O que é a rede Mobi.E?
Se tens ou estás a pensar comprar um carro elétrico, vais precisar de saber o que é a rede Mobi.E, para que serve e quanto custa. Descobre tudo aqui.
Onde e como carregar, quanto custa, quanto tempo demora. Estas são apenas algumas das muitas perguntas que assaltam quem está a pensar aderir à mobilidade elétrica e a que a rede Mobi.E vem dar resposta. Afinal, trata-se da entidade responsável por toda a gestão da rede pública de carregamento elétrico, e pode tornar a tua vida bem mais fácil (e barata).
O que é a rede Mobi.E?
A rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é a entidade que gere a rede pública de postos de carregamento para carros elétricos. É composta por várias infraestruturas distribuídas pelo país, situadas em espaços de acesso público. Atualmente, a rede conta com mais de 3.300 postos de carregamento em Portugal, que disponibilizam diferentes potências de carregamento (e, consequentemente, velocidades). Assim, vais encontrar os seguintes postos:
- Postos Normais: potência de carregamento inferior a 7,4 kW, com duração média de 8 horas. Geralmente, estes postos estão situados em zonas habitacionais para que os veículos possam ficar a carregar durante a noite.
- Postos Semirrápidos: potência de carregamento de 7,4 a 22 kW, com duração máxima de 4 horas. A rede Mobi.E tende a disponibilizar este tipo de postos em zonas comerciais, onde os utilizadores demorem mais de 1 hora para fazer compras.
- Postos Rápidos: potência de carregamento de 22 a 150 kW, com duração máxima de 1 hora e meia. Estes postos podem ser encontrados quer em zonas comerciais, quer em zonas de serviços ou habitacionais.
- Postos Ultrarrápidos: potência de carregamento igual ou superior a 150 kW, com duração máxima de 1 hora. Em regra, a rede Mobi.E distribui este tipo de postos em locais de grande rotatividade ou circulação, como é o caso das autoestradas.
Qual a cobertura da rede Mobi.E?
A rede Mobi.E tem já uma ampla cobertura geográfica, e está presente em todos os 308 municípios de Portugal, incluindo as regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. São mais de 3.300 postos de carregamento de acesso público, sendo que mais de 1.100 são de carregamento rápido ou ultrarrápido. Este número tem vindo a crescer ao longo do tempo.
Quais as vantagens e limitações da rede Mobi.E?
A rede Mobi.E permite que carregues o teu carro elétrico em qualquer posto de carregamento da rede (Continente, Açores e Madeira). Por isso, podes fazer os teus percursos diários (ou mesmo os mais longos) com a tranquilidade de saber que facilmente poderás encontrar um posto de acesso público perto de ti.
Contudo, a rede Mobi.E ainda apresenta algumas limitações. A principal é que os carros híbridos plugin não podem utilizar os postos rápidos e ultrarrápidos. Aliás, a potência dos postos ultrarrápidos apenas poderá ser aproveitada pelos modelos 100% elétricos de gama mais elevada. Ainda assim, prevê-se que esta limitação possa ser resolvida.
Assim, quando comprares um carro elétrico, não te esqueças de te informar, junto do stand automóvel, quais as tipologias de postos de carregamento mais indicadas para o modelo que queres adquirir.
Como aceder à rede Mobi.E?
O acesso à rede Mobi.E é simples e prático. Para começar, terás de fazer um contrato com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), muito semelhante ao que já fazes com o teu fornecedor de gás, eletricidade ou de água lá para casa. Basta aderir à proposta comercial mais atrativa e, quando o contrato estiver ativo, recebes um cartão que te dá acesso a qualquer posto de carregamento elétrico do país.
Podes, a todo o momento, descobrir o posto mais perto de ti através do localizador da rede Mobi.E. É ainda possível fazer a pesquisa filtrando a zona do país onde estás o tipo de posto que precisas. De seguida, é só dirigires-te ao posto, passar o cartão, e deixar a carregar. Quando o carregamento terminar, terás de passar novamente cartão para fazer logout, desligar o cabo e estás pronto para seguir viagem.
Durante o carregamento, podes ausentar-te para fazer algum recado, compras de última hora, ler um livro ou almoçar. O sistema encontra-se devidamente protegido para não permitir que outra pessoa usufrua do teu carregamento.
Quanto custa usar a rede Mobi.E?
O pagamento do acesso à rede Mobi.E segue o mesmo princípio das tuas despesas com a eletricidade ou a água de casa. Todos os meses, recebes uma fatura do CEME que contrataste, onde vais encontrar os montantes devidos por cada carregamento, bem como outras taxas, impostos e eventuais benefícios a que tenhas direito. A rede Mobi.E está a ponderar a possibilidade de fazer o pagamento diretamente no posto, no final do carregamento, mas, para já, o pagamento é feito de forma mensal ao CEME, como qualquer outra fatura da luz.
O valor a pagar por um carregamento na rede Mobi.E é uma combinação de quatro parcelas:
- Tarifário CEME: o valor do carregamento propriamente dito, conforme o contrato que estabeleceste.
- Tarifário OPC: taxa pela utilização do posto, que depende do operador do posto e que pode variar conforme o tempo de carregamento.
- Imposto Especial de Consumo (IEC): o Imposto Especial de Consumo de Eletricidade tem o valor de 0,001 € por kWh.
- Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA): atualmente, o valor deste imposto é de 23% no Continente, 22% na Madeira e 18% nos Açores.
Na fatura que recebes, estas parcelas aparecem discriminadas. Ao contrário do que acontece com as habituais faturas da luz, no caso da mobilidade elétrica não terás de pagar a Taxa de Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), nem Contribuição para o Audiovisual (CAV).
Encontra o teu carro elétrico em Carmine.pt
Com estas informações, já sabes o que é necessário fazer para carregar um carro elétrico com a rede Mobi.E. Assim, se estás a pensar em trocar de carro explora os milhares de bons negócios disponíveis em Carmine.pt. Boas viagens!