Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal: o que é e porque é importante
Sempre que pedes um crédito, o banco pede-te o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal. Descobre o que é, para que serve e como o obter.
O Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal contém o teu histórico de empréstimos, e é a base para os bancos analisarem os teus pedidos de crédito, incluindo o crédito automóvel. Descobre porque é importante e como o obter de forma prática.
O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal é um documento que reúne informações detalhadas sobre todos os teus créditos. Está disponível no site do Banco de Portugal e oferece uma visão abrangente da tua situação financeira, com dados sobre todos os empréstimos em vigor, seja como devedor, avalista ou fiador.
O que inclui o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
Este mapa abrange uma série de informações sobre as tuas obrigações financeiras, como o número de contratos de crédito feitos, o montante total que falta reembolsar, o valor em incumprimento, entre outros. Especificamente, o conteúdo inclui:
- Data de início e fim. Data de início e fim de cada contrato de crédito.
- Número de Devedores. Número total de devedores existentes no contrato.
- Créditos em Litígio Judicial. Indica se algum crédito se encontra em tribunal para recuperação da dívida ou se o devedor contestou judicialmente o crédito.
- Total em Dívida. O valor que o devedor ainda tem a pagar.
- Montante de Incumprimento. Se existirem atrasos no pagamento, indica o valor dos pagamentos em atraso e o valor que as entidades financeiras já consideram irrecuperável.
- Entrada em Incumprimento. Data em que se registou o primeiro atraso no pagamento.
- Montante Potencial. Valor que possa surgir em dívida no futuro, como fianças e cartões de crédito com montantes autorizados, mas não usados.
- Prestação. Valor a pagar periodicamente até terminar o crédito.
- Periodicidade. Indica de quanto em quanto tempo é paga a prestação (geralmente, é mensal).
- Garantias. Tipo, valor total e número de garantias associadas ao crédito que asseguram que o dinheiro emprestado é reembolsado.
Para que serve este mapa?
Este documento serve para fornecer uma visão clara da tua situação financeira e é útil quer para ti, quer para os bancos.
Para as entidades bancárias, este documento serve para fazerem uma avaliação do teu risco de crédito. Dito doutro modo, ajuda os bancos a avaliar a probabilidade de cumprires as obrigações de pagamento de um empréstimo, reduzindo o risco de se verem a braços com um crédito malparado. É por isso que todas as entidades bancárias exigem a consulta deste documento antes de conceder um crédito.
Para ti, o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal serve para:
- Saber quantos créditos tens. Se estás a tentar fazer uma melhor gestão do teu orçamento, pode ser útil consultar periodicamente o teu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal. Assim, tens a certeza de que aquilo que recebes está alinhado com o que gastas.
- Ver se tens dívidas. Para não entrares em endividamento excessivo, é importante verificar regularmente se há pagamentos em atraso.
- Saber se podes ter mais despesas. No Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal consegues ver quando terminam os créditos e quanto falta pagar. Assim, podes calcular qual a melhor altura para fazer uma compra mais avultada.
- Pedir empréstimos. Se consultares o documento antes que o banco o faça, estarás em vantagem e saberás o momento ideal para pedir um empréstimo.
Este mapa é atualizado mensalmente. Por isso, não te admires se ainda te aparecer uma dívida que já pagaste. Entretanto, a entidade onde regularizaste o pagamento contacta o Banco de Portugal para fazer a devida atualização.
Como aceder ao Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
Todas as pessoas têm o direito de obter este mapa a qualquer momento. Está sempre disponível para download no website do Banco de Portugal e pode ser livremente consultado por ti e pelos bancos.
Aceder é simples. Basta seguir os passos:
- Entrar na Central de Responsabilidades de Crédito do site do Banco de Portugal.
- Selecionar a data para consultar os créditos.
- Validar as condições em “Li e aceito”.
- Clicar em “Autenticar e obter mapa”.
- Inserir o Número de Identificação Fiscal e password do Portal das Finanças.
- Feito! Terás acesso a todos os créditos que fizeste e poderás guardar o documento em PDF.
O Banco de Portugal disponibiliza também um vídeo que exemplifica o acesso, que partilhamos em baixo.
Carmine.pt, o teu portal de venda de carros usados
Ao consultares o teu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal, saberás melhor a quantas andas. Vais conseguir gerir melhor as tuas finanças, saber quando acaba o teu crédito automóvel, quanto te falta pagar e qual a melhor altura para pedir um crédito novo. E se estiveres à procura de um carro usado, explora as milhares de boas oportunidades em Carmine.pt e encontra o teu novo parceiro de estrada.