Volkswagen Golf: as diferenças estão no interior
Apesar de já ir na oitava geração, por fora não parece muito diferente. O que traz de novo o Volkswagen Golf?
O Volkswagen Golf tem-se mantido no topo de vendas na Alemanha há 40 anos, e é muitas vezes o mais vendido na Europa desde os anos 80. Contudo, tem sofrido fortes pressões da concorrência e de outras tipologias, como os SUV. Será que o Volkswagen Golf ainda é um valor seguro? A resposta está nas próximas linhas.
Desempenho
O Volkswagen Golf apresenta-se em várias motorizações. Há cinco motores a gasolina e um plug-in híbrido (Sportline, GTI, GTI Clubsport, R, Life e GTE). As potências variam entre 110, 245, 300, 320 CV, com cilindradas que vão dos 999 aos 1984 cc. Já o motor híbrido está apenas disponível na potência de 245 CV, com uma cilindrada de 1395 cc.
Com esta generosa oferta de motores, o Volkswagen Golf tanto pode circular de forma mais tranquila e familiar, como comportar-se de um modo mais dinâmico e arrojado, deixando as costas dos ocupantes coladas aos bancos. Destaca-se a boa calibragem do acelerador, a direção precisa e o comportamento equilibrado do chassis, que ajudam a manter uma dinâmica bastante afinada e a oferecer prestações satisfatórias. A este claro domínio da estrada somam-se os consumos convidativos, sobretudo na versão híbrida, cuja gestão é especialmente eficiente.
Design
Não há grandes mudanças a assinar relativamente à estética das gerações anteriores. O Volkswagen Golf mantém a sua imagem discreta e conservadora, já habitual no modelo, com proporções bem equilibradas. Ainda assim, faz boa figura na estrada, considerando também alguns elementos estilísticos incorporados que sublinham um carácter mais desportivo. É exemplo a faixa que se estende a toda a frente, desde o logotipo da marca até ao design dinâmico dos faróis IQ.Light LED Matrix.
Já no interior, as mudanças são mais expressivas. Encontramos um novo habitáculo mais tecnológico e ergonómico, com largura e altura suficientes para acomodar ocupantes de maior estatura. Há também bastantes compartimentos de dimensões generosas, e os materiais de construção são de boa qualidade, bem como o rigor de fabrico.
Já o espaço da bagageira teve de ser penalizado na versão híbrida, de forma a poder acomodar as baterias. Contudo, ainda assim mantém dimensões satisfatórias para a maioria das utilizações e, sempre que for preciso, o espaço pode ser aumentado rebatendo os bancos traseiros, numa configuração 60:40.
Equipamentos
O Volkswagen Golf encontra-se bem equipado, logo nas versões de entrada. A lista base já é bastante folgada, num claro e bem-sucedido esforço da marca em promover a revolução digital. Assim, a marca concentra no ecrã central a grande maioria das funções, exibidas em 8,25 ou 10 polegadas, num conceito integrado Innovision Cockpit. Através deste ecrã, podes aceder ao sistema de navegação, imagens da opcional câmara traseira e aos dados do sistema híbrido.
Abaixo do ecrã situam-se comandos que concedem acesso ao apoio ao estacionamento, assistências à condução, climatização e perfis de condução. A elevada dotação tecnológica Volkswagen Golf coloca o sistema Travel Assist como equipamento de base, sendo ativado por comandos no volante multifunções. O assistente de ângulos mortos também é de série, bem como o reconhecimento dos sinais de trânsito.
Merece especial destaque o facto de este ser o primeiro Volkswagen Golf em conectividade 3.0, a receber informação de veículos num raio de até 800 metros e a sinalizar eventuais perigos. Pode, inclusivamente, imobilizar-se automaticamente, se necessário. O Volkswagen Golf também marca pontos pelo avançado sistema de iluminação IQ Light LED, que permite diversificar o foco de acordo com as condições da estrada.
Preço
O Volkswagen Golf está disponível numa vasta gama de preços a começar nos 27.939 euros. Dependendo da motorização escolhida e dos equipamentos associados, o valor pode ascender até aos 61.473 euros.
Volkswagen Golf: vale a pena?
É certo que os condutores já lamentavam a continuidade estética do Volkswagen Golf ao longo de tantas gerações. Contudo, a fórmula parece ser vencedora, como continuam a atestar os números de vendas, e a marca parece focar os seus esforços na performance, na tecnologia e no conforto. Aliás, as mudanças a estes níveis são tão expressivas que podem ser consideradas revolucionárias face ao modelo precedente.
Assim, se procuras um companheiro de estrada fiável, seguro, atual e capaz de dar conta de qualquer solicitação, o Volkswagen Golf poderá ser o teu novo automóvel.