O que significa mild hybrid?

A tecnologia mild hybrid é a forma mais simples de eletrificação do motor de combustão. Descobre as vantagens e limitações deste tipo de veículos.

O mundo da eletrificação está repleto de novos conceitos e siglas que podem gerar alguma confusão. É o caso dos veículos mild hybrid, que fazem parte do conjunto de alternativas à mobilidade convencional. Descobre o que são, quais as vantagens, as limitações e se são uma boa opção para ti.


O que é um mild hybrid?

Um mild hybrid (ou semi-híbrido, em português) é um tipo de carro que combina um motor a combustão interna com um pequeno motor elétrico, geralmente com uma bateria de baixa tensão. Este motor elétrico ajuda o motor a combustão a funcionar de maneira mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Ao contrário de um carro híbrido convencional, o motor elétrico num mild hybrid não tem potência suficiente para impulsionar o veículo por si só, funcionando apenas como um assistente. Geralmente, o sistema de recuperação de energia nas travagens é usado para carregar a bateria do motor elétrico.


Quais as vantagens dos carros mild hybrid?

Os carros mild hybrid apresentam várias vantagens, quer para o condutor, quer para o ambiente. Estas são as principais.

Ajudam a poupar combustível

O motor elétrico presente nos carros mild hybrid, não é suficiente para mover o carro, mas funciona como um assistente elétrico que faz com que a combustão seja mais eficiente. Assim, os carros mild hybrid gastam menos combustível em comparação com os carros convencionais com motor a combustão.

Libertam menos poluentes

O motor elétrico permite que o motor a combustão seja desligado em certos momentos como ao parar em semáforos ou no trânsito. Por isso, além de ajudar a poupar combustível, a tecnologia mild hybrid ajuda também a reduzir as emissões de poluentes, como dióxido de carbono e partículas finas nocivas ao ambiente.

Têm um bom desempenho

O sistema de assistência elétrica pode fornecer um binário adicional ao motor a combustão. Esta combinação otimiza a resposta ao acelerador em situações de aceleração e retoma de velocidade, melhorando o desempenho geral.

Apresentam uma boa relação custo/benefício

A relação custo/benefício dos carros mild hybrid varia de acordo com a marca e o modelo. No entanto, de forma geral são mais baratos do que os híbridos convencionais ou elétricos, oferecendo ainda alguns dos mesmos benefícios de eficiência de combustível e redução de emissões.

Proporcionam uma condução suave 

A assistência elétrica prestada pelo motor elétrico ajuda a tornar a condução mais suave e silenciosa, especialmente em situações de baixa velocidade ou de pára-arranca. Quando o motor a combustão é desligado e o carro é movido pelo motor elétrico, o nível de ruído e vibração pode ser significativamente reduzido, proporcionando uma experiência de condução mais agradável e confortável.


Que tipos de mild hybrid existem?

Existem dois tipos principais de sistemas mild hybrid: o sistema de 12 volts e o sistema de 48 volts.

12 volts (12V)

Como o próprio nome sugere, este sistema usa uma bateria de 12 V, ou seja, de baixa tensão, para fornecer assistência elétrica ao motor a combustão. Esta potência é a mais baixa disponível, com a vantagem de, por isso, ser menos dispendiosa.

48 volts (48V)

Este sistema apresenta uma bateria de desempenho superior, com 48 V. Neste caso, o condutor beneficiará de mais potência e desempenho comparativamente aos carros com 12 volts, mas, em contrapartida, têm um custo superior.


Quais as limitações dos mild hybrid?

Apesar das vantagens deste tipo de tecnologia, existem algumas limitações que devem ser consideradas antes de comprar.

Têm baixa capacidade de propulsão elétrica

Estes carros não foram projetados para circular apenas com energia elétrica e, por isso, o motor elétrico não tem potência suficiente para locomover o carro. Isto significa que a dependência principal do carro ainda reside no motor a combustão.

Apresentam uma recuperação de energia limitada

Ainda que estes carros recuperem energia das travagens, a eficácia deste processo é inferior comparativamente com os carros híbridos convencionais. Isto deve-se ao facto de bateria ser menor e menos potente.

