Como identificar um veículo pela matrícula?
Precisas de saber informações sobre um carro? Descobre como identificar um veículo pela matrícula.
São várias as situações em que pode ser útil identificar um veículo pela matrícula. A mais comum é ao comprar um carro usado, para consultar o histórico do veículo, saber se está ou já esteve envolvido em algum tipo de problema, ou mesmo verificar quantos proprietários já teve.
Podes também precisar de informações adicionais, como verificar se a matrícula de um veículo está ativa ou cancelada, ou mesmo confirmar se o carro tem seguro. Como cidadão, tens todo o direito a fazê-lo e há várias ferramentas digitais para isso – algumas gratuitas, outros pagas. Guarda esta informação para usares caso venha a ser necessário.
1. Identificar um veículo pela matrícula através do Portal Automóvel Online
É possível identificar um veículo pela matrícula recorrendo ao Portal Automóvel Online. Aqui, podes pedir uma certidão permanente de registo automóvel – uma espécie de cartão de cidadão do carro com todo o historial. Na certidão vais encontrar informações mais completas sobre o veículo, como alterações ao registo automóvel, dados atualizados sobre a propriedade, identificação do automóvel e titular e existência de encargos (como multas) sobre o veículo.
Para iniciar o pedido, terás de indicar a matrícula e, no formulário seguinte, já surgirá a marca e o número do quadro correspondentes. De seguida, deverás inserir o teu nome e endereço de email. São-te apresentados os dados para pagamento, no valor de 10 euros. Caso não pagues num prazo de 5 dias, o pedido é cancelado. Se o pedido for realizado num balcão, o preço sobe para 17 euros.
Assim que o pagamento é concluído, terás acesso imediato à certidão através de um código de acesso. A certidão é válida durante 6 meses, ou seja, sempre que acederes ao portal com o código durante esse período, terás acesso a dados atualizados.
2. Identificar um veículo pela matrícula através do Portal do Cidadão/IRN
É possível saber quem é o proprietário de um veículo pela matrícula através do Portal do Cidadão ou em qualquer balcão das Lojas de Cidadão que possuam esse serviço. Esta informação é especialmente importante ao comprar um carro diretamente a um particular, para te assegurares que é mesmo o dono do veículo. Também te podes dirigir ao balcão de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).
Nestes dois casos, terás de pagar pela informação. O valor é de 5 euros caso precises apenas de saber quem é o proprietário atual, ou de 7 euros se quiseres consultar os proprietários antigos, penhoras ou reservas de propriedade.
3. Identificar um veículo pela matrícula através do IMT
Este procedimento não serve para descobrires o proprietário de um veículo, mas diz-te se uma determinada matrícula está ativa ou cancelada. Isto pode ser especialmente útil para quem vendeu um carro e delegou a outrem a tarefa de cancelar a matrícula. Basta aceder ao site, inserir a matrícula e rapidamente terás a confirmação que precisas, sem qualquer custo.
4. Identificar um veículo pela matrícula através da ASF
Através da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é possível confirmar se o veículo tem o seguro em dia. Também consegues saber qual é a seguradora, o número da apólice atribuída ao automóvel e datas de início e fim do seguro. Além disso, terás acesso ao histórico de todos os seguros contratados para o veículo em questão.
5. Identificar um veículo pela matrícula através da Polícia
Em caso de acidente e fuga, deves sempre reportar o caso à Polícia. Qualquer posto da PSP (Polícia de Segurança Pública) ou GNR (Guarda Nacional Republicana) terá acesso à informação acerca do veículo e do proprietário, bastando para isso possuir a matrícula do veículo em questão.
Hoje em dia é fácil identificar um veículo pela matrícula, e sem sair de casa. Independentemente do motivo que te leva a fazê-lo, é um direito que te assiste e que, muitas vezes, pode resolver questões importantes. Agora estás preparado para o fazer, e também para obteres outras informações adicionais. Conta sempre com o Blog da Carmine.pt para te manteres atualizado sobre os temas mais pertinentes do mundo automóvel.