Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal: o que é e porque é importante
Sempre que pedes um crédito, o banco pede-te o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal. Descobre o que é, para que serve e como o obter.

O Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal contém o teu histórico de empréstimos, e é a base para os bancos analisarem os teus pedidos de crédito, incluindo o crédito automóvel. Descobre porque é importante e como o obter de forma prática.
O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal é um documento que reúne informações detalhadas sobre todos os teus créditos. Está disponível no site do Banco de Portugal e oferece uma visão abrangente da tua situação financeira, com dados sobre todos os empréstimos em vigor, seja como devedor, avalista ou fiador.
Faz parte da Central de Responsabilidades de Crédito, uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal, que agrega informação sobre os créditos concedidos pelas instituições financeiras a particulares e empresas. Esta central tem como objetivo promover a transparência e a responsabilidade na concessão de crédito.

Como ler o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
Este mapa abrange uma série de informações sobre as tuas obrigações financeiras, como o número de contratos de crédito feitos, o montante total que falta reembolsar, o valor em incumprimento, entre outros. Especificamente, o conteúdo inclui:
- Data de início e fim. Data de início e fim de cada contrato de crédito.
- Número de Devedores. Número total de devedores existentes no contrato.
- Créditos em Litígio Judicial. Indica se algum crédito se encontra em tribunal para recuperação da dívida ou se o devedor contestou judicialmente o crédito.
- Total em Dívida. O valor que o devedor ainda tem a pagar.
- Montante de Incumprimento. Se existirem atrasos no pagamento, indica o valor dos pagamentos em atraso e o valor que as entidades financeiras já consideram irrecuperável.
- Entrada em Incumprimento. Data em que se registou o primeiro atraso no pagamento.
- Montante Potencial. Valor que possa surgir em dívida no futuro, como fianças e cartões de crédito com montantes autorizados, mas não usados.
- Prestação. Valor a pagar periodicamente até terminar o crédito.
- Periodicidade. Indica de quanto em quanto tempo é paga a prestação (geralmente, é mensal).
- Garantias. Tipo, valor total e número de garantias associadas ao crédito que asseguram que o dinheiro emprestado é reembolsado.
Para que serve este mapa?
Este documento serve para fornecer uma visão clara da tua situação financeira e é útil quer para ti, quer para os bancos.
Para as entidades bancárias, este documento serve para fazerem uma avaliação do teu risco de crédito. Dito doutro modo, ajuda os bancos a avaliar a probabilidade de cumprires as obrigações de pagamento de um empréstimo, reduzindo o risco de se verem a braços com um crédito malparado. É por isso que todas as entidades bancárias exigem a consulta deste documento antes de conceder um crédito.
Para ti, o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal serve para:
- Saber quantos créditos tens. Se estás a tentar fazer uma melhor gestão do teu orçamento, pode ser útil consultar periodicamente o teu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal. Assim, tens a certeza de que aquilo que recebes está alinhado com o que gastas.
- Ver se tens dívidas. Para não entrares em endividamento excessivo, é importante verificar regularmente se há pagamentos em atraso.
- Saber se podes ter mais despesas. No Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal consegues ver quando terminam os créditos e quanto falta pagar. Assim, podes calcular qual a melhor altura para fazer uma compra mais avultada.
- Pedir empréstimos. Se consultares o documento antes que o banco o faça, estarás em vantagem e saberás o momento ideal para pedir um empréstimo.
Este mapa é atualizado mensalmente. Por isso, não te admires se ainda te aparecer uma dívida que já pagaste. Entretanto, a entidade onde regularizaste o pagamento contacta o Banco de Portugal para fazer a devida atualização.
Como obter o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
Todas as pessoas têm o direito de obter este mapa a qualquer momento. Está sempre disponível para download no website do Banco de Portugal e pode ser livremente consultado por ti e pelos bancos.
Consultar o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal é simples. Basta seguir os passos:
- Entrar na Central de Responsabilidades de Crédito do site do Banco de Portugal.
- Selecionar a data para consultar os créditos.
- Validar as condições em “Li e aceito”.
- Clicar em “Autenticar e obter mapa”.
- Inserir o Número de Identificação Fiscal e password do Portal das Finanças.
- Feito! Terás acesso a todos os créditos que fizeste e poderás guardar o documento em PDF.
O Banco de Portugal disponibiliza também um vídeo que exemplifica o acesso, que partilhamos em baixo.
Carmine.pt, o teu portal de venda de carros usados
Ao consultares o teu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal, saberás melhor a quantas andas. Vais conseguir gerir melhor as tuas finanças, saber quando acaba o teu crédito automóvel, quanto te falta pagar e qual a melhor altura para pedir um crédito novo. E se estiveres à procura de um carro usado, explora as milhares de boas oportunidades em Carmine.pt e encontra o teu novo parceiro de estrada.