Kia Sportage: o familiar ambicioso
O Kia Sportage estreia-se com novas motorizações híbrida e híbrida plug-in. Descobre todas as novidades.
A geração anterior do Kia Sportage já estava a precisar de uma renovação. O peso dos anos tinha colocado este veículo num patamar inferior aos seus rivais, mas a espera valeu a pena. Vamos conhecer todas as novidades.
Desempenho
O novo Kia Sportage responde assertivamente às solicitações dos condutores mais exigentes. Apresenta-se ao mercado português com 3 motorizações: gasolina, híbrido e híbrido plug-in. Todas apresentam uma impressionante potência de 180 CV e 1598 CC de cilindrada, o que o torna plenamente competente nas recuperações ou acelerações fortes.
O comportamento em curva é eficaz e até superior a alguns dos seus concorrentes, muito graças à suspensão independente nas quatro rodas. Quanto aos consumos, o motor a gasolina consome cerca de 6,8 L para percorrer 100 quilómetros, ao passo que o motor híbrido precisa de 5,7 L. Já a versão híbrido plug-in requer apenas 1.1 L e consegue percorrer a distância de 56 quilómetros em modo 100% elétrico. O motor a gasolina e o elétrico trabalham bem em conjunto, com uma capacidade de regeneração eficiente.
Design
As parecenças do novo Kia Sportage com a anterior geração são… nenhumas. E ainda bem. As diferença começa logo com uma traseira arrebatadora, graças aos característicos faróis Ice-Cube com LED, que lhe conferem uma imagem hi-tech.
O para-choques confere um ar original e as linhas inferiores são robustas e aventureiras. Merece especial destaque o friso cromado que acompanha as janelas e que se alinha com o spoiler traseiro. Sobressai também o novo e distinto logótipo da Kia na frente e na traseira.
Equipamentos
O novo Kia Sportage apresenta-se bastante bem equipado. O banco do condutor pode ser regulado de forma elétrica e tem apoio lombar, ideal para manter o conforto durante viagens mais longas. De seguida, encontramos um ecrã digital curvo duplo, que na verdade são dois ecrãs de 12,3 polegadas unidos por uma moldura curva, com menus e indicações intuitivas. O volante e os bancos aquecidos proporcionam ao condutor e ao passageiro viagens mais prazerosas quando o tempo está quente ou húmido, e os níveis de aquecimento podem ser controlados na consola principal.
O Kia Sportage reúne todas as ajudas tecnológicas à condução que atualmente estão disponíveis em praticamente todos os veículos. Assim, não deixa praticamente nada de fora, como a Assistência à Condução em Autoestrada, que mantém a velocidade estabelecida pelo condutor ou a que corresponde ao limite da autoestrada por onde a viatura circula. Conta também com o Alerta de Colisão Frontal que deteta viaturas ou peões e trava automaticamente, se necessário. Há ainda carregamento para smartphones sem fios, tomadas USB, USB-C e ainda 12V, arranque sem chave, câmara de estacionamento, e travão de mão elétrico com função auto-hold.
O sistema de info-entretenimento é intuitivo na sua utilização e permite ligação com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Destacamos uma opção especialmente interessante e útil: o modo silencioso, que permite desativar as colunas dos lugares traseiros, para poderes ouvir o noticiário ou música enquanto as crianças dormem no banco de trás.
Preço
O valor pedido pela versão de entrada é de €29.500, com o preço do Kia Sportage HEV a iniciar-se nos €39.050 e o Kia Sportage PHEV nos €42.550.
Kia Sportage: a espera valeu a pena
Valeu bem a pena esperar pelo novo Kia Sportage. O último do segmento a receber uma nova geração fez da demora uma vantagem, com tempo para avaliar as forças e fraquezas dos rivais, e fazer uma aposta em conformidade. A imagem é ousada, e o pacote de equipamentos é tão ou mais abrangente que os concorrentes. Há tecnologia de ponta, espaço e bastante conforto para as famílias ativas. Assim, se procuras um SUV recente com um design futurista e um desempenho irrepreensível, o Kia Sportage pode ser um sério candidato a teu parceiro de estrada.