Porsche 718 Boxster e Cayman deixam de se produzir. E agora?

É natural que alguns fãs possam começar a sentir já algum saudosismo. Fica a saber o futuro dos Porsche 718 Boxster e Cayman.

Agora é oficial: a Porsche confirmou que os modelos 718 Boxster e 718 Cayman vão deixar de ser produzidos na forma atual com motores de combustão interna. A produção destes modelos será encerrada na Europa em 2025.

É natural que alguns fãs possam começar a sentir já algum saudosismo, mas não é caso para desanimar. O que está para vir promete manter toda a paixão e performance dos 718. Descobre porque a marca tomou esta decisão e quais as novidades que a Porsche tem na manga.


Porsche 718 Boxster e Cayman: porque vão desaparecer?

Ao contrário do que se podia esperar, a decisão de descontinuar a produção dos Porsche 718 Boxster e Cayman não teve a ver com restrições quanto às emissões.

A União Europeia está a introduzir novas regras de segurança e cibersegurança (regulamento UNECE WP.29) para proteger os sistemas dos carros de ciberataques, desde o desenvolvimento até à pós-produção. Essas regras são essenciais para garantir a segurança dos veículos num mundo cada vez mais digitalizado.

No entanto, os 718 Boxster e Cayman foram desenvolvidos antes dessas regras serem definidas, o que significa que não estão em conformidade com os novos requisitos. E integrar uma nova arquitetura eletrónica para cumprir essas normas seria um processo que a Porsche considera demasiado dispendioso.

Por isso, tomaram a decisão de retirar estes desportivos do mercado europeu, cerca de três meses antes da entrada em vigor dos novos regulamentos. Contudo, como as regras só se aplicam na Europa, vão continuar a ser vendidos noutros mercados, como a América do Norte e a Ásia.


Porsche 718 Boxster e Cayman: história e origem

Os 718 Boxster e Cayman têm uma história bastante curiosa. Lançado em 1996, o Boxster foi a resposta da Porsche à necessidade de um carro desportivo acessível, mas com o desempenho e a qualidade que a marca sempre representou. O nome “Boxster” é uma combinação de “boxer”, que se refere ao motor de cilindros opostos, e “roadster”, que descreve o estilo de carroçaria descapotável. Foi um sucesso imediato, e ajudou a revitalizar a marca nos anos 90.

Já o Cayman apareceu mais tarde, em 2005, como uma versão coupé do Boxster. Embora partilhasse muitos componentes com o Boxster, o Cayman foi afinado para oferecer uma experiência de condução ainda mais desportiva, beneficiando da rigidez adicional proporcionada pela carroçaria fechada.

O nome “718” foi adicionado aos modelos Boxster e Cayman em 2016, numa homenagem ao Porsche 718 original, um carro de corrida dos anos 50 e 60 que ganhou notoriedade pelas vitórias em várias competições importantes.

Os 718 Boxster e Cayman são apreciados pelo seu equilíbrio, manuseamento ágil e motores potentes. A decisão de descontinuar estes modelos marca uma nova era, mas a essência do que torna um Porsche especial certamente continuará a ser uma parte fundamental da sua evolução.


Curiosidades sobre o Porsche 718 Boxster e Cayman

Confirma se já sabias alguma destas curiosidades.

  • O Boxster apareceu em vários filmes e séries de televisão, como o filme “Cruel Intentions” (1999), onde a personagem de Ryan Phillippe conduz um Boxster. Além disso, o Cayman foi visto em “The Fast and the Furious: Tokyo Drift” (2006), onde é conduzido por um dos personagens principais.
  • O ator Jerry Seinfeld, conhecido pela sua paixão por carros, tem um Boxster na sua coleção. Outros entusiastas famosos incluem o cantor e compositor Seal e a atriz Ellen DeGeneres.
  • Ao longo dos anos, a Porsche lançou várias edições especiais dos 718 Boxster e Cayman. Um exemplo é o Porsche 718 Cayman GT4, um modelo de alta performance inspirado nas pistas de corrida, aclamado pela sua dinâmica de condução e potência.
  • O Porsche 718 Cayman foi nomeado “Best Driver’s Car” pela revista Motor Trend em várias ocasiões, destacando-se pelo seu desempenho superior em estrada e pista.
  • Os 718 Boxster e Cayman foram pioneiros em várias inovações técnicas para a Porsche. O uso de motores turbo de quatro cilindros nos modelos mais recentes, por exemplo, foi uma mudança significativa que melhorou a eficiência de combustível e reduziu as emissões, sem comprometer o desempenho.


