Mercedes Classe A: os melhores da gama

Os Mercedes Classe A têm uma aura de sofisticação que não deixa ninguém indiferente. Descobre tudo sobre esta gama e deixa-te impressionar pelos melhores.

mercedes classe a carmine

Tecnologia de última geração, desempenho de topo e um design irresistível – é o que se pode esperar dos novos Mercedes Classe A. Conhece os melhores da gama e descobre como escolher o mais indicado para ti.


Mercedes Classe A: vale a pena?

O Mercedes Classe A é um veículo elegante que enfrenta concorrentes como o BMW Série 1 e o Audi A3. Esta gama foi criada com o objetivo de ser mais acessível do que a restante oferta dos gigantes germânicos, e o seu design sofisticado e desportivo tornam-na especialmente especialmente versátil em contexto urbano.

Trata-se de um veículo luxuoso, confortável e repleto de tecnologia, com recursos de última geração, como travagem automática de emergência, assistência ativa na faixa de rodagem e um sistema de monitorização da atenção do condutor. Além disso, o seu interior apresenta um design confortável e funcional, de utilização intuitiva. O Mercedes Classe A exala um brilho que é difícil perder, e que pode continuar a cativar durante muitos anos, tal como no primeiro dia.

Assim, se procuras um carro citadino repleto de tecnologia e conforto, o Mercedes Classe A é uma opção a considerar.


Design dos Mercedes Classe A: a referência do luxo moderno

O design exterior do Mercedes Classe A é marcado por linhas elegantes e aerodinâmicas, numa combinação entre tradição e modernidade.

As gerações mais recentes apresentam uma grade dianteira proeminente, e a via dianteira foi alargada para otimizar a forma como a frente se agarra às curvas. Destaca-se a assinatura visual com óticas LED e com elementos cromados, que acrescentam mais emoção ao design.

O Mercedes Classe A é uma boa escolha para quem deseja um carro compacto de luxo, com toda a elegância e sofisticação associada à marca.


Interior dos Mercedes Classe A: o habitáculo do futuro

O interior do Classe A impressiona pela qualidade de construção superior e acabamentos premium, com uma clara sensação de luxo. Uma das apostas mais evidentes é no design vanguardista do tablier, dividido em duas secções separadas por uma ranhura, sem revestimento superior, o que dá a sensação de flutuar. O ecrã incorpora, numa única peça o painel de instrumentos e o display central.

Destaque ainda para as saídas de ventilação de ar marcadamente desportivas. O volante é multifunções e os bancos dianteiros incluem controlo de climatização ou função de massagem – dependendo claro da versão e extras escolhidos. Tudo contribui para que o Mercedes Classe A seja um carro de onde não apetece sair.


Motorizações dos Mercedes Classe A: potência para todos os gostos

Os Mercedes Classe A estão disponíveis em vários tipos de motorizações, desde modelos a gasolina, diesel, híbridos e elétricos.

Destaque para a versão híbrida, com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem de sete ou oito relações. O motor elétrico debita 109 CV, apoiado por duas opções de carregamento: 11 kW e 22 kW (neste caso, consegues carregar 80% da carga em apenas 25 minutos).

O rigor da suspensão e o comportamento desportivo faz do Classe A um carro divertido de conduzir, que responde prontamente às exigências do condutor, de forma confortável e equilibrada. Qualquer que seja a sua utilização, urbana, familiar ou desportiva, os Mercedes Classe A não desiludem.


Preços dos Mercedes Classe A: à altura do que oferecem

Os preços dos Mercedes Classe A arrancam nos €37.850 na versão Limousine compacta.

Se os Mercedes Classe A não te saem da cabeça mas o orçamento não acompanha, podes sempre explorar as opções no mercado de usados. Dado que são carros premium, consegues encontrar alternativas que ainda mantêm um desempenho acima da média, mas a um preço mais convidativo.

Em Carmine.pt, consegues encontrar Mercedes Classe A usados que vale a pena considerar. Usa os filtros para pesquisar mais rapidamente o modelo que combina contigo.


Mercedes Classe A: que modelos existem?

Existem vários modelos do Mercedes Classe A, todos eles especialmente dirigidos ao público mais jovem. Vais encontrar alternativas declaradamente desportivas, e outras com uma irreverência mais subtil.

Mercedes Classe A Compacto

  • Consumo de combustível combinado: 1,3 a 1,0 L/100 km
  • Aceleração: 0-100 km/h > 8,0 a 6,2 s
  • Potência: 59 a 69 kW
  • Velocidade máxima: 225 a 250 km/h
  • Versão híbrida disponível

O Mercedes Classe A Compacto é um veículo que surpreende, mesmo na sua versão mais básica e económica.

Sofisticação, conforto e facilidade de condução, a par de um conjunto de recursos tecnológicos impressionantes, fazem deste um dos modelos mais atrativos da atualidade.

