Renting automóvel: o que é e para que serve
Se procuras um carro novo, o renting automóvel poderá ser uma solução. Descobre o que é e se compensa para o teu caso.
Um carro novo, com todas as despesas incluídas, sem preocupações com seguros, manutenções ou inspeções. Tudo isto, com o pagamento de mensalidades ajustadas a cada caso e sem necessidade de te descapitalizares com uma grande entrada inicial. Bem-vindo ao mundo do renting automóvel, uma das formas mais populares de financiar um carro em Portugal. Descobre em que consiste e confirma se é uma boa escolha para ti.
O que é renting automóvel?
O renting automóvel é um contrato de aluguer de viatura celebrado entre uma locadora (proprietária do veículo) e o locatário (cliente). Este contrato implica o pagamento de uma mensalidade mediante determinadas condições, que incluem o prazo de duração, quilometragem máxima e serviços associados à utilização do veículo. Por esta razão, o renting automóvel também pode ser designado como Aluguer Operacional de Viaturas (AOV).
Geralmente, a duração de um renting automóvel situa-se entre 12 e 72 meses, sem entrada inicial, e o valor é calculado de acordo com o tipo de viatura, período do contrato e serviços incluídos – como, por exemplo, manutenção, seguros, assistência em viagem, pagamento de impostos, pneus ou viatura de substituição.
Durante o contrato, o veículo permanece como propriedade da empresa de renting. Quando o contrato termina, o veículo é devolvido à locadora, que verifica se o seu estado geral de conservação corresponde às condições normais de desgaste. Nesta altura, o cliente poderá subscrever um novo contrato; ou seja, repetir novamente o processo.
Assim, o renting automóvel constitui-se como uma alternativa ao financiamento convencional, na medida em que permite aceder a veículos novos a troco de uma renda mensal fixa. Assim, por um determinado prazo e quilómetros, o cliente terá acesso a um novo carro, com todos os serviços necessários para a circulação, sem preocupações.
Quais são as vantagens e desvantagens do renting automóvel?
Se estiveres a pensar em fazer um renting automóvel, é importante estares a par das vantagens e desvantagens, para tomar uma decisão acertada.
Vantagens do renting automóvel
A principal vantagem do renting automóvel passa por não teres de te preocupar com os custos de manutenção do carro. Mas os benefícios não ficam por aqui.
- O renting é um aluguer, não uma compra. Como se trata de um aluguer, o renting confere maior flexibilidade para escolher e trocar de carro. Podes ter acesso a um automóvel de gama alta a que, de outra forma, talvez não fosse possível. Terminado o período de aluguer, podes trocar por outro, ou apenas devolvê-lo, o que permite que tenhas sempre um carro novo.
- Não tens de pagar entrada inicial. Ao contrário do financiamento convencional, em que é necessário adiantar um montante de entrada, no renting automóvel tal não é exigido.
- Não há surpresas. A mensalidade que pagas é sempre a mesma; por isso, sabes sempre o que vais pagar por mês. Esta certeza ajuda a controlar os gastos.
- Não pagas manutenção. A empresa de renting é a responsável por suportar os custos das revisões, das reparações e até da troca de pneus. Também inclui seguro, pelo que esta é mais uma despesa que evitas.
- A desvalorização do carro não é problema. No final do contrato, devolves o carro e a empresa de renting vende-o no mercado de usados. O valor de revenda do veículo, bem como o seu destino final, não é uma preocupação para ti.
- Tens acesso a serviços exclusivos. Os veículos em regime de renting automóvel, em regra, beneficiam de menos tempo de espera nas oficinas e assistência rodoviária 24 horas.
Desvantagens do renting automóvel
O renting automóvel também apresenta algumas desvantagens, cujo peso pode fazer a diferença na decisão final.
- Não és o dono do carro. A questão da propriedade pode ou não ser relevante, mas ainda há quem valorize ter o carro em seu próprio nome e de, após alguns anos, deixar de pagar a mensalidade.
- Podes precisar de fazer mais quilómetros. Pode acontecer que o número de quilómetros contratualizados se revele insuficiente. Contudo, é possível pedir uma revisão do contrato antes que termine e atualizar essa clausula. Tem em atenção, contudo, que essa alteração pode ser cobrada.
- Não podes cancelar o contrato sem o pagamento de uma penalização associada. Quando contratas um renting automóvel, tens de o levar até ao fim, a não ser que esteja definido no contrato. Caso contrário, terás de pagar um valor extra elevado. Se entrares em incumprimento, podes perder o veículo e entrar em ações judiciais que te obriguem ao pagamento.
- Não podes alterar o veículo. Como não és proprietário do carro, não podes alterar nenhuma parte do mesmo. Se ainda assim pretenderes, terás de solicitar autorização à empresa de renting e pagar pelas mudanças.
Renting automóvel: dúvidas frequentes
O renting automóvel pode suscitar algumas dúvidas, às quais respondemos de seguida.
Quais são os documentos necessários para o contrato de renting automóvel?
O contrato de renting automóvel para particulares, normalmente, pode envolver os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão e documento comprovativo de morada.
- Última declaração de rendimentos entregue nas Finanças e respetiva nota de liquidação.
- Declaração de vínculo laboral e últimos três recibos de vencimento.
- Últimos 3 extratos mensais das contas de depósito à ordem.
Se o meu renting automóvel prever pneus ilimitados, posso trocar sempre que quiser?
Não. A troca de pneus só pode ser feita quando atingem a dimensão mínima estipulada por lei, e em locais definidos pela empresa de renting.
Quem é que paga as multas?
É a empresa de renting que recebe as multas, mas cabe-te a ti fazer o pagamento. A nota de infração/liquidação é enviada pela locadora.
Quem é que paga os danos na viatura?
Todos os danos que não resultem do desgaste natural do veículo terão de ser suportados por ti. No final do contrato, a locadora faz uma verificação do estado do carro e, se aplicável, cobra-te os danos.
Posso aumentar a duração do contrato?
Depende do que contratualizaste com a locadora, mas é possível que o contrato seja estendido, geralmente com redefinição das condições.
E se eu quiser devolver o carro antes de o contrato terminar?
Poderás fazê-lo, mas estarás sujeito ao pagamento de uma penalização associada, por incumprimento das cláusulas do contrato de renting automóvel.
Posso transmitir o renting automóvel para outra pessoa?
Não. Dado que não és o proprietário, não podes transmitir o contrato a outrem. Qualquer cedência neste aspeto pode dar origem à anulação do contrato, com as devidas penalizações.
Com todas as cartas na mesa, poderás melhor decidir se o renting automóvel é uma boa alternativa para ti.