O que esperar da marca

A Porsche não fica em ponto morto, e tem vários planos para o futuro. Desde logo pelo lançamento previsto das versões totalmente elétricas do 718 Boxster e do 718 Cayman depois de 2025, que, segundo a marca, manterão a essência desportiva que os caracteriza, mas com motores elétricos de alto desempenho e zero emissões. Aliás, a decisão de interromper a produção está em linha com o compromisso da marca em garantir que mais de 80% dos seus carros vendidos sejam totalmente elétricos até 2030.

Outro dos lançamentos mais esperados é Porsche Macan totalmente elétrico, previsto para 2024. É um SUV compacto baseado na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric) que promete combinar a performance Porsche com a eficiência e a tecnologia dos veículos elétricos.

Espera-se ainda que continuem a chegar ao mercado expansões da linha Taycan, o primeiro carro elétrico da Porsche, com variantes mais espaçosas e versáteis, mantendo o mesmo desempenho elétrico impressionante.

Há também rumores de que a Porsche poderá lançar uma versão híbrida do icónico 911. Embora ainda não haja uma confirmação oficial, este movimento faria sentido dentro da estratégia de eletrificação gradual da marca.

Por fim, e não menos importante, a Porsche não abranda a aposta no desenvolvimento de novas tecnologias de baterias, no sentido de conseguir maior densidade de energia, carregamento mais rápido e maior durabilidade.


E se já tiveres um destes modelos?

Se já tens um destes modelos, continua a cuidar bem do teu Porsche. É possível que o valor do teu Porsche 718 Boxster ou Cayman venha a aumentar. Com a descontinuação da produção dos modelos com motores de combustão interna, a oferta desses veículos no mercado pode diminuir ao longo do tempo e a exclusividade poderá aumentar, impulsionando os preços no mercado de carros usados. Até lá, desfruta do teu Porsche ao máximo e cuida bem dele para ajudar a preservar o seu valor ao longo do tempo.


Onde encontrar Porsche 718

Se procuras um Porsche 718 Boxster ou Cayman, é possível que o encontres no mercado de usados. Vai consultando a Carmine.pt, uma plataforma de referência de compra e venda de carros usados. Usa a pesquisa avançada, filtra por marca e modelo e explora os Porsche 718 usados disponíveis para venda.


Alternativas ao Porsche 718

Se estás interessado em carros desportivos semelhantes ao Porsche 718 Boxster e Cayman, há várias alternativas interessantes disponíveis no mercado que vale a pena considerar.

1. Alpine A110

Este carro desportivo francês entra na corrida com um design elegante e um desempenho que impressiona. É muito leve e permite uma condução muito ágil. O Alpine A110 usado é uma opção a ter debaixo de olho.

2. Audi TT

O Audi TT usado é conhecido pelo design icónico e tecnologia de ponta. Está disponível em versões coupé e descapotável, e oferece um equilíbrio admirável entre desempenho, conforto e estilo.

3. BMW Z4

O BMW Z4 usado é um roadster desportivo que combina o estilo clássico com a tecnologia de ponta da BMW. Com opções de motores potentes e uma dinâmica de condução apurada, o BMW Z4 proporciona uma experiência de condução emocionante.

4. Jaguar F-Type

O F-Type é um verdadeiro carro desportivo britânico, conhecido pelo seu design arrojado e pelo seu motor poderoso. Disponível em versões coupé e descapotável, o Jaguar F-Type usado oferece um desempenho superior e acabamentos premium.

Encontra o carro desportivo dos teus sonhos na Carmine

Embora tenha chegado a hora de dizer adeus aos Porsche 718 Boxster e Cayman, estes ícones do mundo automóvel continuam a ser altamente desejados em todo o mundo. Podes encontrar o carro desportivo dos teus sonhos em Carmine.pt, seja um destes modelos ou outras alternativas com design e performance semelhantes.

Partilha Este Artigo