Sabe o que fazer quando acende a luz amarela na Via Verde
Descobre as razões para aceder a luz amarela na Via Verde e sabe como corrigir o problema.
Já te aconteceu passares na portagem da Via verde e acender a luz amarela? Este é um acontecimento que levanta dúvidas e preocupações aos condutores. Descobre aqui as possíveis razões e conhece algumas dicas para evitar situações semelhantes no futuro.
O significado da luz amarela na Via Verde
Ao passar pela portagem da Via Verde, podes ver diferentes sinais luminosos:
- Luz Verde: Indica que a passagem foi autorizada e o pagamento será processado automaticamente pela Via Verde.
- Luz Amarela: é um sinal de aviso. Embora o veículo tenha sido identificado, algo não está a funcionar corretamente.
Portanto, a luz amarela é um alerta para possíveis problemas com a tua conta ou com o teu identificador.
Quais as razões para a ativação da luz amarela?
Há vários motivos que podem justificar a ativação da luz amarela nas portagens.
- Identificador desatualizado ou mal posicionado: Um identificador da Via Verde mal colocado no para-brisas ou sujo pode ser o suficiente para que se verifiquem dificuldades na leitura.
- Matrícula desatualizada: Se trocaste de carro recentemente e não atualizaste a matrícula associada ao identificador, o sistema não vai reconhecer o veículo. Sabe mais sobre como identificar um veículo pela matrícula.
- Erros ou falta de saldo no cartão ou conta associada: Se o cartão multibanco associado à conta da Via Verde expirar ou estiver a dar erro, a luz amarela irá acender. Nesse caso, deves criar um novo cartão e associar um novo meio de pagamento. A luz amarela também acende caso não tenhas saldo disponível ou suficiente para que seja feito o pagamento do serviço.
- Problemas técnicos no equipamento e infraestruturas: As faltas de pilhas no aparelho ou outros problemas operacionais do pórtico podem também causar este constrangimento.
O que fazer após aparecer a luz amarela?
Primeiro, certifica-te que o identificador está limpo e bem posicionado no para-brisas. Se trocaste de carro e não atualizaste a matrícula, fá-lo. Depois de confirmares a visibilidade e legibilidade do identificador e da matrícula associada à conta, entra na aplicação ou área pessoal da Via Verde para verificares se tens pagamentos pendentes. Caso existam transações por liquidar, regulariza a situação o mais rapidamente possível. Tens até 15 dias úteis para regularizar os pagamentos em falta. Caso a situação volte a acontecer, contacta o serviço de apoio da Via Verde.
Como evitar problemas com a Via Verde no futuro?
Para evitares que a situação se repita, é aconselhável teres alguns cuidados. Limpa regularmente o dispositivo e verifica a sua posição no para-brisas para garantires o correto funcionamento. Na aplicação Via Verde, ativa as notificações e alertas para garantires que és informado caso tenhas pagamentos pendentes ou saldo insuficiente na conta.
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