A maior parte não podem ser carregados em tomadas externas

Grande parte dos sistemas mild hybrid não podem ser carregados em tomadas externas, uma vez que não têm a capacidade de armazenar energia elétrica suficiente para alimentar o veículo durante um período prolongado. A energia elétrica apenas é gerada durante a travagem ou obtida, por conversão, através do motor a combustão.


Para quem são os mild hybrid?

Os carros mild hybrid podem ser uma boa opção para quem quer poupar combustível e reduzir as emissões de poluentes, por um preço inferior ao dos veículos híbridos convencionais ou elétricos.

Esta tecnologia pode ser especialmente atrativa para os condutores que circulam em áreas urbanas, onde as velocidades são inferiores e há mais situações de pára-arranca. Além disso, podem ser uma boa forma de começar a fazer a transição para a mobilidade elétrica, sem ainda investir num carro totalmente elétrico.


Quais os melhores carros usados mild hybrid em Carmine.pt?

Em Carmine.pt encontras boas alternativas de carros usados mild hybrid com um bom desempenho.

1. Carro usado mild hybrid Ford Focus

O Ford Focus é um dos carros usados que tem uma variante mild hybrid do motor 1.0 EcoBoost. Este multipremiado motor combina com um sistema MHEV para reduzir o esforço do motor de combustão, adicionando binário quando está em carga máxima. Este trabalho em conjunto assegura a performance máxima, atingido os 155 CV de potência.

Este modelo encontra-se bem equipado a nível tecnológico. Conta com dezenas de equipamentos de assistência à condução, dos quais se destacam a câmara de visão traseira, sensores de estacionamento, direção assistida, controlo automático de velocidade, computador de bordo, entre muitos outros. Um verdadeiro compêndio de tecnologia, desempenho e sustentabilidade, com apenas 400 quilómetros de rodagem, disponível por 29.500 euros.

2. Carro usado mild hybrid KIA XCeed

O Kia XCeed tem também uma versão mild hybrid. Em Carmine.pt podes encontrar um motor de quatro cilindros 1.6 litros a gasolina, acrescido de um sistema elétrico. Esta motorização tem potência máxima de 136 CV que, auxiliada pelo binário de 280 Nm, impulsiona o carro com desenvoltura.

Este modelo apresenta um visual acutilante, muito graças ao design pronunciado das óticas. No habitáculo, encontramos acabamentos de qualidade bastante satisfatória, para além de bons argumentos tecnológicos. É o caso do sistema cruise control, sensor de chuva, direção assistida, controlo eletrónico de estabilidade, sensores de estacionamento, entre outros. Por 29.500 euros já o podes levar para casa.

3. Carro usado mild hybrid Ford Puma

O Ford Puma é um dos representantes da marca na categoria de carros mild hybrid. Em Carmine.pt, podes encontrar um modelo usado que reúne características de desempenho e de condução muito convidativas. Nota positiva para os três cilindros do motor 1.0 EcoBoost, combinado com a tecnologia mild hybrid para oferecer uma potência máxima total de 155 CV. O consumo de combustível deste modelo no ciclo combinado é de 4 L/100 km.

Merece também destaque a imagem desportiva, um interior generoso e muita tecnologia, próximo do formato SUV. Vale a pena referir as jantes de liga leve de 17 polegadas e os estofos em tecido Black Kasbah, que reforçam o aspeto desportivo do modelo. Está disponível por 24.250 euros com pouco mais de 14.500 quilómetros.


Descobre o mundo de carros usados à tua espera em Carmine.pt

Estas são algumas das milhares de opções disponíveis no mercado de usados. Em Carmine.pt, podes explorar comodamente os carros usados para venda e escolher o teu match perfeito. Para além das versões mild hybrid, encontras alternativas híbridas convencionais, elétricas e as tradicionais a gasolina ou diesel. Encontra o teu próximo parceiro de estrada e boas viagens!

Partilha Este Artigo