Norma Euro 7 aprovada: descobre como te afeta
As regras antipoluição para automóveis estão agora mais apertadas. Descobre o que muda com a Norma Euro 7 e como te afeta.
Os carros com motores de combustão têm agora a “vida” mais difícil. A nova Norma Euro 7 impõe limites de emissão ainda mais rigorosos aos fabricantes e, ao que tudo indica, será a última antes de os motores a gasóleo e a gasolina serem definitivamente banidos na Europa a partir de 2035. Descobre o que há de novo e como te afeta.
O que é a Norma Euro 7?
A Norma Euro 7 é uma das medidas da União Europeia para alcançar a neutralidade carbónica em 2050, e define limites antipoluição para a indústria automóvel, uma das principais responsáveis por emissões de CO2 do mundo. Aliás, este tipo de poluição está associada a vários problemas respiratórios e estima-se que ocorram cerca de 300.000 mortes por ano relacionadas com a poluição das cidades.
As medidas antipoluição da Norma Euro 7 já têm vindo a ser apresentadas desde 2020, sempre com novas atualizações cada vez mais restritivas para diminuir o impacto ambiental das motores a combustão. Além disso, esta norma também incentiva o investimento na eletrificação para que os veículos a combustão e híbridos deixem de ser comercializados na Europa a partir de 2035.
O que muda com a Norma Euro 7?
A Norma Euro 7 traz exigências mais apertadas relativamente ao regulamento anterior e acrescenta ainda novas alterações. No dia 11 de novembro de 2022, a Comissão Europeia apresentou um documento assente em 5 vetores principais.
1. Emissões de poluentes limitados a 60 mg/km
A Norma Euro 7 regula a emissão de gases prejudiciais à saúde com uma só norma para motores a gasóleo e gasolina, ao invés de regras separadas. Assim, se até agora o limite era de 60 mg/km para automóveis a gasolina e 80 mg/km para automóveis a gasóleo, a proposta é que ambas as tecnologias tenham o limite mais rigoroso: 60 mg/km.
2. Emissões dos pneus e travões passam a ser contabilizadas
Uma das novidades introduzidas pela Norma Euro 7 é a inclusão das emissões dos pneus e travões. Estas passam agora a ser consideradas pela União Europeia pelo seu efeito nefasto. Os travões libertam pó fino, responsável por graves doenças pulmonares, decorrente do desgaste das pastilhas de travão. Já os pneus produzem microplásticos na sequência de travagens e de curvas, que vão parar ao mar.
Assim, a Norma Euro 7 estipula que este tipo de emissões devem ser reduzidas em 27%. Esta regra aplica-se a todos os veículos, mesmo aos elétricos e híbridos, porque, apesar de consumirem energia mais limpa, também fazem uso de pneus e de travões.
3. Maior duração da bateria dos elétricos
Os veículos elétricos vão ter baterias que duram mais tempo. Apesar de os dados ainda não serem conhecidos, o objetivo é garantir que não há tanta necessidade de trocar estes equipamentos. Para além do benefício para o planeta, esta medida representa também uma poupança para os utilizadores.
4. Períodos de tolerância alargados para 10 anos
A Norma Euro 7 vem também alargar os períodos durante os quais os veículos devem assegurar o cumprimento das regras antipoluição. Assim, em vez dos atuais 5 anos e 100.000 quilómetros, os limites máximos tolerados passam a ser 10 anos e 200.000 quilómetros. Isto significa que os veículos são agora obrigados a aumentar significativamente a sua fiabilidade, através de sistemas mais robustos e, também, mais dispendiosos.
5. Novas regras para testes de homologação
Por último, a Norma Euro 7 define que os testes de homologação devem ser realizados sob condições mais rigorosas. Em primeiro lugar, os veículos deverão manter o seu desempenho ambiental mesmo a temperaturas de 45ºC (antes era 35ºC), e os cenários de condução são agora mais reais, incluindo deslocações curtas. Assim, passam a ser consideradas as emissões durante o aquecimento, que é a fase mais poluente de qualquer motor.
A que veículos se aplica a Norma Euro 7?
A Norma Euro 7 aplica-se a todos os veículos, mas a data de aplicação difere de acordo com as tipologias. Para os novos veículos ligeiros comerciais e de passageiros, a norma entra em vigor para os que forem lançados a partir de 1 de Julho de 2025. Já os fabricantes de veículos pesados (de passageiros e de mercadorias) têm mais dois anos para cumprir a Norma Euro 7, com a regras a vigorar apenas a partir de 1 de Julho de 2027.
Contudo, a Norma Euro 7 encontra-se ainda em fase de ratificação. A forma final ainda deverá ser negociada entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu. É, portanto, um processo que se prolongará no tempo, mas que se estima ser aprovado em 2024.
Concluindo, a Norma Euro 7 vem apertar as regras antipoluição. Para os condutores, isto significa, além do fim dos motores a combustão, um potencial aumento de preço dos carros novos – os fabricantes terão de recorrer a sistemas e métodos de fabrico mais complexos e dispendiosos para fazer cumprir a Norma Euro 7. Mas faz parte do caminho estabelecido pela Comissão Europeia para conseguir veículos mais limpos e um futuro mais verde para todos.