O Mercedes Classe A Compacto encontra-se equipado com recursos que reduzem o ruído e a vibração, para desfrutar de uma viagem suave e descontraída, seja como condutor ou como passageiro. A sua transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades permite mudanças de velocidade rápidas e sem interrupções. Conta também com um sistema de iluminação em 64 cores diferentes para que possas ajustar o ambiente para qualquer situação.

A elegância interior é surpreendente. Apresenta dois ecrãs contínuos, integrados no Cockpit Digital que proporciona um aspeto high-tech distinto. Merece destaque o sistema User Experience (MBUX), vocacionado para melhorar a tua experiência de viagem através de Inteligência Artificial, como adaptar a temperatura ou colocar a tua música favorita.

A segurança não foi descurada no Mercedes Classe A Compacto. Este veículo vem equipado com sistema o Active Brake Assist, que monitoriza pessoas e veículos ao seu redor e sinaliza eventuais perigos. Além disso, os faróis com 18 LED multifeixe podem ser acionados individualmente e adaptados às condições externas, para garantir uma boa visualização da estrada.

Mercedes Classe A Limousine

  • Consumo de combustível combinado: 7,6 a 5,8 L/100 km (dependo da versão)
  • Aceleração: 0-100 km/h > 9,7 a 6,3 s
  • Potência: 165 a 85 kW
  • Velocidade máxima: 250 a 206 km/h
  • Versão híbrida disponível

Este modelo herda algumas características da Classe C. No interior, os assentos são confortáveis ​​e acolchoados, fabricados a partir de material macio e premium, que se faz sentir ao primeiro toque. São ajustáveis e proporcionam um apoio lombar adicional. Conta com o sistema automático de climatização THERMOTRONIC que garante o conforto térmico interior a todo o momento.

Tem um sistema de comando ativado por voz e um painel widescreen touchpad para controlar as principais funções do veículo, de forma fácil e intuitiva. Inclui vários recursos de segurança, como, por exemplo, uma câmara traseira que permite visualizar a área em redor do porta-bagagens. Conta com 7 airbags, para uma segurança reforçada em caso de colisão.


E o futuro? 

Os fãs dos Mercedes Classe A não vão gostar desta notícia. A marca está a preparar-se para descontinuar este modelo em 2025. Esta decisão parece estar relacionada com a necessidade de alargar a oferta de carros elétricos e de modelos com maior dimensão e mais rentáveis.

Contudo, os modelos compactos parecem não ficar esquecidos. A marca irá continuar a produção de modelos como o CLA, GLA e GLB.

Assim, se estás a considerar comprar um Mercedes Classe A novo, não adies por muito mais tempo. Contudo, se a tua opção recair sobre um Mercedes Classe A usado, o tempo não será um problema.


Mercedes Classe A: o veredito da equipa da Carmine


Melhores alternativas aos Mercedes Classe A

Num mundo onde a concorrência não dorme, vale a pena considerar 3 alternativas aos Mercedes Classe A.

1. BMW Série 1, mais tecnologia e menos consumos

BMW Série 1 Carmine

O BMW Série 1 usado encontra-se disponível em 6 motorizações (3 a gasolina e 3 a diesel), com potências entre 109 e 190 CV e consumos a começar nos 5,3 L por 100 quilómetros. O design e os equipamentos do BMW Série 1 usado cumprem as expectativas já altas da marca, com assistência completa ao condutor e conforto acima da média.

É um forte concorrente do Mercedes Classe A, conquistando um público que não prescinde de uma performance premium. Uma excelente escolha para a cidade.

2. Mini Cooper, icónico e autêntico

mini cooper s carmine

O Mini Cooper usado tem um trunfo que nenhum concorrente consegue replicar: o seu carisma e silhueta inconfundíveis que continuam a arrebatar corações por onde passa. Mas nem só de imagem vive este icónico modelo. A performance na estrada permite enfrentar com desenvoltura qualquer desafio diário. E a diversão está sempre lá.

As potências podem atingir os 231 CV, e os motores TWIN Power Turbo de 3 e 4 cilindros asseguram um arranque rápido. Tudo pensado para que tenhas uma experiência de condução verdadeiramente emocionante.

3. Audi A1, jovem e sofisticado

O Audi A1 usado é um modelo jovem, sofisticado e com desempenho e prestações acima da média, algo a que a Audi já nos habituou. É uma opção a ter em conta para quem procura um modelo de segmento de luxo urbano. Os modelos mais recentes apresentam uma imagem mais irreverente, robusta e desportiva, mas a identidade visual da marca não deixe de se sentir.

Quanto ao comportamento na estrada, continua a ser exímio, bem capaz de se esgueirar rapidamente pelos percursos da cidade. Há potências de 207 CV para os condutores mais apressados, e nada ficou esquecido quanto aos equipamentos tecnológicos. Marca bem a sua posição dentro do segmento.


Partilha Este Artigo