Toyota Aygo X: pronto para ir a todo o lado

O novo Toyota Aygo X é um citadino ágil e jovem. Fomos conhecê-lo para confirmar se cumpre as expectativas.

A terceira geração do urbano japonês está mais ágil, jovem e com um design atualizado, mais próxima de um pequeno SUV. No entanto, tem algumas limitações, sendo a mais óbvia a falta de opções de motorização e a ausência de uma versão híbrida ou elétrica. O novo Toyota Aygo X pretende ser um veículo acessível para condutores citadinos – mas será que vale a pena?


Desempenho

O Toyota Aygo X apresenta-se com um motor único a gasolina, com 72 CV de potência máxima, 998 cc de cilindrada e um binário de 93 Nm. Atinge os 100km/h aos 14,9 segundos e consegue acelerar até aos 158 km/h.  Em termos de comportamento ambiental, apresenta um consumo convidativo, na ordem dos 4.8 L/100 km, e emite cerca de 108 g de CO2 por quilómetro. Apesar desta motorização única, podes escolher entre uma transmissão automática CVT ou transmissão manual de 5 velocidades (aliás, bem escalonada e precisa).

A condução é suave, estável, silenciosa e ágil, o que o torna indicado para responder aos desafios diários na cidade, sobretudo em estradas secundárias estreitas, ruas com trânsito e espaços de estacionamento desafiadores. O facto de se encostar ao formato SUV faz com que tenhas uma experiência de condução mais elevada, dando-te a sensação de estar ao volante de um veículo de segmento superior.


Design

O novo Toyota Aygo cresceu não só em comprimento, como em altura e largura. Está mais vistoso, com uma presença mais madura, o que contribui para o estilo SUV, mas sem perder a pureza citadina. Parece que estás perante um carro grande e mais agressivo.

A dianteira está mais próxima das rodas, o que, com a inclinação das janelas traseiras, cria uma aparência condensada, compacta e quase felina. A linha do teto e o formato da porta traseira também contribuem para uma postura confiante na estrada. Além disso, o novo Toyota Aygo X exibe um novo conceito de cor, inspirado em especiarias: Verde Cardamomo, Vermelho Chili, Bege Gengibre e Azul Junípero.

No interior, há também mais espaço (o que se sente especialmente à frente e na largura), mais conforto e uma sensação premium. Poderás perfeitamente acomodar confortavelmente crianças atrás ou dar boleia a alguém. Há ainda espaço suficiente na bagageira para a rotina diária, como o teu saco de ginásio, as compras da semana ou malas para uma escapadinha de fim de semana.


Equipamentos

Quem já não consegue viver sem a ajuda do Google Maps ou dos podcasts diários, pode contar com os equipamentos compatíveis com Android Auto e Apple Car Play. O Toyota Aygo X é, assim, um sistema de entretenimento sobre rodas, que te permite estar sempre ligado em qualquer viagem, e sem cabos (tal como o carregamento).

A zona central é dominada por um ecrã tátil que te mostra tudo o que precisas, comum a todas as 4 versões de equipamento (play, pulse, envy e limited). Podes escolher entre 7, 8 ou 9 polegadas. De série, podes também encontrar o equipamento de segurança Toyota Safety Sense 2.5, uma aposta da marca neste segmento. Assim, as colisões frontais são prevenidas ou mitigadas, o veículo é mantido dentro da faixa de rodagem e a segurança é melhorada durante a condução noturna.

Há ainda espelhos retrovisores exteriores aquecidos e sensor de luz, em todas as versões, sendo que as mais completas incluem ainda sensor de chuva, sistema “Smart Entry & Start”, variando também quanto às dimensões das jantes. Podes optar entre jantes em aço ou liga leve de 17 ou 18 polegadas.


Preço

O Toyota Aygo X tem preços desde os 17 640 euros, com o nível de equipamento mais básico, o “play”. O “pulse” começa nos 18 970 euros e a versão “envy” nos 22 200 euros. Já a versão “limited” arranca nos 21.690 euros.


Toyota Aygo X: vale a pena?

O Toyota Aygo X chega reforçado de personalidade SUV, mas mantendo-se um perfeito citadino – motivos mais do que suficientes para agitar o segmento A. A aposta da marca é sólida: tem uma estética marcante, equipamentos generosos mesmo nas versões de entrada e o motor dá bem conta de si. O que mais salta à vista é o facto de parecer mais crescido do que é, pelas dimensões compactas, fazendo boa figura em qualquer viagem. No entanto, ficam a faltar outras opções de motorização e principalmente a versão elétrica e híbrida que equipa tantos outros veículos da marca. Ainda assim, se procuras um veículo prático para toda a família na cidade, o Toyota Aygo X é uma séria opção a considerar.

Partilha Este Artigo