Renault Zoe: silencioso, mas a dar que falar
O Renault Zoe está de regresso e é no interior que a revolução mais se nota. Descobre se vale a pena.
À primeira vista, parece mais do mesmo. As diferenças não são muito visíveis e as mais importantes ficaram reservadas para o interior. Tal como um iPhone cuja aparência se mantém semelhante, mas o interior evolui, também os argumentos do novo Renault Zoe se situam, sobretudo, ao nível do desempenho. Vamos descobrir o que o demarca da geração anterior.
Desempenho
Com o novo Zoe, a Renault tem a expectativa de conquistar os condutores pelo seu novo motor, com mais potência e mais autonomia. E tem bons motivos para isso: a potência na versão base é agora de 109 CV com binário de 225 Nm, e uma bateria de 41 kWh que permite uma autonomia máxima de 316 km. A versão intermédia tem capacidade para 52 kWh, o que já permite uma autonomia de 396 km.
Já a versão mais evoluída apresenta maior potência, agora na ordem dos 136 CV e 245 Nm, o que o torna no Renault Zoe mais rápido de sempre. Isto porque consegue chegar aos 100 km/h em 9,5 segundos e alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
A seu favor tem o facto de ser muito silencioso e não apresentar trepidações mecânicas, proporcionando uma condução suave e prazerosa. O Renault Zoe deixa-te escolher (ou escolhe por ti) entre dois modos de condução: “Eco” ou “Normal”, onde o primeiro oferece um meio-termo entre poupança e potência, ao passo que o segundo liberta de imediato toda a potência disponível.
Design
O design do Renault Zoe sofreu um ligeiro face-lift, que não passará despercebido aos olhos mais atentos. O porte tornou-se ligeiramente mais atlético e atual, graças a um capot com linhas mais pronunciadas. O interior, apesar de não ser revestido a materiais nobres, é mais acolhedor e moderno, o que o coloca acima da geração anterior.
Há duas entradas de ar na face dianteira do Renault Zoe que canalizam os fluxos, reduzindo a turbulência – o que, combinado com uma carroçaria restruturada, eleva a sua aerodinâmica. Há também óticas renovadas: os farolins traseiros são agora 100% LED, integrados numa assinatura luminosa em forma de C. As jantes de 17 polegadas polidas também contribuem para uma imagem trendy e urbana.
Equipamentos
O novo Renault Zoe vem bem equipado. Desde a gestão do consumo, navegação, cruise-control, alerta de ângulo morto, assistente de manutenção na faixa de rodagem ou assistente de estacionamento, há sistemas para quase qualquer situação. Mesmo a versão de entrada “Equilibre” encontra-se bem equipada.
Contudo, se te der jeito alguns extras, podes encontrar na versão “Evolution” bancos e volante aquecidos, sensores de estacionamento e câmara traseira. Podes também contar com um computador de bordo conectado e um ecrã táctil de 9,3 polegadas que permite controlar o veículo com toda a simplicidade. A compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay permite que uses o teu smartphone diretamente no ecrã, pelo que podes fazer chamadas ou enviar mensagens sem tirar os olhos da estrada, com toda a segurança.
A marca disponibiliza a aplicação “My Renault” que permite gerir o Renault Zoe à distância. Podes verificar onde está, consultar a autonomia e localizar postos de carregamento disponíveis nas redondezas para planear um trajeto inteligente, considerando o tempo de viagem e o tempo de carregamento.
Além disso, o sistema de gestão de bateria marca pontos nesta geração do Renault Zoe, especialmente se considerarmos que o seu antecessor pouca informação disponibilizava a este respeito. Em suma, nada falta para que tenhas uma condução bem apoiada.
Preço
O preço do Renault Zoe começa nos €35.150 na versão “Equilibre” e sobe para €38.550 na versão “Evolution”.
Renault Zoe: concentrado no que realmente importa
Em geral, o Renault Zoe é um carro completo. Tem tudo o que é preciso e dá um importante passo em frente com mais potência e autonomia, mantendo-se como um dos carros elétricos mais acessíveis. Este pequeno citadino é surpreendentemente divertido de conduzir, ideal para deslocações urbanas ágeis e económicas. Assim, se procuras um carro elétrico com carácter, o Renault Zoe pode ser o teu próximo companheiro de estrada.