Em “pesquisa avançada”, podes selecionar o tipo de carro (citadino, carrinha, SUV, desportivo, entre outros), o tipo de combustível (elétrico ou híbrido) e limitar os resultados até um determinado preço. Com poucos cliques, ficas muito mais próximo de conhecer o teu novo veículo elétrico de sonho. Boas viagens!

Partilha Este Artigo