Peugeot 308: ao volante de um leão
O novo Peugeot 308 chegou com a ambição de reinar num dos segmentos mais importantes da Europa. Descobre se cumpre as expectativas.
A Peugeot renovou o seu 308 para figurar na linha da frente do segmento. A marca não mediu esforços para reforçar a potência, tecnologia e conforto deste modelo. Tarefa nada fácil, num mundo em que a concorrência não dorme. Descobre o que há de novo no Peugeot 308.
Desempenho: gama completa de motorizações
O Peugeot 308 conta com motorizações para todos os gostos e necessidades: versões a gasolina, gasóleo, híbridas plug-in e totalmente elétricas. Se preferires uma motorização a gasolina, podes escolher entre motores de 3 cilindros com 110 ou 130 CV de potência, com caixa de 6 ou 8 velocidades. A gasóleo, há motores 4 cilindros de 120 CV, disponíveis em caixa de 6 e 8 velocidades. Se procuras custos de utilização mais baixos, há a versão híbrida plugin, com o motor de 150 ou 180 CV apoiado por um motor elétrico de 81 kW. A autonomia anunciada pela marca situa-se entre 69 e 74 km, o suficiente para cumprir a maioria dos trajetos diários sem gastar uma gota de combustível.
Por fim, a versão 100% elétrica, que promete ser procurada por empresas para recuperar o IVA, oferece uma potência total de 115 kW, auxiliada por um binário de 260 Nm sempre disponível, para uma reatividade imediata. A autonomia é uma das mais generosas do mercado, situando-se em cerca de 400 km.
Quanto à experiência de condução, há que elogiar o bom trabalho feito pela marca francesa. O Peugeot 308 ganha ritmo de forma muito eficaz, mostrando-se desenvolto tanto em cidade, como em autoestrada. As passagens de caixa são rápidas, conseguindo-se um bom aproveitamento do binário desde o arranque. Também a direção exibe um comportamento exemplar, exibindo uma boa precisão em curva.
Design: espaço e elegância a bordo
A silhueta do Peugeot 308 revela dinamismo de todos os ângulos. As linhas felinas e atléticas são inconfundíveis, com proporções ousadas e fortes. Para esta imagem audaz contribui uma maior distância entre eixos (comparativamente ao seu antecessor) e uma menor altura. Na parte traseira, destaca-se um spoiler longo e distinto e a assinatura luminosa LED.
Também o interior é surpreendente. As dimensões foram melhoradas, sobretudo nos assentos da frente, garantindo espaço a bordo para todos os ocupantes. O habitáculo transmite uma impressão de modernidade, sofisticação e solidez. A marca fez uma forte aposta nos detalhes, ao nível dos modelos premium, especialmente nos níveis mais recheados de equipamento.
Equipamentos: bem acima da média
O Peugeot 308 tem 3 níveis de equipamento: Active, Allure e GT. A versão de entrada, Active, traz consigo os sistemas mais comuns de conforto e assistência à condução. Destacam-se o acesso e arranque mãos-livres, que permite entrar, ligar e desligar o veículo apenas com a chave eletrónica no bolso. Destaca-se também o sistema i-Cockpit, com painel de instrumentos de 10 polegadas personalizável para além do ecrã tátil de 10 polegadas. Destaque ainda para o Pack Safety Plus controlado por câmara e radar, que trava automaticamente em caso de emergência e alerta quando há risco de colisão. A versão intermédia, Allure, acrescenta o sistema conectado de navegação e vidros elétricos e sequenciais escurecidos. O volante é fabricado em couro com pespontos. Quando estacionares, terás a ajuda da câmara traseira.
Quem quiser aceder à versão mais completa, GT, além do aspeto mais desportivo, vai também usufruir de projetores Matrix LED, bancos TEP Alcantara “Fraxx Knit” e umas imponentes jantes de liga leve de 18 polegadas. A cereja no topo do bolo é o i-Cockpit com sistema 3D personalizável. Trata-se de uma tecnologia holográfica, que projeta informações sobre a condução no ecrã principal, com maior ou menor aproximação aos olhos do condutor, dependendo do grau de importância ou urgência.
Preço: a evolução paga-se
Os preços do Peugeot 308 arrancam nos 25.620 euros, valor que oscila à medida que se avança no configurador e se escolhe as características mais avançadas. O preço pode chegar aos 45.070 euros, na versão mais potente com os níveis mais completos de equipamento.
Peugeot 308: qual o veredicto?
O Peugeot 308 é um caso sério de sucesso há vários anos e agora está melhor do que nunca. Pujante nas prestações, com uma aparência premium e um nível de conforto irrepreensível, é capaz de ombrear na perfeição com a concorrência, inclusive em gamas superiores. O Peugeot 308 apresenta argumentos suficientes para exceder as necessidades das famílias mais exigentes.