Kia XCeed: o fiel companheiro de estrada
O tão aguardado crossover da Kia faz uma entrada em grande com o novo Kia XCeed. Resta saber se chega aos calcanhares dos premium. Vamos conhecê-lo.
O Kia XCeed foi alvo de uma renovação estética e tecnológica para posicionar a marca no pelotão da frente na Europa. Agora, está mais desportivo, ecológico e espaçoso, mas a grande diferença nota-se sobretudo a nível dos equipamentos. Os argumentos são muitos, mas será que está pronto para a concorrência aguerrida do mercado SUV?
Desempenho
O Kia XCeed não tem grandes pretensões a aventuras “off-road”, na medida em que se apresenta apenas com tração dianteira. Contudo, revela-se ágil e seguro em todos os tipos de percursos quotidianos, graças a um chassis bem desenhado e a uma direção com resposta pronta e precisa.
Esta geração vem equipada com o competente motor 1.0 T-GDi 6MT com 120 CV, aliado a caixa manual de seis velocidades. Apesar de ter apenas um binário de 172 Nm, o facto de estar disponível logo às 1500 rpm fá-lo até parecer mais veloz do que os 11,3 segundos dos 0 aos 100 anunciados pela marca. O Kia XCeed é capaz de reduzir consumos a valores surpreendentes, na ordem dos 6 L a cada 100 quilómetros, o que o torna numa das alternativas mais económicas do mercado dos SUV.
Design
O Kia XCeed destaca-se por apresentar um perfil baixo, uma linha de tejadilho inclinada e uma bagageira bem pronunciada. A traseira não passa despercebida, com os seus faróis Ice-Cube com LED. Afirma-se, por isso, como uma alternativa desportiva aos tradicionais modelos SUV.
No interior, o espaço é generoso, provando que a elegância ou a versatilidade não têm de ser comprometidas a favor do conforto. Os ocupantes podem, assim, tirar partido do espaço para as pernas. Além disso, a linha de cintura é elevada, o que permite uma boa acessibilidade. O volume da bagageira também não fica nada atrás: podes contar com uns amplos 426 litros para transportar comodamente e em segurança tudo o que precisares.
Equipamentos
O Kia XCeed apresenta-se em 3 níveis de equipamento: Dynamic, Drive e GT Line. Qualquer um está bem apetrechado com as ajudas à condução mais comuns, das quais se destacam o Alerta de Colisão Frontal e o Aviso de Atenção do Condutor. O primeiro deteta uma potencial colisão e avisa o condutor (travando automaticamente, se necessário), enquanto o segundo alerta sempre que estiveres distraído. Há ainda o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, que permite programar a velocidade a que desejas circular e manter a distância do veículo à frente. Também o estacionamento é facilitado graças à câmara auxiliar traseira e aos sensores traseiros.
Encontras ainda um sistema de multimédia com ecrã tátil de 8 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay Wireless. Na versão GT Line, há outras possibilidades: o ecrã sobe para 10,25 polegadas, há um Carregador de Telefone Sem Fios, um sistema de chave inteligente, e as jantes de liga leve são de 18 polegadas.
Preço
O valor pedido pela versão de entrada é de €20.600, com o preço do Drive a iniciar-se nos €22.400 e o GT Line nos €25.392.
Kia XCeed: se já era bom, agora é ainda melhor
A marca acertou em cheio com este novo Kia XCeed que está a conquistar o público que prescinde das lides “off-road”, mas não dispensa um visual robusto. O seu porte atlético é um trunfo, e o desempenho permite enfrentar a concorrência com confiança.
Pela condução envolvente, precisão dos comandos, habitabilidade e dinamismo geral, o Kia XCeed é um bom companheiro de viagem, sendo uma opção perfeitamente adequada para uma pequena família.